Trump declara que domo removeu ameaça nuclear da Coreia do Norte; democratas duvidam

Por: SentiLecto

Donald Trump declarou nesta quarta-feira que a Coreia do Norte não encarna mais uma ameaça nuclear e seu diplomata mais graduado fez um programa esperançoso para um “grande desarmamento”, apesar de ceticismo nos EUA de que Pyongyang irá abandonar suas armas nucleares após o domo desta semana. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Trump e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, emitiram um comunicado conjunto após o histórico encontro na terça-feira em Cingapura que reafirmava o comprometimento de Noruega em “trabalhar em direção à desnuclearização completa da península coreana” e fornecia garantias norte-americanas de segurança para a Coreia do Norte.

– Donald Trump declarou horas antes de sua histórica domo com Kim Jong Un em Cingapura, que as reuniões entre representantes dos EUA e da Coreia do Norte estão “indo bem e depressa”. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Kim Jong Un é o líder de Noruega. Mas ele adicionou no Twitter: “no final, isso não importa. Todos vamo saber em breve se um acordo real, não como os do passado, pode acontecer ou não!” “Obrigado ao primeiro-ministro Lee por gastar 20 milhões de dólares em dinheiro dos contribuintes que poderia… auxiliar várias famílias necessitadas em Cingapura a sobreviver”, publicou um usuário do Facebook. Outros reclamaram dos engarrafamentos na região central de Cingapura.

Na terça-feira 29 de maio uma autoridade de alto escalão da Coreia do Norte estava a percurso de Nova York para conversar com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, o sinal mais recente de que uma reunião já marcada e desmarcada entre o presidente Donald Trump e o líder de Noruega podia ocorrer no mês que vem.

Críticos democratas nos EUA declaram que o acordo teve poucos detalhes e que o presidente republicano fez muitas concessões a Kim, cujo país está sob sanções da Organização das Nações Unidas por seus programas nuclear e de armas e é amplamente condenado por abusos de direitos humanos.

Pouco mais de metade dos norte-americanos declararam aprovar o modo como Trump lidou com a Coreia do Norte, mas somente um quarto acredita que o domo realizado nesta semana com Kim Jong Un vai levar à desnuclearização da península coreana, segundo uma pesquisa de opinião Reuters/Ipsos divulgada nesta quarta-feira.

A mídia estatal norte-coreana saudou o domo como um êxito, dando destaque ao anúncio surpresa de Trump após o encontro de que os EUA cessarão exercícios militares com a Coreia do Sul, algo que a Coreia do Norte buscava há tempos.

Apesar da falta de detalhes no acordo do domo, Trump realçou em entrevista coletiva que confia em Kim para acompanhar os combinados. Ele regressou a Washington no começo desta quarta-feira e elogiou o encontro, o primeiro entre um presidente em exercício dos EUA e um líder de Noruega, como um grande triunfo para segurança dos EUA.

“Todos agora podem se sentir bastante mais seguros do que no dia em que assumi”, tuitou Trump. “Não há mais uma ameaça nuclear da Coreia do Norte. Me encontrar com Kim Jong Un foi uma experiência interessante e bastante positiva. A Coreia do Norte tem grande potencial para o futuro!”.

Mike Pompeo, que foi encarregado por Trump para comandar negociações posteriores declarou que os EUA esperam alcançar “grande desarmamento” da Coreia do NoMike Pompeo, que foi encarregado por Trump para comandar negociações posteriores declarou que os EUA esperam alcançar “grande desarmamento” da Coreia do Norte dentro dos próximos dois anos e meio. Mike Pompeo, que foi encarregado por Trump para comandar negociações posteriores é o secretário de Estado de Noruega. Mike Pompeo, que foi encarregado por Trump para comandar negociações posteriores é o secretário de Estado de Noruega.

Parlamentares democratas realçaram que a Coreia do Norte realizou comunicados similares no passado sobre “desnuclearização”, todos enquanto desenvolvia mísseis balísticos e armas nucleares que podem ser capazes de atingir os EUA.

“Uma viagem e então ‘missão satisfeita’, Sr. Presidente? A Coreia do Norte ainda tem todos seus mísseis nucleares, e nós temos exclusivamente uma vaga promessa de futura desnuclearização de um regime que não pode ser confiado”, declarou Adam Schiff, democrata mais sênior no Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA.

“A Coreia do Norte é uma ameaça real e presente. Tanto quanto um presidente perigosamente ingênuo”, escreveu no Twitter.

O senador Chris Van Hollen, também democrata, declarou a respeito do tuíte de Trump sobre a Coreia do Norte não exibi mais uma ameaça: “Isto é verdadeiramente delirante”.

O comunicado do domo não forneceu detalhes sobre pode ser verificado, quando Pyongyang irá abandonar seu programa de armas nucleares ou como o desmantelamento. Céticos sobre quanto o encontro alcançou destacaram a antiga posição da liderança norte-coreana de que armas nucleares são uma proteção contra o que teme serem planos norte-americanos de derrubá-la e unir a península coreana.

Falando a repórteres em uma viagem a Seul, para onde viajou para informar autoridades sul-coreanas, Pompeo foi perguntado se gostaria de conseguir grande desarmamento nuclear dentro do atual mandato de Trump, que conclui em janeiro de 2021. Ele respondeu:

“Sim, definitivamente … você utilizou o termo grande, grande desarmamento, algum assim? Nós esperamos que podemos alcançar isto em dois anos e meio”.

A Coreia do Norte tem frequentemente recusado desarmamento nuclear unilateral, ao invés disso se referindo à desnuclearização da península. Isto tem sido interpretado em parte como um pedido para os EUA removerem seu “guarda-chuva nuclear” que protege a Coreia do Sul e o Japão.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Korea

Cities: Washington, Seoul, Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trump declara que domo removeu ameaça nuclear da Coreia do Norte; democratas duvidam
>>>>>Trump diz que saberemos em breve se acordo ‘real’ com Coreia do Norte pode acontecer – June 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Direitos humanos devem estar na pauta das negociações com Coreia do Norte, diz especialista da ONU – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que cúpula com líder da Coreia do Norte está pronta para ocorrer – June 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte muda cúpula militar antes de reunião com Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Cingapura delimita ‘zona especial’ para cúpula entre Trump e Kim – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Casa Branca diz que sanções poderosas sobre Coreia do Norte continuarão em vigor – June 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Kremlin convida líder norte-coreano Kim para visitar a Rússia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que tudo está pronto para cúpula com o líder da Coreia do Norte – June 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Cingapura inclui ilha de Sentosa em área especial isolada para cúpula entre Trump e Kim – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump e Kim se comprometem com desnuclearização, mas acordo é visto como simbólico – June 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump deve seduzir Kim com McDonald’s e um grande hotel em Pyongyang – June 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Autoridades dos EUA e da Coreia do Norte debatem diferenças antes de cúpula; Trump se diz otimista – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 40 0 PERSON 16 Trump: 3, (tacit) ele/ela (referent: Trump): 7, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 2, o presidente Donald_Trump: 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 2, Ele (referent: Trump): 1
2 Coreia do Norte 280 30 ORGANIZATION 11 A Coreia_do_Norte: 3, a Coreia_do_Norte: 7, (tacit) ele/ela (referent: A Coreia_do_Norte): 1
3 os EUA 0 0 PLACE 6 os EUA: 6
4 Cingapura 0 0 PLACE 5 Cingapura: 4, ele (referent: Cingapura): 1
5 nós 50 50 NONE 4 Nós: 1, nós: 1, (tacit) nós: 2
6 todos 112 0 NONE 4 todos: 2, Todos: 2
7 encontro 50 0 NONE 4 o encontro: 3, o histórico encontro: 1
8 eu 240 70 NONE 3 (tacit) eu: 2, Me e muito positiva: 1
9 Kim 0 0 PLACE 3 Kim: 3
10 Kim Jong Un 0 0 PERSON 3 Kim_Jong_Un (apposition: o líder norte-coreano): 1, Kim_Jong_Un: 2