Mercado automotivo chino anda para rara contração anual

Por: SentiLecto

Faz 1 mês, as vendas de automóveis chinaschinas caíram 11,7 por cento, levando o maior mercado de carros de o mundo para perto de uma contração anual não vista desde pelo menos 1990.

Os dados da maior associação da indústria automobilística do país divulgados nesta sexta-feira mostraram queda nas vendas acumuladas em dez meses, em meio a um crescimento econômico mais lento e um combate comercial entre a China e os Estados Unidos.

Faz 1 mês, o órgão de a indústria não deu uma razão imediata para a queda, mas no mês passado mencionou o efeito de uma economia lenta e do combate comercial sobre as vendas.

Na segunda-feira 29 de outubro – O principal órgão de planejamento econômico da China está propondo reduzir pela metade o imposto cobrado na compra de automóveis, já que o efeito de um combate comercial crescente com os Estados Unidos ameaça retardar a economia chinesa e afetar a procura por veículos no maior mercado de automóveis do mundo, noticiou a Bloomberg na segunda-feira. Ações dos fabricantes de automóveis norte-americanos e europeus, incluindo General Motors, BMW, Volkswagen e Daimler, haviam agilizado a alta após a divulgação da notíca.

Faz 10 meses, a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis declarou que as vendas de veículos a outubro adicionaram 22,87 milhões, queda de 0,1 por cento ante mesma etapa de 2017. Faz 1 mês, a venda adicionou 2,38 milhões, quarto mês seguido de queda e maior baixa desde o início de 2012.

Faz 6 anos, a queda estabeleceu um recorde de recuo mensal mais acentuado desde as perdas de 26,4 por cento registradas em janeiro de 2012, em parte devido a o calendário com o feriado de o Ano Novo Lunar da China em aquele ano.

Yale Zhang, diretor da consultoria Automotive Foresight declarou que “as coisas não parecem boas neste fim do ano por causa da fraqueza do mercado e da alta base de comparação do ano passado”, adicionando que está observando se as montadoras fizeram pressão para animar as vendas.

A tendência de baixa nas vendas evidencia como as montadoras multinacionais, como General Motors e Toyota, estão numa situação difícil no momento em que estão cada vez mais buscando a China como um motor de crescimento.

Faz 1 mês, por outro lado, os custos a o consumidor, por sua vez, subiram em o mesmo ritmo de o mês anterior com os custos de os alimentos estáveis, divulgou em esta sexta-feira a Agência Nacional de Estatísticas.A desaceleração no setor de serviços, que responde por mais de metade da economia china e é um importante gerador de empregos, é particularmente angustiante para as autoridades, que vêm contando com ele para compensar as pressões sobre as exportações da disputa comercial com os Estados Unidos.

As vendas de veículos de nova energia -categoria que inclui carros com baterias elétricas e veículos elétricos híbridos – nos primeiros 10 meses do ano adicionaram 860 mil veículos, ampliação de 75,6 por cento em relação ao mesmo fase do ano anterior.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Mercado automotivo chino anda para rara contração anual
>>>>>Vendas de automóveis na China caem 11,7% em outubro, registrando 4º mês de queda – November 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Setor de serviços da China tem em outubro crescimento mais lento em 13 meses, mostra PMI do Caixin – November 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Crescimento do emprego nos EUA salta em outubro e salários tem maior ganho anual desde 2009 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Presidente da China promete aumentar importações em meio a disputa comercial com os EUA – November 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Xi promete medidas para apoiar desenvolvimento do setor privado na China – November 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Empresas de China e América Latina se reúnem para cúpula empresarial – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Ban Ki-moon diz que guerra comercial entre EUA e China é “muito preocupante” – November 05, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Israel comemora anúncio dos EUA de reimpor todas as sanções contra o Irã – November 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Israel comemora anúncio dos EUA de impor todas as sanções contra o Irã – November 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Inflação ao produtor na China desacelera de novo em outubro por demanda doméstica fraca – November 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Exportações da China em outubro sobem mais que o esperado em antecipação a tarifas dos EUA – November 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China diz estar pronta para negociar com os EUA e não vê vencedores em guerra comercial – November 06, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 esta 0 30 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: esta): 3
2 a China 0 0 PLACE 3 a China: 3
3 as vendas 0 0 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: as vendas): 3
4 queda 0 0 NONE 3 a queda: 1, A queda: 1, queda: 1
5 vendas 0 0 NONE 3 as vendas: 2, as vendas acumuladas: 1
6 a desaceleração em o setor de serviços e 40 140 NONE 2 A desaceleração em o setor de serviços e: 2
7 guerra 0 40 NONE 2 uma guerra comercial: 1, a guerra comercial: 1
8 autoridades 0 0 NONE 2 as autoridades: 2
9 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
10 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 os Estados_Unidos: 2