Safra de soja do Brasil está ‘excepcional’, com exceção do RS, declara AgRural

Por: SentiLecto

– A produção de Brasil de soja na colheita 2019/20 terá que atingir um recorde de 125,6 milhões de toneladas, com ótimas perspectivas na maior parte do país, avaliou nesta segunda-feira a consultoria AgRural, em momento em que se concluiu a safra já em mais de um quinto de a área semeada, em ritmo em linha com a média histórica. Faz 1 mês, a consultoria projetava uma produção de 123,9 milhões de toneladas, até janeiro, mas revisaram-se os números para cima diante de boas expectativas para a maior parte de as principais regiões produtoras, com exceção de o Rio Grande do Sul, onde o tempo mais seco conserva as atenções de o setor. Se a atual projeção for conservada quando a safra estiver concluída, o Brasil –tradicionalmente o maior exportador mundial e também o maior produtor em 2019/20– vai ampliar a produção da oleaginosa em mais de 10 milhões de toneladas, na comparação com os números oficiais de 2018/19. “Uma excepcional colheita de Brasil. Claro, temos alguns problemas no Rio Grande do Sul… Fizemos um novo corte no Rio Grande do Sul, só que as produtividades bastante boas nas outras regiões do Brasil acabaram compensando”, declarou o analista Adriano Gomes à Reuters. A produtividade estimada para soja gaúcha da AgRural é agora de 51 sacas por hectare, versus 55,4 sacas do número oficial da temporada anterior. De outro lado, a AgRural vê colheitas recordes em vários Estados: Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Em a região de o Matopiba , onde anormalidade atrasou em este ano o plantio em as chuvas , enquanto alguns produtores já estavam colhendo em Mato Grosso, muitos produtores estavam semeando ainda em janeiro . “No Matopiba, conservámo a produtividade, só que o clima está sendo bem favorável agora. Se continuar chovendo até março, temo que ter produtividades melhores por lá.” No Rio Grande do Sul, “a primeira quinzena de fevereiro foi bastante seca”, com muitas plantações em fase de enchimento de grãos. Dessa maneira, pode ser que a projeção para o Estado tenha algum ajuste negativo na próxima estimativa, revelou Gomes. No Paraná, outro grande produtor, a safra está ainda “engatinhando”, após um plantio tardio. “Deram algumas chuvas semana passada, acabou atrapalhado um pouco. Se o clima continuar firme, tem que dar uma ‘estilingada’ no Paraná.” O analista acredita que produtores vão semear o milho segunda colheita na área planejada, mesmo que fora da janela climática ideal, devido aos bons custos do cereal, ainda que a safra de soja esteja atrasada no Paraná.

– Balanço divulgado do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira assinalou uma nova queda do número de casos suspeitos do novo coronavírus no país, de 6 na véspera para 4, sem nenhum caso confirmado da enfermidade respiratória no Brasil. Agora são 2 casos suspeitos no Rio Grande do Sul, 1 em São Paulo e 1 no Paraná. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, houve uma ampliação do número de descartes de suspeitas –atualmente são 43 suspeitas testadas que deram negativa. O secretário avaliou: “Ampliamo o descarte dos casos, temos hoje 43, o que não quer dizer que não podemos ter mais casos no futuro”. A pasta informou que todos os Estados e o Distrito Federal entregaram ao ministério os planos de contigência para lidar com situações referentes ao novo coronavírus. A enfermidade respiratória já matou perto de 1.400 pessoas e contagiou mais de 63 mil pessoas, quase todas na China.

Na quarta-feira 05 de fevereiro – O Brasil deverá colher uma colheita recorde de 124,5 milhões de toneladas de soja em 2019/20, declarou o attaché do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos , em relatório, aumentando sua previsão para a temporada. A estimativa é superior a do próprio USDA, que calcula produção de 123,5 milhões de toneladas da oleaginosa no país –mesmo número projetado anteriormente pelo attaché, conforme relatório de janeiro. ” aumentou a estimativa de produção em 1 milhão de toneladas com base em rendimentos melhores que o inicialmente esperado em Mato Grosso, e expectativas melhores para a produção no Rio Grande do Sul e no Nordeste”, declarou o relatório. O Estado sulista e o Matopiba –região que entende Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia– padeceram com o mau tempo no começo desta temporada, admitiu o attaché, mas uma ampliação nos níveis de precipitação entre janeiro e fevereiro podia melhorar as produtividades médias nas áreas. “Geralmente, o attaché acreditava que a estimativa podia ser revisada para cima se o clima continuar colaborando”, adicionou. O relatório trouxe também uma leve ampliação à previsão para a área psemeadacom a oleaginosa no país, a 36,9 milhões de hectares, tomando como base “ganhos marginais em diversos Estados.” Faz 1 mês, embora acredite que o Brasil tenha que perder uma porção de sua fatia de exportações em a China após a assinatura de a Fase 1 de o acordo comercial entre Washington e Pequim, o representante de o USDA estimou ainda exportações de 75 milhões de toneladas de soja, número estável em relação a o de janeiro.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil, Uruguay, Argentina

Cities: Sao Paulo, Rio Grande, Parana, Minas

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Safra de soja do Brasil está ‘excepcional’, com exceção do RS, declara AgRural
>>>>>Cai para 4 casos suspeitos de novo coronavírus no Brasil, diz ministério – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 80 NONE 6 (tacit) nós: 6
2 eu 90 70 NONE 6 (tacit) eu: 6
3 safra 210 0 NONE 6 a colheita: 3, Uma excepcional safra brasileira: 1, segunda safra: 1, a safra: 1
4 estimativa 90 0 NONE 4 a próxima estimativa: 1, a estimativa: 2, A estimativa: 1
5 O Brasil 0 0 PLACE 4 o Brasil: 3, O Brasil: 1
6 a China 0 0 PLACE 4 (tacit) ele/ela (referent: a China): 2, a China: 2
7 o Paraná 0 0 PLACE 4 o Paraná: 4
8 o Rio_Grande_do_Sul 0 0 PLACE 4 o Rio_Grande_do_Sul: 4
9 relatório 0 0 NONE 4 relatório: 2, O relatório: 1, o relatório: 1
10 clima 80 0 NONE 3 o clima: 3