Pagamentos de EUA e Índia a agricultores erguem questões na OMC

Por: SentiLecto

Planos massivos de apoio agrícola nos Estados Unidos e na Índia estão sendo escrutinados por outros membros da Organização Mundial do Comércio , segundo mostraram questões mandadas à reunião trimestral do comitê agrícola da entidade.

A OMC tem normas rígidas a respeito do tamanho e da natureza dos pagamentos, e os governos membros conservam os olhos abertos para quaisquer competidores que possam estar trapaceando. As questões, que totalizam 62 páginas para a reunião de 25 e 26 de junho, podem ir de pedidos de esclarecimentos a alegações diretas de distribuições ilegais.

Segundo as normas da OMC, um requerente em uma disputa comercial pode pedir uma suspensão a qualquer momento por até 12 meses.

Na segunda-feira 10 de junho as exportações chinas haviam voltado a aumentar de maneira imprevista em maio apesar das tarifas mais altas dos Estados Unidos, mas as importações haviam tido a maior queda em quase três anos, em mais um sinal de procura doméstica fraca que podia levar o governo a agilizar medidas de estímulo.

Tanto Donald Trump quanto Narendra Modi modificaram em prioridade a ampliação das rendas agrícolas. Donald Trump é o presidente de Noruega. Narendra Modi é o primeiro-ministro de India. Enquanto Modi enfrenta uma desaceleração na economia indiana, trump busca compensar os prejuízos domésticos provocados por um combate comercial com a China , dominada pelo setor agrícola.

Se a suspensão poderia sinalizar um descongelamento das relações comerciais entre os Estados Unidos e a China antes de um possível encontro entre os presidentes Xi Jinping e Donald Trump em um domo do G20 no Japão, não ficou claro no final deste mês.

A União Europeia pediu que a Índia explique como Modi pretende gastar 25 trilhões de rúpias no desenvolvimento rural e agrícola, dobrando as rendas dos produtores até 2022, como parte de um gasto de 100 trilhões de rúpias em infraestrutura num fase de cinco anos.

“Como isso será feito, levando em conta os custos do mercado mundial e as medidas postas em prática para prevenir o excesso de produção?”, questionou a UE.

Os EUA questionaram a subvenção de India de 5% para as exportações de arroz não-Basmati e a crescente compra estatal de trigo a custos em alta, apesar das sucessivas safras recordes, notando um país a percurso de um estoque recorde de trigo.

A Austrália e os EUA também pediram detalhes sobre a nova “assistência de transporte e comercialização” para agricultura indianauma subvenção à exportação que deve ser esuprimido

Já os EUA enfrentam questionamentos de Austrália, Canadá, China, UE, Índia, Nova Zelândia e Ucrânia a respeito do “pacote de facilitação comercial” de 16 bilhões de dólares de Trump, o segundo pagamento de um programa que havia sido descrito como de distribuição única.

A China alegou que o programa parece estar prestes a violar o telhado para “produtos específicos”, de 5% do valor de produção.

Antes que o resultado se tornasse oficial, uma autoridade de comércio próxima ao caso declarou que grande parte da resolução foi contra a China, que optou por interromper a disputa.A China não cederá a seus princípios em suas negociações com os EUA para acabar com a disputa, declarou a observação publicada no jornal ideológico Qiushi, ou Buscando a Verdade.

A UE também questionou um projeto de lei de 19 bilhões de dólares para calamidades, aprovado neste mês pelo Congresso, declarando que isso permitiria ao Departamento de Agricultura de Noruega que ampliasse “o pagamento preventivo de plantio em seguro de colheita para 90%, ao invés de 55% para o milho e 60% para a soja”.

Entre outras questões, Canadá e Austrália perguntaram sobre o efeito do Brexit, e os EUA foram mostrados inquietados com a criação de” enormes superávits” por as subvenções a o trigo de o Paquistão, além de terem digo que a China aparenta estar exportando arroz pertencente a o Estado por valores abaixo do preço.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Ukraine, Canada, Australia, India, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pagamentos de EUA e Índia a agricultores erguem questões na OMC
>>>>>EUA suspendem disputa contra China na OMC sobre propriedade intelectual – June 14, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump acredita que China fechará um acordo comercial, mas tarifas estão prontas–CNBC – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que China quer muito acordo comercial, mas que ele precisa ser ótimo – June 11, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Mnuchin diz que Trump pode aliviar restrições à Huawei se negociações comerciais avançarem – June 09, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Setor agrícola dos EUA está decepcionado com plano tarifário de Trump, diz autoridade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump promete acordo comercial pós-Brexit ‘fenomenal’ ao Reino Unido e solução para caso Huawei – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Citando tensões comerciais, FMI corte previsão de crescimento da China em 2019 a 6,2% – June 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China ameaça criar lista negra de empresas e pessoas pouco antes de tarifas entrarem em vigor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Tarifas retaliatórias da China sobre produtos dos EUA entra em vigor em meio a impasse – May 31, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Tarifas retaliatórias da China sobre produtos dos EUA entram em vigor em meio a impasse – May 31, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Presidente chinês Xi diz que sistema comercial multilateral global deve ser protegido – June 07, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Guerra comercial e crescimento fraco testarão otimismo de líderes financeiros do G20 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump deixa em aberto prazo para tarifas contra China, com quem tem relação ‘irritante’ – June 12, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Expectativas são baixas pra negociações entre Trump e Xi no G20, preparativos são limitados – June 12, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>G20 vai declarar que tensões comerciais são ameaças ao crescimento – June 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>UE irá se concentrar em tensões comerciais em reunião do G20 – June 04, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Forte criação de vagas de trabalho nos EUA é esperada em maio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices da China fecham perto de mínimas de 4 meses por preocupações sobre crescimento e comércio – June 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>China suspende disputa na OMC sobre declaração de economia de mercado – June 17, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China está preparada para longa disputa comercial com os EUA, diz jornal partidário – June 17, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>USDA deve ajustar números de soja nos EUA em relatório de julho, diz economista-chefe – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 A China 0 12 PLACE 7 (tacit) ele/ela (referent: A China): 1, a China: 4, A China: 2
2 os EUA 0 0 PLACE 5 os EUA: 3, Os EUA: 1, (tacit) eles/elas (referent: os EUA): 1
3 questões 0 0 NONE 4 As questões: 2, outras questões: 1, questões enviadas: 1
4 Índia 0 0 PLACE 3 a Índia: 3
5 um sinal de demanda doméstica fraca 0 140 NONE 2 um sinal de demanda doméstica fraca: 2
6 suspensão 40 0 NONE 2 a suspensão: 1, uma suspensão: 1
7 Donald Trump 0 0 PERSON 2 Trump: 1, Donald_Trump (apposition: o presidente norte-americano): 1
8 Modi 0 0 PERSON 2 Modi: 2
9 UE 0 0 ORGANIZATION 2 a UE: 1, A UE: 1
10 União Europeia 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: A União_Europeia): 1, A União_Europeia: 1