Safras vê progressão em comercialização de café no Brasil, mas safra segue atrasada

Por: SentiLecto

– Faz 2 dias, a comercialização de café de a colheita 2018-19 em o Brasil progrediu para 31 por cento de o total, superando os 26 por cento registrados há um ano e os 29 por cento de média nas últimas cinco temporadas, declarou a Safras & Mercado nesta quinta-feira. Conforme a consultoria, que calcula uma safra de 60,5 milhões de sacas no ciclo, a comercialização progrediu em 7 pontos percentuais somente no último mês, para 18,85 milhões de sacas. De acordo com o consultor da Safras, Gil Barabach, os produtores se aproveitaram da apreciação do dólar ante o real e fecharam posições referentes à csafranova. Ele, em nota alegou: “O fato é que a sustentação dos câmbios em reais, dentro de um cenário de entrada de colheita recorde, acabou animando os negócios e garantindo a liquidez do mercado”. Até o momento, foram comercializados 30 por cento da produção de arábica, contra 25 por cento há um ano, e 35 por cento de conilon , ante 27 por cento frente o observado em igual momento de 2017. “O atraso na colheita tirou um pouco da fluidez dos negócios, evitando uma performance comercial ainda melhor”, ponderou Barabach. Faz 2 dias, segundo a Safras, a safra de a atual colheita 2018-19 atingia 53 por cento de o total de cinco anos. “É verdade que continua atrasada em relação ao ano passado e à média para o pfase mas o início difícil justifica isso , frente , especialmente , em o amadurecimento atrasado de o conilon ” , assinalou o consultor.A safra de arábica teve bom desenvolvimento e alcança 46 por cento da colheita, enquanto a de conilon gira em torno de 74 por cento.

Faz 2 meses, as vendas em o varejo de Brasil recuaram 0,6 por cento em a comparação com o mês anterior e subiram 2,7 por cento sobre um ano antes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quinta-feira.A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 1,20 por cento na comparação mensal e de progressão de 2,15 por cento sobre um ano antes.

Na quinta-feira 28 de junho – A safra de café da colheita 2018/19 no Brasil alcançava 38 por cento do total até terça-feira, progressão de sete pontos percentuais na semana, mas ainda atrasada na comparação anual, havia informado a Safras & Mercado nesta quinta-feira. De acordo com a consultoria, há um ano a safra atingia 44 por cento do esperado no país, o maior produtor e exportador mundial da commodity. A média para esta época do ano, tendo por base as últimas cinco temporadas, era de 46 por cento. Segundo Gil Barabach, consultor da Safras & Mercado, a safra de café até havia voltado a evoluir bem, mas seguia atrasada em especial para o conilon, cultivado principalmente no Espírito Santo. “No geral, a característica do café era bastante boa, tanto na bebida como no tamanho do grão. O atraso na safra, associado à demora no beneficiamento e à retranca dos vendedores, ju justificava oferta ainda tímida de café novo no mercado”, di havia ditoEm nota, Barabach havia afalegadoue os produtores estavam, no momento, mais preocupados com os trabalhos de cosafrao que lirestringia oferta física de produto no mercado. A recente queda dos câmbios cooperava com a lentidão nas vendas, havia adicionado. Nesta semana, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada , da Esalq/USP, também havia realçado que os produtores estavam retraídos nos negócios, focados nas atividades de campo e desestimulados pelos custos, mas havia cogitado que a safra transcorria “em bom ritmo”. A safra de café no Brasil estava estimada em um recorde de 58 milhões de sacas nesta colheita, segundo o governo.. Para a Safras & Mercado, a produção teria que ser 60,5 milhões de sacas. Assim, com a safra atingindo 38 por cento do total, até terça-feira já haviam sido colhidos 23,19 milhões de sacas, havia deduzido a consultoria.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Safras vê progressão em comercialização de café no Brasil, mas safra segue atrasada
>>>>>Vendas no varejo do Brasil recuam 0,6% em maio, diz IBGE – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 colheita 125 0 NONE 7 A colheita: 1, a colheita: 3, esta safra: 1, a colheita nova: 1, colheita: 1
2 por_cento 0 0 NONE 5 0,6 por_cento: 1, 2,7 por_cento: 1, 74 por_cento: 1, os 26 por_cento registrados: 1, 25 por_cento: 1
3 Gil Barabach 0 0 PERSON 3 Gil_Barabach: 2, Barabach: 1
4 consultoria 0 0 NONE 3 a consultoria: 3
5 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
6 o Brasil 0 0 PLACE 3 o Brasil: 3
7 produtores 0 0 NONE 3 os produtores: 3
8 sacas 0 0 NONE 3 sacas: 3
9 verdade 140 0 NONE 2 verdade: 2
10 38 por_cento de o total 0 0 NONE 2 38 por_cento de o total: 2