Wall Street recua com saída de Tillerson e preocupações sobre novas tarifas

Por: SentiLecto

Os principais índices de Wall Street caíram nesta terça-feira, com a demissão do Secretário de Estado dos Estados Unidos Rex Tillerson e a chance de tarifas complementares sobre importações dos EUA contra a China pressionando ações em diversos setores.

O Dow Jones caiu 0,68 por cento, a 25.007 pontos, o S&P 500 perdeu 0,64 por cento, a 2.765 pontos, e o Nasdaq recuou 1,02 por cento, a 7.511 pontos.

O presidente Donald Trump demitiu Tillerson após uma série de divergências públicas sobre temas incluindo Coreia do Norte e Rússia. Trump designou Mike Pompeo visto como leal ao presidente, para trocar Tillerson. Mike Pompeo é o diretor da CIA.

Antes das notícias que saíram da Casa Branca na última hora e meia da sessão, o S&P havia se movido em zigue-zague em uma faixa apertada entre território positivo e negativo, com investidores incertos sobre o que Trump declararia.

Na quarta-feira 21 de fevereiro os mercados dos Estados Unidos haviam fechado em queda após uma sessão movimentada nesta quarta-feira, após a divulgação da ata da reunião de janeiro do Federal Reserve impulsionar os rendimentos dos Treasuries de 10 anos para uma alta de quatro anos. O Federal Reserve é banco central dos Estados Unidos.

Para comandar a CIA, o presidente mencionou Gina Haspel, a vice-diretora da agência.

John Carey, gestor de portifólio da Amundi Pioneer Asset Management declarou: “Em qualquer momento em que há mudanças, investidores ficam nervosos”. “Eles precisam voltar à prancheta de dilustraçãopara descobrir quais podem ser as implicações.”

Ainda assim, declarou Carey, pelo menos os mencionados para liderar o Departamento de Estado e a CIA são nomes familiares.

Ele declarou: “Eu não acho que quando as pessoas refletirem sobre as qualificações das pessoas que estão assumindo as posições, nenhuma das mudanças provocará problemas ao mercado”.

Os índices dos EUA aprofundaram as perdas após o site Politico reportar que um pacote de tarifas mirando 30 bilhões de dólares ao ano em importações de China pode ser exibido tão cedo quanto na próxima semana.

“É uma abordagem mais suave à ideia do que a reação original de ‘o céu está caindo’ na semana passada, quando pareceria que seria geral, sem qualquer ‘se, e ou mas’ e todo mundo seria arruinado”, declarou ele.

“Isso pode estar atrapalhando,” declarou Bryan Novak,diretor sênior da Astor Investment Management. “Não olha para um vácuo, quando você olha para as tarifas. Você olha para o que ocorre depois . Vale observar um pouco mais, para ver o que segue do nosso lado e do lado deles, mas pode haver ansiedade ao redor disso”.

Robert Phipps, diretor da Per Stirling Capital Management declarou: “As grandes multinacionais, as companhias industriais do mundo estão padecendo com a preocupação de que serão alvo de sanções de vingança”.O comunicado deduziu: “Ambos os presidentes condenaram contundentemente o regime al Assad, sua patrocinadora Rússia e o Irã pelas barbaridades que cometeram, inclusive o bombardeio do leste de Ghouta”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Russian Federation, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Wall Street recua com saída de Tillerson e preocupações sobre novas tarifas
>>>>>Wall St fecha em alta após Trump suavizar plano de tarifas – March 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Wall St fecha em alta mesmo com predomínio de preocupações sobre guerra comercial – March 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Índices registram queda na semana com temores sobre guerra comercial – March 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Resposta firme da Europa não deve levar a uma guerra comercial com Trump – March 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump reúne-se com executivos de aço e alumínio em meio a rumores sobre tarifas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que EUA vão impor tarifas de 25% para aço e de 10% para alumínio na próxima semana – March 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>UE promete resposta firme contra tarifas de importação de aço e alumínio dos EUA – March 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Diretor da OMC faz raro alerta para risco de guerra comercial após anúncio dos EUA – March 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>UE adverte que poderá retaliar caso os EUA imponham tarifas sobre aço e alumínio – March 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EU avalia sobretaxar cerca de US$3,5 bi de importações dos EUA em retaliação comercial, dizem fontes – March 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Indústria siderúrgica alemã pede para UE lutar contra tarifas de importação dos EUA – March 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China alerta que não cruzará os braços caso EUA iniciem guerra comercial – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Berlim vê protecionismo dos EUA como equivocado e rejeita guerra comercial – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Alemanha diz ter sérias preocupações com renúncia de assessor econômico do governo Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>UE e FMI alertam Trump sobre guerra comercial e China leva preocupações à OMC – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Dow Jones e S&P caem motivadas por tarifas enquanto tecnologia impulsiona Nasdaq – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump diz a Macron que suas tarifas são “necessárias e apropriadas” – March 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Taxação de aço e alumínio planejada por Trump é muito ampla, diz presidente da Câmara dos EUA – March 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Governo dos EUA se dispõe a isentar mais países de tarifas sobre aço – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 70 NONE 5 (tacit) eu: 4, Eu: 1
2 Bryan Novak 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Bryan_Novak): 4, Bryan_Novak: 1
3 Donald Trump 80 0 PERSON 3 O presidente Donald_Trump: 1, Trump: 2
4 pontos 0 0 NONE 3 7.511 pontos: 1, 2.765 pontos: 1, 25.007 pontos: 1
5 por_cento 0 0 NONE 3 0,64 por_cento: 1, 1,02 por_cento: 1, 0,68 por_cento: 1
6 você 0 0 NONE 3 você: 1, Você: 1, (tacit) você: 1
7 atrocidades 0 160 NONE 2 atrocidades: 2
8 investidores 0 140 NONE 2 investidores incertos: 1, investidores: 1
9 Carey 0 0 PERSON 2 ele (referent: Carey): 1, Carey: 1
10 SeP 0 0 ORGANIZATION 2 o SeP: 2