UE declara que Juncker viajou a Washington em plena harmonia com países-membros

Por: SentiLecto

A Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia , alegou nesta quinta-feira que seu presidente, Jean-Claude Juncker, viajou para Washington para falar sobre comércio com os Estados Unidos em “plena harmonia” com os líderes dos países do bloco, apesar de a França ter manifestado um enfoque menos conciliador que o finalmente estipulado.

Alexander Winterstein ao ser questionado se o enfoque adotado por Juncker na reunião com o presidente de America, Donald Trump, estava acordado com os Estados-membros garantiu: “Ele foi a Washington em plena harmonia com os líderes porque, certamente, era a Europa que falava com os Estados Unidos”. Alexander Winterstein é o porta-voz do Executivo comunitário.

“As tarifas são as melhores! Ou um país que tratou injustamente os EUA em comércio negocia um acordo justo, ou tarifas atingem ele. Simples assim”, escreveu Trump em sua conta oficial no Twitter.

Na quarta-feira 18 de julho Donald Trump havia alegado que o presidente de China Xi Jinping estava “resistindo” a um acordo para resolver uma “disputa comercial expressiva” entre os EUA e a China. Donald Trump é o principal assessor econômico do presidente dos Estados Unidos.

O porta-voz adicionou que Juncker já tinha tratado a questão comercial com os chefes de Estado e de governo dos países da UE no fim de junho na última domo europeia e insistiu que viajou para a capital de America “após ter falado com os Estados-membros e estipulado o que iria declarar”.

Apesar de ter se rejeitado a divulgar os detalhes das conversas, Winterstein indicou que Juncker conservou contatos diretos com os líderes de Alemanha, França, Holanda e Áustria esta semana antes de voar para Washington.

Na sua vez, washington já impôs medidas tarifárias às importações de aço e alumínio da UE como parte da sua agressiva agenda protecionista, uma medida à qual Bruxelas respondeu auampliandos encargos sobre diversas exportações.”Nós concordamos hoje, antes de mais nada, a trabalhar juntos em busca de zerar as tarifas, zerar as barreiras não tarifárias, e zerar as subvenções em produtos industriais não-automotivos”, declarou Trump a repórteres na Casa Branca, ao lado de Juncker.Em entrevista coletiva conjunta em Washington, Trump declarou que a União Europeia começará a importar soja “especialmente do meio oeste” dos Estados Unidos, assim como gás natural líquido, para “diversificar” as fontes energéticas, e diminuirá algumas tarifas industriais.

“O resultado é uma situação em que ambas as partes ganham, isto é, uma boa negociação”, adicionou Winterstein, que evidenciou que “o importante é que agora há um processo estruturado de diálogo e um compromisso” e que não vai haver resoluções unilaterais durante os debates.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Netherlands, Brazil, Austria

Cities: Washington, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>UE declara que Juncker viajou a Washington em plena harmonia com países-membros
>>>>>Trump diz que tarifas “são as melhores”, antes de reunião com Juncker – (EfeGeneric)
>>>>>Trump diz que EUA e UE concordaram em trabalhar para reduzir barreiras comerciais – July 25, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump e Juncker fecham acordo para evitar guerra comercial entre EUA e UE – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 90 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, Donald_Trump (apposition: o principal assessor econômico de o presidente de os Estados_Unidos): 1, Donald_Trump: 1, Trump: 3
2 Alexander Winterstein 0 0 PERSON 4 Alexander_Winterstein (apposition: o porta-voz de o Executivo comunitário): 1, Winterstein: 3
3 Washington 0 40 PLACE 3 a Washington: 1, washington: 1, Washington: 1
4 tarifas 100 0 NONE 3 tarifas: 1, algumas tarifas industriais: 1, As tarifas: 1
5 Juncker 0 0 PERSON 3 Juncker: 3
6 Xi Jinping 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Xi_Jinping): 2, Xi_Jinping: 1
7 acordo 135 0 NONE 2 um acordo justo: 1, um acordo: 1
8 os EUA 50 0 PLACE 2 os EUA: 2
9 Estados-membros 0 0 ORGANIZATION 2 os Estados-membros: 2
10 importante 0 0 NONE 2 o importante: 2