Presidente do Equador estabelece prazo para líder de grupo que assassinou jornalistas se entregar

Por: SentiLecto

Lenín Moreno fez um ultimato na segunda-feira para que o líder do grupo armado que sequestrou e assassinou dois jornalistas equatorianos e seu motorista na fronteira com a Colômbia se entregue na Justiça em um prazo de 10 dias, ou enfrente a morte. Lenín Moreno é o presidente do Equador.

O ministro do Interior, César Navas, declarou que também está se organizando com as autoridades colombianas e com organismos internacionais para o resgate dos corpos dos jornalistas assassinados, mas admitiu que “não se sabe exatamente onde estão os corpos”.

O governo do Equador conserva operações militares conjuntas com a Colômbia em sua fronteira compartilhada para capturar Walter Artízala, conhecido como “Guacho”, acusado de sequestrar e assassinar uma equipe de reportagem do jornal El Comercio.

“Essas três operações de Polinesia Francesade Polinesia Francesa que realizamos afetaram gravemente a estrutura que tinha o assim chamado Guacho em nosso país e principalmente na fronteira norte”, adicionou.

“Damos 10 dias para que Guacho seja entregado, esse criminoso desumano, que se entregue à Justiça ou que, caso coposto acompanhe nossos qdesejadosirmãos em seu ttráfego mas naturalmente, com outra direção”, declarou Moreno durante acontecimento na cidade de Manta.

Artízala é Juan Manuel Santos em 2016 para acabar com o conflito que já durava mais de meio século. Juan Manuel Santos é o líder da Frente Oliver Sinisterra.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Ecuador, Colombia

Cities: Manta

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Presidente do Equador estabelece prazo para líder de grupo que assassinou jornalistas se entregar
>>>>>Equador diz ter detido 43 membros de grupo que matou jornalistas, ainda procura líder – April 16, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 operações 0 205 NONE 3 operações militares conjuntas: 1, Essas três operações policiais: 2
2 Guacho 0 0 PERSON 3 Guacho: 2, chamado Guacho: 1
3 fronteira 0 0 NONE 3 a fronteira norte: 1, sua fronteira compartilhada: 1, a fronteira: 1
4 o líder de o grupo armado 0 180 NONE 2 o líder de o grupo armado: 2
5 Walter Artízala 0 80 PERSON 2 Artízala: 1, (tacit) ele/ela (referent: Artízala): 1
6 Lenín Moreno 0 70 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Lenín_Moreno): 1, Lenín_Moreno (apposition: O presidente de o Equador): 1
7 a Colômbia 0 0 PLACE 2 a Colômbia: 2
8 a Justiça 0 0 OTHER 2 a Justiça: 2
9 estrutura 0 0 NONE 2 a estrutura: 2
10 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2