Segurado finge ter câncer e recebe auxílio-doença do INSS durante dez anos

Por: SentiLecto

O processo de pente-fino nas vantagens por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social identificou um segurado que fraudava o sistema e recebeu o auxílio-doença, indevidamente, durante dez anos. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social o homem de 33 anos, que mora em Olinda, Pernambuco, declarava ter câncer nos pulmões e nos brônquios. Entretanto, um médico perito constatou, através do Facebook, que o beneficiário trabalhava como personal trainer e praticava maratonas.

Ainda de acordo com o MDS, o segurado recebia a vantagem desde os 23 anos e, segundo consta em documentos, quando se concedeu a vantagem, exercia a função de motociclista , em 2008. Por motivos de confidencialidade, a pasta não informou quanto foi pago ao segurado durante uma década de afastamento.

Estão sendo convidados os segurados que recebem auxílio-doença há mais de dois anos; aposentados por invalidez com menos de 60 anos e que recebem a vantagem há mais de dois anos; a exceção são aqueles com 55 anos ou mais e que recebem a vantagem há mais de 15 anos. Os trabalhadores estão sendo chamados por meio de carta.

Na terça-feira 27 de março o INSS havia começado este ano o segundo período do pente-fino nas vantagens por incapacidade e, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, em 20 dias, 103.200 perícias de reavaliação já haviam sido feitas em todo o país. Isso dava uma média de 6.800 atendimentos por dia.

Ainda segundo a fonte, as informações postadas pelos segurados na internet podem auxiliar na revisão e, em caso de cancelamentos de vantagens, caso os egurado entre na Justiça, o INSS pode utilizar as informações como prova em casos de processos.

Segundo o INSS, os beneficiários estão sendo convidados pela segunda vez. Se mandaram cartas em a primeira tentativa, para os endereços cadastrados em o sistema, mas as correspondências voltaram porque as informações estavam incompletas ou desatualizadas. Também está nesse lote de convocação quem recebeu a carta, mas não agendou a perícia no prazo determinado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Olinda

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Segurado finge ter câncer e recebe auxílio-doença do INSS durante dez anos
>>>>>Pente-fino: INSS convoca mais de 152 mil beneficiários de auxílio doença e aposentadoria por invalidez – April 12, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 benefício 200 0 NONE 4 o benefício: 4
2 segurado 0 0 NONE 4 o segurado: 2, um segurado: 2
3 informações 0 80 NONE 3 as informações postadas: 1, as informações: 2
4 INSS 0 0 ORGANIZATION 3 o INSS: 3
5 Ministério do Desenvolvimento Social 0 0 ORGANIZATION 3 o Ministério_do_Desenvolvimento_Social: 2, (tacit) ele/ela (referent: o Ministério_do_Desenvolvimento_Social): 1
6 segurados 0 0 NONE 3 os segurados: 3
7 auxílio-doença 0 50 NONE 2 auxílio-doença: 2
8 benefícios 100 0 NONE 2 os benefícios: 2
9 Facebook 0 0 PERSON 2 Facebook: 2
10 carta 0 0 NONE 2 carta: 1, a carta: 1