Trump retira EUA de acordo nuclear com Irã e promete recomeçar sanções

Por: SentiLecto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira que recomeçará sanções econômicas contra o Irã e vai retirar seu país do acordo internacional concebido para impedir Teerã de obter uma bomba nuclear.

Donald Trump anunciou nesta terça-feira que os Estados Unidos vão se retirar de um acordo internacional de 2015 destinado a negar ao Irã a habilidade de construir armas nucleares. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.Shamkhani, conduzindo se a Trump. declarou: “Você está declarando que não aceita algo que foi instituído sob o último presidente e deve ser mudado”. “Quem, então, garante que o próximo presidente irá conservar o que você determinar?”.m”Se eles desejarem ter certeza de que não estamos atrás de uma bomba nuclear, declarámo repetidamente que não estamos e não estaremos”, declarou Rouhani, que orquestrou o acordo nuclear para aliviar o isolamento iraniano, em um discurso transmitido ao vivo pela televisão estatal.

Na segunda-feira 30 de abril israel havia exibido o que havia declarado ser evidência de que o Irã continuava a reunir conhecimento nuclear depois de assinar um acordo em 2015 com as potências globais para conter isso, fazendo um pedido para Washington recusar o acordo.

A resolução deve ampliar o risco de um conflito no Oriente Médio, frustrar os aliados europeus dos EUA e prejudicar os suprimentos mundiais de petróleo.

“Estou anunciando hoje que os Estados Unidos se retirarão do acordo nuclear com o Irã”, declarou Trump na Casa Branca. “Em alguns momentos vou assinar um memorando presidencial para começar a restaurar sanções econômicas dos EUA contra o regime de Iran. Criaremos o nível mais alto de sanções econômicas.”

“Estou anunciando hoje que os Estados Unidos vão se retirar do acordo nuclear com o Irã”, declarou Trump.

O convênio de 2015, negociado pelos EUA, cinco potências globais e o Irã, aliviou sanções impostas a Teerã em troca da restrição do programa nuclear de Iran.

Trump alega que o acordo, a principal conquista de política externa de seu antecessor, Barack Obama, não aborda a questão dos mísseis balísticos do Irã, suas atividades nucleares depois de 2025 nem seu papel nos conflitos da Síria e do Iêmen.

Teerã descartou renegociar o convênio e ameaçou retaliar, embora não tenha declarado exatamente como, se Washington o rompesse.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Syria

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Trump retira EUA de acordo nuclear com Irã e promete recomeçar sanções
>>>>>Trump anuncia que EUA abandonam acordo nuclear com Irã – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Irã diz que enfrentará ‘intimidação’ de Trump sobre acordo nuclear – May 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Premiê de Israel diz que Irã armazenou documentos nucleares após acordo de 2015 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump mantém aliados dos EUA e produtores de metais em suspense sobre tarifas – April 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Líderes coreanos estabelecem meta de “desnuclearização” e Trump diz que irá manter pressão – April 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump elogia encontro histórico entre líderes das duas Coreias – April 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Papa pede ‘diálogo transparente’ em cúpula entre Coreias por paz mundial – April 25, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Comitê do Senado aprova indicação e abre caminho para nomeação de Pompeo como secretário de Estado dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul vai parar para acompanhar cúpula histórica com líder norte-coreano – April 26, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Fronteira entre Coreias seria bom local para reunião com Kim, diz Trump – April 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreias realizam primeira reunião em uma década em zona desmilitarizada – April 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Líder supremo do Irã faz apelo por união de países muçulmanos contra EUA, diz TV estatal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA chegam a acordo ’em princípio’ sobre tarifas de aço e alumínio com Brasil, Argentina e Austrália – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Irã diz que resistirá ferozmente a pressão dos EUA para que limite influência – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 30 PERSON 8 Trump: 1, (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 3, o (referent: Trump): 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1, O presidente de os Estados_Unidos Donald_Trump e: 1
2 nós 0 20 NONE 5 (tacit) nós: 5
3 acordo 90 0 NONE 3 um acordo: 1, o acordo internacional concebido: 1, o acordo: 1
4 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 sanções 0 40 NONE 2 sanções impostas: 1, sanções econômicas: 1
7 Irã 0 0 ORGANIZATION 2 o Irã: 2
8 Teerã 0 0 PERSON 2 Teerã: 2
9 Washington 0 0 PLACE 2 Washington: 2
10 m 0 0 NONE 2 m e: 2