Turquia declara que está pronta para debater questões com os EUA desde que sem ameaças

Por: SentiLecto

Desde que não existam ameaças, a Turquia está pronta para debater seus recentes problemas com os Estados Unidos , declarou nesta quarta-feira Mevlut Cavusoglu em meio na crescente disputa entre os países que fez a moeda de Turquia despencar. Mevlut Cavusoglu é o ministro de Relações Exteriores.

“Tire eles de lá, se você tem dólares debaixo do seu travesseiro. Nós combatemo esse combate de independência pelo futuro, se você tem euros, tire de lá Imediatamente dê eles aos bancos e faça a conversão para a lira de Turquia e ao fazer isso. Pois essa é a língua que eles compreendem”, declarou.A debilitada lira de Turquiade Turquiade Turquiade Turquia, que já perdeu um terço de seu valor neste ano principalmente devido às preocupações sobre o controle de Erdogan sobre a economia, despencou ainda mais, atingindo uma mínima histórica, a um certo ponto perdendo 18 por cento, a maior queda desde 2001.A lira de Turquia perdeu mais de 40 por cento de seu valor contra o dólar neste ano, e chegou a uma mínima recorde na segunda-feira.O movimento veio em resposta aos “ataques debatidos do governo de Noruega em nossa economia”, escreveu Fuat Oktay no Twitter. Fuat Oktay é o vice-presidente. Na sexta-feira passada, Donald Trump declarou que autorizou tarifas mais altas sobre as importações de alumínio e aço da Turquia. Donald Trump é o presidente dos EUA.

Falado a embaixadores em Ancara, Cavusoglu também alegou que a relação da Turquia com a União Europeia estava em bases mais sólidas e se normalizando mais uma vez.

Enquanto grupos de trabalho da Turquia e da Rússia conservariam conversas sobre a isenção de visto para a Rússia após o feriado muçulmano Eid na próxima semana, ele declarou que se reuniria com o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, para agilizar as negociações sobre a liberação de vistos para os turcos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Turkey, Russian Federation

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Turquia declara que está pronta para debater questões com os EUA desde que sem ameaças
>>>>>Erdogan diz que EUA estão ‘errados’ em ameaçar Turquia após Trump dobrar tarifas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Turquia vai barrar insumos para construções dos EUA, diz ministro – August 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Turquia dobra tarifas sobre alguns produtos dos EUA; lira se recupera – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 0 PERSON 5 Ele (referent: Donald_Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 3, Donald_Trump (apposition: o presidente de os EUA): 1
2 lira 0 240 NONE 4 a lira turca: 1, A debilitada lira turca: 2, A lira turca: 1
3 a Turquia 0 80 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: A Turquia): 2, A Turquia: 1
4 mínima 0 100 NONE 2 uma mínima: 1, uma mínima histórica: 1
5 a Rússia 0 0 PLACE 2 a Rússia: 2
6 economia 0 0 NONE 2 a economia: 1, nossa economia: 1
7 língua 0 0 NONE 2 a língua: 2
8 países 0 0 NONE 2 os países: 2
9 você 0 0 NONE 2 você: 2
10 discutir seus recentes problemas com os estados_unidos 0 80 NONE 1 discutir seus recentes problemas com os Estados_Unidos: 1