Secretário do Tesouro dos EUA cancela viagem a fórum econômico na A.Saudita

Por: SentiLecto

Faz 16 dias, Steven Mnuchin cancelou em esta sua viagem a o fórum econômico de a próxima semana em a Arábia Saudita, em meio em a polêmica por causa do desaparecimento de o jornalista saudita Jamal Khashoggi em o consulado de o seu país em Istambul em o dia 2 de outubro. Steven Mnuchin é o secretário do Tesouro dos Estados Unidos.

Quando os custos do petróleo estavam desabando, o índice acionário saudita despencou até 7 por cento, na maior queda desde dezembro de 2014. Posteriormente, ele se recuperou parcialmente, para fechar em queda de 3,5 por cento.

Mnuchin tomou a resolução depois de se reunir com o presidente de America, Donald Trump, e o secretário de Estado, Mike Pompeo.

U o titular do Tesouro de America em sua conta oficial do Twitte , afirm: “Me reuni com @realDonaldTrump e @SecPompeo e decidimos que nãvou participareioddomola da Iniciativa de Investimento Futuro na Arábia Saudit.r.

Os ministros francês Bruno Le Maire; e da Holanda, Wopke Hoekstra; além do ministro britânico de Comércio Internacional, Liam Fox, também anunciaram hoje que não vão participar da conferência, que ocorrerá entre 23 e 25 de outubro, e se considera Davos de o deserto como o ” “.

Se tomou a resolução de Mnuchin depois que vários patrocinadores e convidados a o fórum, entre eles, a diretora-gerente de o Fundo Monetário Internacional ; e o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, também cancelaram sua participação.

Também vão estar ausentes os diretores de várias multinacionais, entre elas JPMorgan, Uber e Ryanair.

As cancelamentos ocorreram depois do desaparecimento de Khashoggi no consulado saudita em Istambul.

A fonte de segurança declarou: “As evidências têm sido mandadas a todos os lados bastante claramente”. “Agora, estamos no estágio de coletar evidências concretas no consulado”.A forma como aliados ocidentais vão lidar com a Arábia Saudita vai depender do grau de responsabilidade que atribuem ao príncipe Mohammed e às autoridades sauditas pelo caso.

De acordo com o jornalismo de Turquia e estadunidense, Ancara tem gravações de vídeo e áudio que provam que se assassinou Khashoggi em a sede diplomática.

Os detalhes do caso vazados para o jornalismo, alguns bastante escabrosos, geraram uma onda de indignação global.

As redes de TV de America “CNBC” e “CNN” anunciaram que não vão ao fórum em Riad devido ao desaparecimento de Khashoggi.

A ameaça fez com que o mercado acionário do maior exportador de petróleo do mundo perdesse 33 bilhões de dólares de seu valor neste domingo, em um dos primeiros sinais dos problemas econômicos que Riad pode ter em decorrência da questão.

A agência de notícias “Bloomberg” foi outro dos meios de comunicação que cancelou sua presença.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Saudi Arabia, Netherlands, Brazil

Cities: Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Secretário do Tesouro dos EUA cancela viagem a fórum econômico na A.Saudita
>>>>>Arábia Saudita ameaça retaliar contra qualquer sanção relativa ao desaparecimento de Khashoggi – October 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Arábia Saudita deve fornecer petróleo extra à Índia em meio a sanções ao Irã – October 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Navio do Irã descarrega petróleo na China antes de sanções dos EUA – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Seleção brasileira vence Arábia Saudita por 2 x 0, mas não consegue brilhar – October 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Turquia diz que Arábia Saudita precisa cooperar no caso Khashoggi e permitir acesso a consulado – October 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Polícia turca tem áudio que indica que jornalista saudita foi morto em consulado, dizem fontes – October 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Turquia faz nova busca em consulado saudita, e ministros europeus cancelam visita a Riad – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a Arábia_Saudita 0 0 PLACE 4 (tacit) ele/ela (referent: a Arábia_Saudita): 1, a Arábia_Saudita: 3
2 Khashoggi 0 56 PERSON 3 Khashoggi: 2, (tacit) ele/ela (referent: Khashoggi): 1
3 Steven Mnuchin 0 0 PERSON 3 Mnuchin: 2, Steven_Mnuchin (apposition: O secretário de o Tesouro_dos_Estados_Unidos): 1
4 eu 0 0 NONE 3 Me: 1, (tacit) eu: 2
5 nós 50 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
6 CNBC e CNN 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) eles/elas (referent: CNBC e CNN): 1, CNBC e CNN: 1
7 Istambul 0 0 PLACE 2 Istambul: 2
8 aliados ocidentais 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: aliados ocidentais): 2
9 conferência 0 0 NONE 2 a conferência: 2
10 decisão 0 0 NONE 2 A decisão: 1, a decisão: 1