Pompeo discute caso Khashoggi com rei saudita; Turquia investiga ‘materiais tóxicos’

Por: SentiLecto

Enquanto a polícia da Turquia se preparava para fazer uma busca na residência do cônsul saudita em Istambul como parte de uma investigação cada vez mais abrangente, mike Pompeo se encontrou com o rei Salman, da Arábia Saudita, nesta terça-feira, para discuti o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Mike Pompeo é o secretário de Estado de Noruega.

“O reino recusa totalmente quaisquer ameaças e tentativas de miná-lo, pela imposição de sanções econômicas,utilizaçãoo de pressões políticas ou repetição de falsasdenúnciass”, teriadeclaradoo uma fonte anônima do governo, segundo a Agência de Notícias Saudita oficial.

Na quarta-feira 26 de setembro Tayyip Erdogan havia declarado que um tribunal de seu país Tayyip Erdogan é o presidente da Turquia., e não políticos, decidiria o destino de um pastor de Noruega cuja detenção por denúncias de terrorismo havia abalado as relações entre Ancara e Washington.

Faz 14 dias, Khashoggi, que mora em os Estados Unidos e é um crítico realçado de o príncipe herdeiro de a coroa saudita sumiu depois de entrar em o consKhashoggi que mora em os Estados Unidos, e é um crítico realçado de o príncipe herdeiro de a coroa saudita sumiu depois. Khashoggi, que mora nos Estados Unidos e é um crítico realçado do príncipe herdeiro da coroa saudita é mohammed bin Salman. Khashoggi, que mora nos Estados Unidos e é um crítico realçado do príncipe herdeiro da coroa saudita é mohammed bin Salman. Autoridades de Turquia declararam acreditar que se o assassinou dentro do construção e que seu corpo foi removido, o que os sauditas negam enfaticamente. Donald Trump, que mandou Pompeo a Riad, que se encontrou com o ministro de Relações Exteriores saudita em um momento de nervosismo nas relações com o aliado imprescindível, especulou que “homicidas particulares” podem ser culpadas pelo desaparecimentoDonald Trump, que mandou Pompeo a Riad, que se encontrou com o ministro de Relações Exteriores saudita em um momento de nervosismo nas relações com o aliado imprescindível, especulou que “homicidas particulares” podeDonald Trump, que mandou Pompeo a Riad, que se encontrou com o ministro de Relações Exteriores sauditaministro de Relações Exteriores saudita em um momento de nervosismo nas relações com o aliado imprescindível, especulou que “homicidas particulares” podem ser culpadas pelo desaparecimentoDonald Trump, que mandou Pompeo a Riad, que se encontrou com o ministro de Relações Exteriores saudita em um momento de nervosismo nas relações com o aliado imprescindível, especulou que “homicidas particulares” podem ser culpadas pelo desaparecimento, depois de conversar com o rei Salman. Donald Trump, que mandou Pompeo a Riad, que se encontrou com o ministro de Relações Exteriores saudita é o presidente dos EUA. Donald Trump, que mandou Pompeo a Riad, que se encontrou com o ministro de Relações Exteriores saudita é o presidente dos EUA. Donald Trump, que mandou Pompeo a Riad, que se encontrou com o ministro de Relações Exteriores saudita é o presidente dos EUA. , e vai jantar com o príncipe Bin Salman. Ele ainda pode ir à Turquia.

De madrugada investigadores criminais de Turquia entraram pela primeira vez no consulado saudita de Istambul, o último lugar em que se viu Khashoggi antes de sumir, e inspecionaram as dependências durante mais de nove horas, declararam testemunhas da Reuters.

Uma fonte da chancelaria de Turquia declarou que a polícia vai fazer mais uma busca no consulado nesta terça-feira, e também na residência do cônsul, o que a TV de Turquia já havia declarado poder ter ligação com o desaparecimento de Khashoggi.

Na sua vez, “O reino também alega que, se padecer qualquer medida, vai responder com uma ação ainda maior e que a economia do reino tem um papel vital e influente na economia mundial…”, adicionou a fonte, sem dar detalhes.”Espera-se que os se realizem buscas em esta tarde”, declarou a fonte.A Arábia Saudita tem negado veementemente ter matado Khashoggi, um crítico das políticas do reino, e o Ministério do Interior saudita descreveu as denúncias como “mentiras”. Autoridades sauditas declararam que o jornalista deixou o consulado pouco depois de entrar.

O presidente de Turquia, Tayyip Erdogan, falando a repórteres no Parlamento, ergueu a chance de partes da consulado terem sido pintadas. Declarou: “O inquérito está analisando muitas coisas, como materiais tóxicos e materiais sendo removidos sendo pintados por cima”.

O caso provocou motim internacional contra o maior exportador de petróleo do mundo, e a mídia e executivos anunciaram que boicotarão uma conferência de investimento na semana que vem realizada no país.

John Flint desistiu do acontecimento nesta terça-feira, assim como os CEOs da Standard Chartered e do Credit Suisse. John Flint é o diretor-executivo do HSBC.

Durante a busca inicial no consulado, a rede CNN noticiou na segunda-feira que a Arábia Saudita estava se preparando para admitir a morte de Khashoggi durante um interrogatório mal-sucedido depois de passar uma quinzena negando qualquer papel em seu desaparecimento.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, Turkey, Saudi Arabia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pompeo discute caso Khashoggi com rei saudita; Turquia investiga ‘materiais tóxicos’
>>>>>Arábia Saudita ameaça retaliar contra qualquer sanção relativa ao desaparecimento de Khashoggi – October 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Arábia Saudita deve fornecer petróleo extra à Índia em meio a sanções ao Irã – October 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Navio do Irã descarrega petróleo na China antes de sanções dos EUA – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Seleção brasileira vence Arábia Saudita por 2 x 0, mas não consegue brilhar – October 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Turquia diz que Arábia Saudita precisa cooperar no caso Khashoggi e permitir acesso a consulado – October 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Turquia vai fazer buscas em consulado saudita em caso de jornalista desaparecido, diz fonte – October 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Polícia turca tem áudio que indica que jornalista saudita foi morto em consulado, dizem fontes – October 15, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Salman 50 86 PERSON 6 ele (referent: Salman): 1, (tacit) ele/ela (referent: Salman): 2, Ele (referent: Salman): 1, o rei Salman: 1, Salman: 1
2 Mike Pompeo 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Mike_Pompeo): 3, Mike_Pompeo (apposition: O secretário de Estado norte-americano): 1
3 consulado 0 0 NONE 4 o consulado: 4
4 a Arábia_Saudita 0 110 PLACE 3 A Arábia_Saudita: 1, a Arábia_Saudita: 2
5 Donald Trump 0 0 PERSON 3 Donald_Trump (apposition: O presidente de os EUA, Adel): 3
6 Tayyip Erdogan 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: O presidente turco Tayyip_Erdogan falando a): 1, Tayyip_Erdogan (apposition: o presidente de a Turquia): 1, O presidente turco Tayyip_Erdogan falando a: 1
7 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
8 eu 0 75 NONE 2 (tacit) eu: 2
9 papel 60 0 NONE 2 um papel vital e influente: 1, qualquer papel: 1
10 Khashoggi e 0 0 OTHER 2 Khashoggi e (apposition: Mohammed bin): 2