Premiê May começa turnê pelo Reino Unido antes de dar largada ao Brexit

NicolaSturgeon2.jpg

Foto: Wikipedia – Nicola Sturgeon 2

Theresa May irá visitar o País de Gales, nesta segunda-feira, como parte de um esforço de engajamento com todas as nações do Reino Unido antes de começar formalmente o processo de desfiliação britânica da União Europeia, o chamado Brexit. Theresa May é a primeira-ministra de Brits.

May irá acionar até o final do mês o Artigo 50 do Tratado de Lisboa da UE, dando começo a dois anos de negociações formais de separação, e sua salinha informou que ela irá visitar o País de Gales, a Escócia e a Irlanda do Norte para escutar as opiniões das pessoas.

O plebiscito do ano passado que decidiu pelo Brexit expôs divisões que podem ameaçar a unidade do Reino Unido, já que a Escócia e a Irlanda do Norte votaram majoritariamente pela continuidade na UE, mas ingleses superaram elas e galeses , favoráveis a a ruptura.

Nquanto os resultados das pesquisas sobre o sentimento independentista na região mostraram resultados contraditórios, as últimas pesquisas de opinião mencionam que o apego à UE perdeu força na Escócia e.Na sábado 11 de março a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, poderia ativar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa – que começa o “Brexit”, a saída da União Europeia – já na se a Câmara dos Comuns der sinal verde ao projeto de lei na segunda, informou o jornal “The Guardian”.

Quando pleiteou um acordo de Brexit separado para seu país, desafiando abertamente May Nicola Sturgeon, declarou na semana passada que irá pressionar pela execução de um novo plebiscito de independência depois de se deparar com “um muro de tijolos de intransigência” em Londres. May é a primeira-ministra de Escondido. May recusou o novo pleito, declarando não se tratar do momento certo.

Na sua vez, o anúncio, feito no Parlamento pelo presidente da Casa, John Bercow, confirma que May pode começar as conversas sobre o divórcio a qualquer momento, apesar de o porta-voz da premiê ter declarado na segunda-feira que essa resolução deve ser tomada mais para o fim do mês de março.Margaritis Schinas foi contundente ao alegar que “desde a perspectiva da CE estamos prontos para iniciar as negociações depressa”. Margaritis Schinas é o porta-voz-chefe da Comissão Europeia.

Nicola Ferguson Sturgeon é uma política escocesa e atual primeira-ministra do país desde novembro de 2014.

O Sinn Fein também declarou desejar um plebiscito de separação do Reino Unido “o mais cedo possível” para se juntar na República da Irlanda. O Sinn Fein é o maior partido nacionalista irlandês.Nesta segunda-feira, May e o ministro do Brexit, David Davis, vão ir se reunir com o primeiro-ministro de Galati, Carwyn Jones, e com representantes do empresariado para discuti como o País de Gales pode aproveitar melhor as chances oferecidas pelo Brexit, declarou o gabibnete da premiê.

“Quero que cada parte do Reino Unido seja capaz de aproveitar ao máximo as oportunidades adiante e que as empresas galesas se beneficiem do acordo mais livre possível como parte de uma nação de trocas comerciais globais”.

Segundo explicou a líder tory, o tema “está bastante claro”, ao recordar que se parte de um Estado-membro se torna independente, a fim de aderir novamente à UE, esse novo Estado deverá srequererdo zero sua inclusão no bloco, em vez de conseguir a filiação de fmaneiraautomática.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United Kingdom, Ireland

Cities: London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Premiê May começa turnê pelo Reino Unido antes de dar largada ao Brexit
>>>>>May afirma que Escócia precisará deixar a UE sendo independente ou não – (EfeGeneric)
>>>>>Rainha Elizabeth aprova legislação que autoriza início formal de negociações do Brexit – March 16, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Premiê britânica tem vitória no Parlamento e fica próxima de iniciar Brexit – March 13, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>May poderia ativar Artigo 50 na próxima terça-feira, diz imprensa britânica – March 11, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Parlamento não deve ter o poder de vetar a saída da UE, diz ministro do Brexit – March 12, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Premiê da Escócia diz que vai buscar novo referendo de independência antes do Brexit – March 13, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>UE ativará “roteiro” assim que May der início ao “Brexit” – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 May 20 0 PERSON 7 May: 4, ela (referent: May): 1, May (apposition: a primeira-ministra escocesa): 1, (tacit) ele/ela (referent: May): 1
2 Brexit 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: o Brexit): 1, o Brexit: 3
3 Nicola Sturgeon 80 24 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Nicola_Sturgeon): 2, Nicola_Sturgeon: 1
4 Theresa May 20 0 PERSON 2 Theresa_May (apposition: A primeira-ministra britânica): 1, Theresa_May (apposition: a primeira-ministra de o Reino_Unido): 1
5 Artigo 0 0 ORGANIZATION 2 o Artigo: 2
6 o referendo de o ano passado 0 0 NONE 2 O referendo de o ano passado: 2
7 UE 0 0 ORGANIZATION 2 a UE: 2
8 divisões 0 0 NONE 2 divisões: 2
9 Margaritis Schinas 0 80 PERSON 1 Margaritis_Schinas (apposition: O porta-voz-chefe de a Comissão_Europeia): 1
10 o novo pleito 0 60 NONE 1 o novo pleito: 1