Surto de coronavírus na China pressiona economia já enfraquecida

Por: SentiLecto

Por Gabriel D. Crossley

PEQUIM – O surto de coronavírus na China — que matou 81 pessoas e se disseminou para vários países — deve prejudicar sua economia, um motor do crescimento mundial, embora analistas declarem que é bastante cedo para quantificar o efeito geral sobre as companhias e consumidores.

O consenso é de que, se vai afetar a produção econômica em o curto prazo, em a medida que as autoridades de China adotam medidas preventivas impõem limitações de viagem e estendem o feriado do Ano Novo Lunar para restringi a propagação do vírus.

Milhões que normalmente viajam durante esse fase cancelaram seus planos, com o governo ordenando que sejam concedidos reembolsos totais aos passageiros de transporte aéreo e ferroviário.

Xangai declarou nesta segunda-feira que as companhias não podem reiniciar as operações antes de 9 de fevereiro, e Faz 11 meses, se ordenou as companhias em o centro industrial chinês de Suzhou a permanecer fechadas até pelo menos.

Faz 11 meses, o governo estendeu o feriado de o Ano Novo Lunar de uma semana em todo o país, até 2 de fevereiro.

Wuhan, uma cidade de 11 milhões de moradores e o epicentro do surto de vírus no centro chino, já está praticamente confinada e existem severos limites de locomoção em várias outras cidades de China.

A mídia estatal informou que as cabines de pedágio em Wuhan estavam fechando, o que efetivamente bloquearia as saídas das estradas. Guardas patrulhavam as principais rodovias, declarou um habitante à Reuters.Enquanto a cidade entrava em isolamento, os habitantes se aglomeravam nas clínicas para verificações e se apressavam em buscar suprimentos, limpando as prateleiras dos supermercados e fazendo fila para abastecer.- A China registrou mais 15 mortes e 180 novos casos de coronavírus, segundo comunicado do setor de saúde da província de Hubei, à medida que o surto aamplia O surto que iniciou em Wuhan, capital da província de Hubei, levou a China a adotar medidas para conter o vírus, incluindo a suspensão do transporte público em 10 cidades, o encerramento de templos durante o Ano Novo Lunar e o encerramento de parte do Grande Muralha. O coronavírus recém-identificado instituiu alarme porque ainda existem muitas incógnitas, como o quão arriscado ele é e com que facilidade se dissemina entre as pessoas. O coronavírus pode levar a pneumonia, que foi fatal em alguns casos XANGAI/PEQUIM – Gigantes corporativas chinesas, incluindo o Alibaba Group Holding e a Tencent Holdings, declararam ter pedido a suas equipes que trabalhem de casa por uma semana após o término do feriado estendido do Ano Novo Lunar, buscando restringi a propagação de um novo vírus semelhante à gripe.

Uma vez que a ampliação de casos confirmados causa temor de que o vírus possa se disseminar para outros países, no domingo 19 de janeiro a China intensificaria os esforços para conter o surto de coronavírus em Wuhan antes do feriado do Ano Novo Lunar.

Muitos analistas estão se voltando para a Síndrome Respiratória Aguda Grave , um coronavírus que se originou na China e matou quase 800 pessoas em todo o mundo em 2002 e 2003, para entender melhor os prováveis efeitos a longo prazo.

Larry Hu, da Macquarie Capital, em nota a clientes declarou: “Depois que a Sars sumiu, a economia se recuperou depressa”. Se atingiram transporte restaurantes e vendas transporte, restaurantes e vendas em o varejo, mas Hu declarou que, no geral, a Sars foi “somente um pontinho que não mudou a principal tendência”.

Desta vez, no entanto, analistas declaram que a ampliação da dependência da consumo chino para impulsionar a segunda maior economia do mundo em comparação ao começo dos anos 2000 poderia minar o crescimento.

“Faz 1 ano, em a China o consumo contribuiu com cerca de 3,5 pontos percentuais para a taxa de crescimento real geral de o PIB de %6,1. Um cálculo posterior propõe que se os gastos com esses serviços caíssem 10%, o crescimento geral do PIB cairia cerca de 1,2 ponto percentual”, declararam analistas da S&P Global Ratings em nota.

Os dados iniciais contribuem para uma leitura sóbria.

A correria habitual do Ano Novo Lunar de gastos com viagens, turismo e entretenimento já sendo prejudicada. O total de passageiros caiu quase 29% em relação ao ano anterior no primeiro dia do Ano Novo Lunar, declarou uma autoridade do ministério dos transportes.

Faz 18 anos, enquanto o surto de coronavírus está, eminentemente, as condições externas eram favoráveis ” ampliando as dificuldades a o crescimento “, declararam analistas de o Nomura em nota. O crescimento do PIB da China caiu para uma mínima em quase 30 anos em 2019, pressionado pela fraca procura doméstica e fricções comerciais com os Estados Unidos.

Embora todas as 81 mortes tenham acontecido até agora na China, o vírus já se disseminou para mais de 10 países, incluindo Estados Unidos, França, Austrália e Cingapura.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: China, Australia, United States, Brazil

Cities: Wuhan, Suzhou, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Surto de coronavírus na China pressiona economia já enfraquecida
>>>>>China isola duas cidades por surto de coronavírus – January 23, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vírus se dissemina por mais cidades chinesas; Xi Jinping diz que contenção é prioridade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vírus se dissemina por mais cidades chinesas; comissão confirma contaminação entre humanos – January 20, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China intensifica medidas contra surto de vírus – January 19, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China relata novos casos de vírus e causa preocupação mundial antes de feriado – January 18, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS diz que novo coronavírus da China pode se espalhar e alerta hospitais pelo mundo – January 14, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China confirma transmissão entre humanos de novo coronavírus, segundo Xinhua – January 20, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Acordo EUA-China fornece modelo para principais países em política cambial, diz BC da China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Coronavírus mata sexta pessoa na China e viagens de feriado aumentam riscos de infecção – January 21, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Maior compra de petróleo dos EUA pela China após acordo pode mudar fluxos no mercado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Província de Hubei, na China, confirma mais 15 mortes por coronavírus – January 24, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Número de mortos por coronavírus chega a 17 na província chinesa de Hubei, diz TV estatal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China fecha parte da Muralha devido a vírus; número de mortos sobe para 26 – January 24, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Número de mortos por vírus na China sobe para 9 e temor de pandemia aumenta – January 22, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>OMS prevê que novo coronavírus vai se espalhar pela China e possivelmente para outros países – January 21, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China inicia Ano Novo Lunar com locais isolados após 26 mortes por vírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Em tentativa de conter vírus, empresas chinesas mandam funcionários trabalharem de casa mesmo após fim de feriado – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 A China 0 0 PLACE 5 (tacit) ele/ela (referent: a China): 1, a China: 3, A China: 1
2 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 medida 0 0 NONE 4 a medida: 4
4 nota 0 0 NONE 3 nota: 3
5 surto 0 0 NONE 3 o surto: 1, O surto: 2
6 causa 0 120 NONE 2 causa temor: 2
7 o coronavírus recém-identificado 35 70 NONE 2 ele (referent: O coronavírus recém-identificado): 1, (tacit) ele/ela (referent: O coronavírus recém-identificado): 1
8 Sars 0 30 ORGANIZATION 2 a Sars: 2
9 milhões 160 0 NONE 2 Milhões: 2
10 Ano Novo Lunar 0 0 ORGANIZATION 2 o Ano_Novo_Lunar: 2