Reforma do setor de gás fora do Congresso traria mais rapidez, declara executivo da Brookfield

Por: SentiLecto

A reforma regulatória que o governo pretende realizar no setor de gás natural no Brasil deveria ser resolvida fora do Congresso, pois assim seria possível dar maior rapidez ao tema, declarou nesta sexta-feira Luiz Ildefonso Lopes, chairman da Brookfield no Brasil, durante acontecimento no Rio de Janeiro.

O governo está debatendo uma revisão nas normas da indústria de gás com o objetivo de ampliar a competição e diminuir preços para os consumidores, conforme publicado mais cedo nesta semana pela Reuters com informação de uma fonte.

– O governo do presidente Jair Bolsonaro tem debatido um plano de revisão na regulamentação do setor de gás natural para ampliar a competição e diminuir preços para os consumidores do insumo, como indústrias, declarou à Reuters uma fonte de alto escalão com conhecimento das conversas. As medidas recomeçariam em parte um programa desenhado durante a administração Michel Temer, o chamado “Gás Para Crescer”, que deu origem no ano passado a um projeto de lei que acabou não sendo debatido pelo Congresso Nacional. A fonte, que falou sob a condição de anonimato porque o tema ainda não é público alegou: “O plano está sendo debatido internamente no governo”. ” um novo ‘Gás Para Crescer’, ainda não tem um nome oficial”, adicionou. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo no final de semana, Paulo Guedes declarou que o governo deseja promover um “choque de energia barata em mercado”, que permitiria diminuição de preços de quase 50 por cento. Paulo Guedes é o ministro da Economia. que permitiria diminuição de preços de quase 50 por cento. Segundo Guedes, o governo deseja “um choque de reindustrialização com energia barata”. Questionada, a fonte confirmou que a fala de Guedes fez referência aos planos em estudo para o setor de gás, mas não detalhou o andamento dos debates nem o programa calculado para sua progressão. Arremessado em junho de 2016, o Gás para Crescer era definido pelo Ministério de Minas e Energia da administração Temer como um conjunto de medidas de aperfeiçoamento do arcabouço normativo do setor de gás diante de expectativas de uma diminuição da participação da Petrobras na indústria, em função de desinvestimentos que têm sido realizados pela estatal. Na ocasião, a pasta alegava que o programa redundaria em “eliminação de obstáculos de entrada a novos supridores”, “maior competição e diminuição dos custos” do gás natural, incentivando também investimentos em exploração e produção. Entre as medidas calculadas estavam a liberalização da indústria de gás, com expansão do chamado mercado livre, no qual agentes podem contratar o consumo diretamente com distribuidoras ou comercializadoras, e aperfeiçoamentos dos processos de outorga de gasodutos e instalações de estocagem.

Na quinta-feira 28 de fevereiro o secretariava de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, havia alegado nessa quinta-feira que a aprovação da reforma da Previdência era a última chance que o país tem para reestruturar seu sistema de aposentadorias e pensões sem ter que progredir sobre direitos comprados pelos brasileiros.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Reforma do setor de gás fora do Congresso traria mais rapidez, declara executivo da Brookfield
>>>>>Governo discute plano para reduzir custo do gás natural, diz fonte – March 12, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 governo 86 120 NONE 5 o governo: 4, O governo: 1
2 Gás_Para_Crescer 0 0 OTHER 4 Gás_Para_Crescer: 2, (tacit) ele/ela (referent: um novo Gás_Para_Crescer): 1, um novo Gás_Para_Crescer: 1
3 Michel Temer 0 0 PERSON 4 a gestão Michel_Temer: 1, (tacit) ele/ela (referent: a gestão Michel_Temer): 3
4 Paulo Guedes 0 0 PERSON 4 Paulo_Guedes (apposition: o ministro de a Economia): 1, Guedes: 2, (tacit) ele/ela (referent: Paulo_Guedes): 1
5 fonte 0 0 NONE 3 a fonte: 3
6 programa 0 50 NONE 2 um programa esboçado: 1, o programa: 1
7 reforma 2 0 NONE 2 A reforma regulatória: 2
8 Energia 0 0 ORGANIZATION 2 Energia de a gestão Temer: 1, (tacit) ele/ela (referent: Energia de a gestão Temer): 1
9 Questionada 0 0 PERSON 2 Questionada: 1, (tacit) ele/ela (referent: Questionada): 1
10 aumentar a competição 0 0 NONE 2 aumentar a competição: 2