Varejo e serviços sustentam atividade e economia brasileira aumenta 0,47% em agosto, declara BC

Por: SentiLecto

– Faz 2 meses, os setores de varejo e serviços sustentaram a economia de Brasil e auxiliaram a atividade a aumentar acima do esperado no fase, porém a retomada segue em ritmo lento em meio à instabilidade provocada pelas incertezas com as evotaçõespresidenciais. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central , espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto divulgado nesta segunda-feira, registrou alta de 0,47 por cento em agosto na comparação com julho, segundo dado dessazonalizado divulgado nesta quarta-feira. A performance ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,25 por cento e marca o terceiro mês seguido de progressão. “Esse resultado e outros indicadores de atividade divulgados anteriormente propõem um crescimento do PIB do terceiro trimestre superior ao esperado anteriormente. Assim, revisamos a nossa estimativa para o PIB do fase, de 0,3 por cento na margem para 0,5 por cento”, declarou o Bradesco em nota. Entretanto, o IBC-Br, que “Apesar da moderada recuperação da atividade em julho e agosto, nesse estágio do ciclo a dinâmica ainda é fraca e a economia opera com alto grau de ociosidade em termos de uso dos recursos”, assinalou em relatório o diretor de pesquisa econômica do Goldman Sachs, Alberto Ramos, de agosto também realça a morosidade da economia, uma vez que o índice retardou após progressões de 3,45 por cento em junho –resultado provocado pela recomeçada após forte queda no mês anterior devido à greve dos caminhoneiros– e de 0,65 por cento em julho. Faz 1 ano, em a comparação com agosto de 2017, o IBC-Br registrou crescimento de 2,50 por cento e em o acumulado teve alta de 1,50 por cento, segundo o BC. Em agosto, tanto as vendas varejistas quanto o volume de serviços ampliaram acima do esperado e tiveram os melhores resultados para o mês em vários anos, com altas de 1,3 por cento e 1,2 por cento, respectivamente, de acordo com dados do IBGE. Os números, entretanto, não mencionam uma aceleração desses setores, em meio a um ambiente no país marcado por fortes incertezas com as votações presidenciais e o desemprego aumentado, o que vem prejudicando tanto o consumo quanto o ímpeto de investimento dos empresários. Faz 2 meses, esses fatores, inclusive, pressionaram a produção industrial a uma contração imprevista de 0,3 por cento em a comparação com o mês anterior. Recentemente o BC piorou sua projeção de crescimento da economia de Brasil para 1,4 por cento neste ano, e calculou aceleração para 2,4 por cento no ano que vem. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento preveem uma elevação de 1,6 por cento do PIB neste ano e de 2,5 por cento no ano que vem. Enquanto isso, a projeção mais recente de economistas escutados pela pesquisa Focus, feita semanalmente pelo BC, é de que o PIB aumentará 1,34 por cento em 2018 e 2,5 por cento em 2019.

Faz 1 mês, os custos de importados de os EUA subiram acima do esperado, em meio a a ampliação em os custos de energia, mas excluindo os combustíveis ficaram inalterados.Economistas consultados pela Reuters calculavam que os custos de importação subissem 0,2 por cento em setembro.As vendas no varejo nos Estados Unidos tiveram uma vez que a maior queda compensou a recuperação de as compras de veículos em os gastos com restaurantes e bares em quase dois anos, leve alta em setembro.- O Índice de Preços ao Consumidor Semanal registrou alta de 0,52 por cento na segunda quadrissemana de outubro, sobre 0,53 por cento na primeira leitura do mês, informou a Fundação Getulio Vargas nesta terça-feira. Nesta leitura, o destaque ficou com o grupo Habitação, que progrediu 0,10 por cento, de ampliação de 0,23 por cento no levantamento anterior.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Varejo e serviços sustentam atividade e economia brasileira aumenta 0,47% em agosto, declara BC
>>>>>Preços de importados nos EUA sobem 0,5% em setembro com alta de combustível – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Vendas no varejo dos EUA aumentam menos que o esperado em setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>IPC-S avança 0,52% na 2ª quadrissemana de outubro, diz FGV – October 16, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ibovespa avança com noticiário eleitoral e NY no radar – October 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ibovespa sobe cerca de 4% em dia com volume expressivo após Bolsonaro forte no 1º turno – October 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ibovespa sobe mais de 4% em pregão com volume recorde, após Bolsonaro forte no 1º turno – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ibovespa fecha em alta de 4,7%, com volume recorde, após Bolsonaro forte no 1º turno – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 por_cento 0 0 NONE 10 0,10 por_cento: 1, 2,5 por_cento: 1, 2,4 por_cento: 1, 0,2 por_cento: 1, 0,53 por_cento: 1, 0,65 por_cento: 1, 1,4 por_cento: 1, 1,34 por_cento: 1, 0,5 por_cento: 1, cento_e_1,2 por_cento: 1
2 BC 0 0 ORGANIZATION 5 o BC: 2, o Bc: 2, (tacit) ele/ela (referent: o BC): 1
3 comparação 0 0 NONE 3 a comparação: 3
4 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
5 meio 0 0 NONE 3 meio: 3
6 o PIB 0 0 OTHER 3 o PIB de o período de 0,3 por_cento: 1, o PIB: 1, (tacit) ele/ela (referent: o PIB de o período de 0,3 por_cento): 1
7 vendas 0 0 NONE 3 As vendas: 1, as vendas varejistas: 2
8 incertezas 80 140 NONE 2 fortes incertezas: 1, as incertezas: 1
9 nossa estimativa 0 130 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: nossa estimativa): 2
10 Habitação 50 0 ORGANIZATION 2 o grupo Habitação: 2