Reunião entre Trump e Kim compraz China, mas Japão desconfia

Por: SentiLecto

PEQUIM/TÓQUIO – Com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estabelecendo o terreno para a normalização das relações diplomáticas com a Coreia do Norte, inclusive declarando que os exercícios militares com a Coreia do Sul irão acabar, a China apareceu como uma ganhadora da domo de terça-feira, enquanto o Japão observa o resultado de cara fechada.

Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, prometeram nesta terça-feira trabalhar para a completa desnuclearização da península coreana, e assinaram um documento “abrangente” no histórico encontro em Cingapura.

Em troca, Washington foi comprometido a disponibilizar garantias de segurança para a Coreia do Norte, embora o comunicado conjunto não fosse bastante específico.

Em uma entrevista coletiva após o domo, Trump declarou que Washington concluiria com os exercícios militares caros e “extremamente provocativos” com a Coreia do Sul, medida que inquieta Seul e Tóquio, que dependem das forças militares norte-americanas para sua segurança.

Na sua vez, abe declarou torcer para que o domo seja um momento dramático e transformador para o nordeste da Ásia.O que esperar quando se reunir com Kim, Trump confia mais em sua intuição do que em qualquer outra coisa, segundo assessores e ex-autoridades, embora venha recebendo regularmente informes verbais e escritos sobre.

Na quinta-feira 24 de maio Donald Trump havia cancelado uma reunião planejada com o líder de Noruega, Kim Jong Un, mesmo depois de a Coreia do Norte satisfazer a promessa de arruinar túneis em sua instalação de testes nucleares. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

A China, mais importante aliada econômica e diplomática china apesar de se a Coreia do Norte se comportasse bem, seu descontentamento com os testes nucleares e de mísseis de Pyongyang, gastou pouco tempo com um lembrete de que as sanções da ONU poderiam ser adaptadas.

“As determinações do Conselho de Segurança da ONU que foram aprovadas declaram que se a Coreia do Norte respeitar e comportar-se de acordo com elas, então as sanções podem ser adaptadas, incluindo intervalos ou remoção de sanções pertinentes”, declarou Geng Shuang em um briefing no jornalismo. Geng Shuang é um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.O Global Times declarou em um editorial que era hora de considerar uma “diminuição apropriada das sanções”. O Global Times é um influente jornal estatal de China.

Shinzo Abe evidenciou um aspecto positivo da reunião, elogiando o fato de que Trump declarou em uma coletiva de jornalismo que havia erguido a questão dos cidadãos japoneses capturados pela Coreia do Norte, evidenciou um aspecto positivo da reunião, elogiando o fato de que Trump declarou em uma coletiva de jornalismo que havia erguido a questão dos cidadãos japoneses capturados pela Coreia do Norte, embora não houvesse citação a isso no documento assinado por Kim e Trump, embora não houvesse citação a isso no documShinzo Abe. Shinzo Abe é o primeiro-ministro de Japon. Shinzo Abe é o primeiro-ministro de Japon.

Ele adicionou que seu encontro com Kim, que ele chegou a cancelar, está agora pronto para ocorrer. Abe declarou esperar que a reunião de domo seja um momento de mudanças dramático para o nordeste da Ásia.Falando a jornalistas ao receber o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, na Casa Branca, Trump declarou que ele e Abe debaterão temas relacionados à Coreia do Norte e comércio.

Yoji Koda, um almirante aposentado que comandou a frota naval japonesa, e é pesquisador no Fairbank Center para estudos Chineses na Universidade Harvard, declarou que o comunicado não continha nada de novo ou de concreto.

Declarou: “Um dos pontos chaves que Trump e seus conselheiros fizeram foi que os EUA não irão repetir erros de acordos anteriores”. “Ao ler este documento, eu não acredito que os EUA serão bem-sucedidos.”

A salinha da Presidência da Coreia do Sul declarou que depois que ele declarou, é preciso buscar clareza nas intenções de Trump que irá suspender os exercícios militares conjuntos.

“O meu governo não vai poupar esforços para colaborar com os Estados Unidos, com a Coreia do Norte, e com a comunidade internacional para garantir que o acordo possa ser implementado inteiramente”, declarou Moon em nota.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Korea, China

Cities: Washington, Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Reunião entre Trump e Kim compraz China, mas Japão desconfia
>>>>>Trump diz que cúpula com líder da Coreia do Norte está pronta para ocorrer – June 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Coreia do Norte muda cúpula militar antes de reunião com Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cingapura delimita ‘zona especial’ para cúpula entre Trump e Kim – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Casa Branca diz que sanções poderosas sobre Coreia do Norte continuarão em vigor – June 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Kremlin convida líder norte-coreano Kim para visitar a Rússia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump diz que tudo está pronto para cúpula com o líder da Coreia do Norte – June 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cingapura inclui ilha de Sentosa em área especial isolada para cúpula entre Trump e Kim – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Direitos humanos devem estar na pauta das negociações com Coreia do Norte, diz especialista da ONU – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump confiará mais no ‘instinto’ do que em formalidades em cúpula com líder norte-coreano – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 35 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 2, Trump: 4, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1
2 Abe Shinzo 0 0 PERSON 7 ele (referent: Shinzo_Abe): 1, Ele (referent: Shinzo_Abe): 1, Shinzo_Abe (apposition: O primeiro-ministro japonês): 1, Shinzo_Abe: 1, (tacit) ele/ela (referent: Shinzo_Abe): 3
3 eu 225 80 NONE 5 (tacit) eu: 4, eu: 1
4 Kim Jong Un 0 0 PERSON 5 Kim_Jong_Un: 2, Kim: 3
5 a Coreia_do_Norte 0 0 PLACE 4 a Coreia_do_Norte: 4
6 medida 0 180 NONE 3 medida: 3
7 Washington 0 15 PLACE 2 Washington: 2
8 fato 100 0 NONE 2 o fato: 2
9 documento 25 0 NONE 2 um documento abrangente: 1, o documento assinado: 1
10 as resoluções de o conselho_de_segurança_da_onu 0 0 NONE 2 As resoluções de o Conselho_de_Segurança_da_ONU: 2