Reino Unido expulsa 23 diplomatas de Rusia por ataque químico contra ex-espião

Por: SentiLecto

O Reino Unido irá expulsar 23 diplomatas de Rusia do país em retaliação ao envenenamento de um ex-agente duplo ruTheresa May nesta quarta-feira, adicionando que essa vai ser a maior expulsão em mais de 30 anos. Theresa May é a primeira-ministra britânica. Theresa May é a primeira-ministra britânica. May, que declarou que os dois foram envenenados por um agente nervoso de grau militar da era de Sovetsk conhecido como Novichok, declarou ao Parlamento que também irá congelar bens do Estado de Rusia onde houver evidência de ameaça , e diminuir a presença de autoridades britânicas na Copa do Mundo da Rússia.

O ex-espião de Rusia Sergei Skripal, de 66 anos, e encontraram-se inconscientes sua filha Yulia, de 33, em um banco público em a cidade britânica salaciana em o dia 4 de março e permanecem hospitalizados em estado grave desde então. A premiê havia pedido que Moscou explicasse se foi culpada pelo ataque ou se havia perdido controle de estoques da substância extremamente arriscada.

Na terça-feira 06 de março o Reino Unido podia rever a participação de representantes oficiais na Copa do Mundo da Rússia se ficar confirmado que Moscou estava por trás da intoxicação misteriosa de um ex-agente duplo russo na Inglaterra, havia declarado uma fonte do governo britânico nesta terça-feira.

A Rússia tem negado qualquer envolvimento, mas May declarou ao Parlamento que Moscou não forneceu nenhuma explicação crível para o ataque.

May declarou que o envenenamento aconteceu “tendo como pano de fundo uma norma bem estabelecido de agressão estatal russa” e que seu país está pronto para adotar “medidas bastante mais extensas” contra a Rússia do que no passado.May deu a Putin, que disputará a eleição presidencial no dia 18 de março, até o fim desta terça-feira para explicar o que aconteceu ou enfrentar o que disse serem medidas “muito mais extensas” contra a economia russa.A Rússia vai ter uma votação presidencial no domingo, na qual o presidente Vladimir Putin, ele mesmo um ex-espião da KBG, deve conquistar um quarto mandato no Kremlin com facilidade.

A primeira-ministra declarou que a maior expulsão de diplomatas por parte de Londres em 30 anos irá degenerar as habilidades da inteligência de Rusia no Reino Unido durante muitos anos.

Declarou: “Nós iremos congelar bens estatais russos onde deseja que haja evidência de que eles podem ser utilizados para ameaçar a vida ou propriedade de cidadãos ou residentes do Reino Unido”.

Ela adicionou que nenhum ministro ou membro da família real britânica vai comparecer à Copa do Mundo na Rússia.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United Kingdom, Russian Federation, Australia

Cities: Salisbury, London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Reino Unido expulsa 23 diplomatas de Rusia por ataque químico contra ex-espião
>>>>>Premiê britânica diz ser ‘altamente provável’ que Rússia seja responsável por ataque a ex-espião – March 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Reino Unido diz que reagirá com força a ataque com agente nervoso a ex-espião russo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Policial britânico intoxicado por agente nervoso voltou a falar, diz ministra – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Reino Unido envia tropas especializadas a cidade onde agente duplo russo foi envenenado – March 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Reino Unido alerta Rússia sobre intoxicação misteriosa de ex-agente duplo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Putin enfrenta prazo para explicar ao Reino Unido ataque com agente nervoso a ex-espião – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Premiê britânica recebe apoio da UE e de Trump em disputa com a Rússia – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 May 0 0 PERSON 4 May: 2, May que: 2
2 Parlamento 0 0 ORGANIZATION 4 o Parlamento: 4
3 A Rússia 0 60 PLACE 3 A Rússia: 2, a Rússia: 1
4 Moscou 0 0 PERSON 3 Moscou: 3
5 O Reino_Unido 0 0 PLACE 3 o Reino_Unido: 2, O Reino_Unido: 1
6 ataque 0 0 NONE 2 o ataque: 2
7 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
8 evidência 0 0 NONE 2 evidência: 2
9 russa 0 0 NONE 2 russa: 2
10 um agente nervoso 0 150 NONE 1 um agente nervoso: 1