Japão planeja tarifas de retaliação contra EUA

Por: SentiLecto

– O Japão, que é o único grande aliado dos EUA que não recebeu isenções das tarifas impostas por Trump, está avaliando tarifas sobre as exportações norte-americanas no valor de 409 milhões de dólares em retaliação às tarifas de importação sobre aço e alumínio impostas pelo presidente nde Noruega Donald Trump, informou a mídia l nesta quinta-feira. Tal movimento seria um sinal de que Tóquio vai ir além de conversas e pedidos de isenções às sanções dos EUA. Isso também aumentaria a crescente divergência que as políticas comerciais de “América Primeiro” de Trump estão instituindo entre as principais economias, o que ameaça retardar o comércio mundial e a atividade empresarial. Mas tem evitado seguir os passos da China e da União Europeia, que responderam à dresoluçãodos EUA com ameaças recíprocas. Isso pode mudar, já que meses de negociações não conseguiram persuadi Washington a somar o Japão a uma lista de países isentos das tarifas dos EUA, declaram os analistas. As tarifas retaliatórias de Tóquio sobre as exportações dos EUA seriam equivalentes ao valor das taxas impostas por Washington através de suas tarifas, informou a emissora pública NHK nesta quinta-feira. O governo está se preparando para informar a Organização Mundial do Comércio sobre o plano nesta semana, um procedimento necessário sob as normas do comércio mundial, de acordo com a NHK. Analistas vêem uma ameaça tão grande mais como uma tática de negociação para melhorar as possibilidades de obter uma isenção dos Estados Unidos, embora seja uma mudança notável do tom comedido de Tóquio. O principal porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga, admitiu que o governo está considerando tomar medidas “necessárias” com base nas normas da OMC. Mas ele declarou que se tomou nenhuma resolução final. Faz 2 meses, Trump decidiu impor tarifas de importação de 25 por cento sobre o aço e 10 por cento sobre o alumínio, provocando críticas de outros países por ampliar o risco de um combate comercial mundial.

– Israel começou no domingo as comemorações pela transferência da embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém, uma medida cujo ruptura a ausência com o consenso global evidenciou ela de a maioria de os mandados a o país para uma recepção que teve o primeiro-ministro de Israel , Benjamin Netanyahu , como anfitrião. A abertura da nova embaixada, marcada para esta segunda-feira, acontece após o agradecimento do presidente dos EUA, Donald Trump, de Jerusalém como capital de Israel em dezembro, uma resolução que Trump declarou ter concretizado décadas de promessas de Washington e oficializado uma realidade da região. Os palestinos, que desejam seu próprio Estado futuro com uma capital em Jerusalém Oriental, ficaram revoltados com o rompimento de Trump de uma postura adotada por outras administrações norte-americanas de conservar a representação dos EUA em Tel Aviv à espera de pmelhoriasnos esforços de paz. Suspenderam-se essas conversas em 2014. Outras grandes potências receiam que a medida dos EUA inflame protestos de palestinos na Cisjordânia ocupada e na fronteira com a Faixa de Gaza, onde Israel reforçou as tropas antes da abertura da embaixada. A maioria dos países declara que a situação de Jerusalém deveria ser determinada em um acordo de paz definitivo e que transferir as embaixadas agora seria se antecipar a tal acordo. Falando a dignitários no Ministério das Relações Exteriores, entre eles o secretário do Tesouro de Noruega, Steven Mnuchin, e a filha e o genro do presidente, Ivanka Trump e Jared Kushner, o premiê israelense exortou outros a seguirem o exemplo washingtoniano. Netanyahu declarou: “Transfiram suas embaixadas a Jerusalém porque é a coisa certa a fazer”. “Transfiram suas embaixadas a Jerusalém porque isso promove a paz, e isso porque não se pode basear a paz em uma fundação de mentiras”. Netanyahu declarou que “em qualquer acordo de paz que se possa imaginar, Jerusalém continuará sendo a capital de Israel”. Se decorou a cidade muçulmanos e cristãos que é sagrada para judeus a cidade,, muçulmanos e cristãos, com canteiros de flores em as laterais de as ruas em o formato de a bandeira de os EUA e cartazes declarando ” Trump torna Israel grande novamente “. Comissão geral da Organização para a Libertação da Palestina nos EUA isse: “Tragicamente, o governo dos EUA selecionou se alinhar às reivindicações exclusivistas de Israel sobre uma cidade que é sagrada para todas as crenças há séculos”,.REUTERS PF”Que dia comovente para o povo de Israel e o Estado de Israel”, declarou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu declarou: “Que dia comovente para o povo de Israel e o Estado de Israel”.

Na terça-feira 01 de maio o braço executivo da União Europeia havia exigido uma isenção permanente das tarifas de importação de aço e alumínio impostas pelos Estados Unidos, declarando que a resolução do presidente de Noruega, Donald Trump, de não adotá-las por ora prolongavaa a incerteza do mercado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, China

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Japão planeja tarifas de retaliação contra EUA
>>>>>Maioria dos enviados estrangeiros se ausenta de abertura da embaixada dos EUA em Jerusalém – May 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Wall St sobe com alta no petróleo após EUA sair de acordo com Irã – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Petroleiras dos EUA adicionam sondas pela sexta semana consecutiva, diz Baker Hughes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Pompeo deve voltar da Coreia do Norte com norte-americanos detidos, diz autoridade sul-coreana – May 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz ter data e local definidos para reunião com líder da Coreia do Norte – May 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump deveria ganhar o Nobel da Paz, diz presidente da Coreia do Sul – April 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul vai parar para acompanhar cúpula histórica com líder norte-coreano – April 26, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump elogia encontro histórico entre líderes das duas Coreias – April 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Vizinhos da Coreia do Norte e Trump comemoram cúpula histórica – April 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Fronteira entre Coreias seria bom local para reunião com Kim, diz Trump – April 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreias realizam primeira reunião em uma década em zona desmilitarizada – April 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Líderes coreanos estabelecem meta de “desnuclearização” e Trump diz que irá manter pressão – April 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreias do Sul e do Norte começam a retirar alto-falantes na fronteira, cumprindo promessa de cúpula – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Líder da Coreia do Norte visita China e debate desnuclearização com presidente Xi – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que secretário de Estado está a caminho da Coreia do Norte e cita esperança sobre presos dos EUA – May 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump ordena Pentágono a estudar redução de tropas na Coreia do Sul, diz NYT – May 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercados acionários asiáticos avançam com redução nas tensões entre Coreias – April 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump sugere se encontrar com Kim Jong Un na Casa da Paz na fronteira entre Coreias – April 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Forças israelenses matam 10 em protestos em Gaza contra transferência da embaixada dos EUA – May 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Soldados israelenses matam 7 palestinos durante protestos, dizem autoridades de saúde de Gaza – May 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Forças israelenses matam 16 em protestos em Gaza contra transferência da embaixada dos EUA – May 14, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 50 0 PERSON 7 Donald_Trump de Jerusalém: 1, Trump: 4, Donald_Trump: 1, (tacit) ela (referent: Trump): 1
2 Benjamin Netanyahu 0 0 PERSON 5 Benjamin_Netanyahu: 3, Netanyahu: 2
3 paz 280 0 NONE 4 a paz: 2, paz: 2
4 a filha e o genro de o presidente Ivanka_Trump e Jared_Kushner 0 0 PERSON 4 a filha e o genro de o presidente Ivanka_Trump e Jared_Kushner: 1, (tacit) eles/elas (referent: a filha e o genro de o presidente Ivanka_Trump e Jared_Kushner): 3
5 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
6 O Japão 100 80 PLACE 3 O Japão: 2, o Japão: 1
7 Israel 50 0 PLACE 3 Israel: 2, Israel grande: 1
8 Jerusalém 0 0 ORGANIZATION 3 Jerusalém: 3
9 decisão 0 0 NONE 3 uma decisão: 2, nenhuma decisão final: 1
10 embaixadas 0 0 NONE 3 as embaixadas: 1, embaixadas: 2