Um ano após domo, Trump e Kim vivem impasse diplomático apesar de ‘carta linda’

Por: SentiLecto

Um ano depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Kim Jong Un for encontrado pela primeira vez, ambos parecem ligados por um laço pessoal sobre o qual parece se depositar a esperança de paz, um impasse em os esforços apesar de para persuadi Kim a renunciar de as armas nucleares. Kim Jong Un é o líder da Coreia do Norte.

Andrés Manuel López Obrador declarou que é um erro para os Estados Unidos ligar imigração com comércio. Andrés Manuel López Obrador é o presidente de Mexico.- O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, declarou neste domingo que o presidente Donald Trump pode acalmar limitações dos EUA à Huawei se houver pmelhoriana disputa comercial com a China – mas, sem um acordo, Washington mconservariatarifas para rdiminuirseu déficit. Mnuchin declarou: “Acho que o que o presidente está declarando é que, se progredirmo no comércio, se ele tiver conforto chino sobre isso e algumas garantias, talvez ele esteja disposto a fazer certas coisas sobre a Huawei”. “Mas estas são questões de segurança nacional.” Washington impôs e depois endureceu tarifas de importação sobre produtos de China em uma tentativa de diminuir o déficit comercial dos EUA e lutar o que chama de práticas comerciais desleais. O governo dos EUA também acusou a gigante de telecomunicações chinesa de espionagem e assalto de propriedade intelectual, alegações que a Huawei Technologies, uma fornecedora líder na tecnologia de próxima geração 5G, nega. Washington colocou a Huawei em uma lista negra que efetivamente proíbe companhias de America de fazer negócios com a companhia, e pressionou seus aliados a também bloquear a Huawei, argumentando que a empresa poderia utilizar sua tecnologia para realizar espionagem para Pequim. Mnuchin declarou que os Estados Unidos estavam preparados para chegar a um acordo com a China, mas também para conservar as tarifas, se necessário. “Estamos preparados para progredir nos, se a China desejar progredir com o acordo termos que fizemos. Se a China não desejar progredir, então o presidente Trump está perfeitamente contente em progredir com as tarifas para reequilibrar o relacionamento”, declarou Mnuchin. Comentando sobre um acordo de imigração entre o México e os Estados Unidos, Mnuchin declarou acreditar que o México satisfará seus compromissos, mas se os compromissos não forem satisfeitos, adicionou que Trump “reserva-se o direito” de impor tarifas. Se eles fizerem isso, o próprio Trump publicou no Twitter no sábado que “o México vai se esforçar bastante e esse vai ser um acordo bastante bem-sucedido entre os Estados Unidos e o México”. Faz 1 mês, as exportações chinas voltaram a aumentar de maneira imprevista apesar das tarifas mais altas de os Estados Unidos, mas as importações tiveram a maior queda em quase três anos, em mais um sinal de procura doméstica fraca que pode levar o governo a agilizar medidas de estímulo.

Na segunda-feira 03 de junho o ex-representante para temas nucleares da Coreia do Norte, Kim Yong Chol, havia acompanhado o líder Kim Jong Un a um desempenho artístico, havia informado a agência estatal KCNA nesta segunda-feira, mencionando que o ex-especialista em espionagem estava vivo e permanecia pertinente na estrutura de poder.

Na primeira domo EUA-Coreia do Norte, realizada em Cingapura, Trump e Kim consentiram em trabalhar pela desnuclearização completa da península coreana, acalmando os temores de um combate entre os dois países.

Mas houve pouca progressão desde então, e quando Pyongyang recomeçou testes restringidos de armas, o nervosismo voltou a subir recentemente e advertiu para “consequências verdadeiramente indesejadas” caso os EUA não sejam mais flexíveis.

Autoridades têm declarado que as negociações estavam centradas em imigração, e não no comércio. Caso o México impusesse tarifas em retaliação, entretanto, as exportações agrícolas dos Estados Unidos estariam entre as maiores atingidas. O México é o principal importador de milho, trigo, carne de suíno e laticínios dos Estados Unidos por volume.

Mas na terça-feira Trump declarou ter recebido uma “carta linda” de Kim.

“Não posso lhes mostrar a carta, obviamente, mas foi uma carta bastante pessoal, bastante calorosa, bastante simpática”, declarou ele a repórteres diante da Casa Branca.

Trump, que vem tentando converter o que sente ser um relacionamento pessoal caloroso com Kim em uma progressão diplomática, não deu detalhes, mas repetiu acreditar que a Coreia do Norte tem um “potencial tremendo”.

Declarou: “Acho que vai ocorrer algo que vai ser bastante positivo”. A mídia estatal norte-coreana não indicou nenhuma carta.

Faz 4 meses, quando um segundo domo, esta em o Vietnã, concluiu de forma abrupta sem sequer a confirmação de os objetivos gerais delineados em um comunicado assinado em Cingapura, o otimismo instituído por os dois líderes em Cingapura praticamente se evaporou.

Desde então, Pyongyang se queixou de sanções dos EUA e Kim declarou que vai esperar até o final do ano antes de decidir se toma um “novo rumo”.

Os dois lados declararam estar abertos a conversas, mas que o outro lado precisa mudar sua diretriz.

Washington declara que a Coreia do Norte precisa provar melhorias que assinalem para o desamparo de suas armas nucleares antes de qualquer sanção ser suspensa, e esta declara que os EUA não fizeram nada para recompensar as medidas já adotadas.

Nas semanas que precederam o aniversário do primeiro domo, que acontece nesta quarta-feira, a mídia estatal norte-coreana advertiu várias vezes que e os EUA não pararem de exigir que a Coreia do Norte desmantele unilateralmente seu arsenal nuclear, o comunicado firmado à época pode perder o sentido s.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Korea

Cities: Washington, Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Um ano após domo, Trump e Kim vivem impasse diplomático apesar de ‘carta linda’
>>>>>Trump vê ‘boas chances’ de que um acordo de imigração seja firmado com México – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Mnuchin diz que Trump pode aliviar restrições à Huawei se negociações comerciais avançarem – June 09, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Setor agrícola dos EUA está decepcionado com plano tarifário de Trump, diz autoridade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump promete acordo comercial pós-Brexit ‘fenomenal’ ao Reino Unido e solução para caso Huawei – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Citando tensões comerciais, FMI corte previsão de crescimento da China em 2019 a 6,2% – June 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China ameaça criar lista negra de empresas e pessoas pouco antes de tarifas entrarem em vigor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Tarifas retaliatórias da China sobre produtos dos EUA entra em vigor em meio a impasse – May 31, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China diz que provocar disputas comerciais é ‘puro terrorismo econômico’ – May 30, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Guerra comercial tem impacto limitado sobre os mercados financeiros da China, diz regulador – May 27, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall Street recua com tensões comerciais alimentando temores de desaceleração – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mirando a China, Pentágono apresenta novo relatório sobre terras raras – May 29, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China está pronta para retaliar EUA usando terras raras, dizem jornais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Tarifas retaliatórias da China sobre produtos dos EUA entram em vigor em meio a impasse – May 31, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Exportações da China crescem apesar de tarifas dos EUA, mas importações têm maior queda em 3 anos – June 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Citando tensões comerciais, FMI corta previsão de crescimento da China em 2019 a 6,2% – June 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Importadores chineses preparam pedidos de isenção de tarifas sobre produtos dos EUA – June 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Tarifas sobre importações da China não estão elevando a inflação nos EUA, diz Trump – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 194 0 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, O próprio Trump: 1, o presidente Donald_Trump: 1, Trump: 4, o presidente Trump: 1
2 o México 50 80 PLACE 6 O México: 1, o México: 5
3 Steven Mnuchin 0 0 PERSON 6 Mnuchin: 4, Steven_Mnuchin (apposition: O secretário de o Tesouro_dos_Estados_Unidos): 1, (tacit) ele/ela (referent: Mnuchin): 1
4 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 6 ambos (referent: os Estados_Unidos): 1, os Estados_Unidos: 5
5 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
6 Washington 0 55 PLACE 4 Washington: 4
7 tarifas 60 0 NONE 4 tarifas: 3, as tarifas: 1
8 nós 25 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
9 Kim Jong Un 0 0 PERSON 4 Kim_Jong_Un (apposition: o líder de a Coreia_do_Norte): 1, Kim_Yong_Chol: 1, Kim: 1, o líder Kim_Jong_Un: 1
10 os EUA 0 0 PLACE 4 os EUA: 3, (tacit) eles/elas (referent: os EUA): 1