‘Cidade das Luzes’ mergulha em sombria afliçãozinha com incêndio em Notre Dame

Por: SentiLecto

Enquanto um imenso incêndio arruinava a catedral de Notre Dame em Paris, parisienses angustiados e turistas atônitos observavam descrentes nesta segunda-feira , um dos monumentos mais amados do mundo.

O ator e diretor Michel Melamed também utilizou a rede social de fotografias para demonstrar seu terror sobre o incêndio. O namorado de Letícia Colin publicou uma imagem do fogo que atinge a igreja e escreveu somente um palavrão.Já Antonia Morais, que está na França, em Paris, registrou durante um passeio o incêndio na Catedral de Notre-Dame. Acompanhada do noivo, Wagner Santisteban, ela se espantou com a quantidade de fogo e declarou que “a cidade está um caos”. A filha de Gloria Pires também filmou as chamas e se assustou com a fumaça que saia do local

Milhares de observadores e margens de o rio Sena foram aglomerados em as pontes , conservados em a distância por um cordão de isolamento montado por a polícia, enquanto as chamas engoliam o teto de a catedral.Elizabeth Caille, de 58 anos, que mora perto da catedral declarou: “Estou devastada”. “É um emblema parisiense. É um emblema da Cristandade. É todo um mundo que desaba.”

Com o cair da noite na capital francesa, as chamas laranjas que se levantavam do coração da catedral do século 12 arremessavam uma luminosidade assustadora sobre os vitrais e as torres de rocha.

Na sua vez, o presidente Emmanuel Macron cancelou um pronunciamento que teria que fazer à nação na noite desta segunda-feira. Uma autoridade presidencial declarou que ele vai ir ao local do incêndio.

Enquanto digeriam a escala do desastre, observadores embasbacados permaneciam imóveis , questionando se a catedral iria sobreviver à noite enquanto nuvens de fumaça se edisseminavampelo céu.Alguns estavam visivelmente emocionados.

Por outro lado, um grande pilar de fumaça foi disseminada por a cidade, e as cinzas cobriram uma área extensa.

Samantha Silva, de 30 anos, com lágrimas escorrendo de seus olhos enquanto contava que sempre trazia os amigos em visita a Paris para conhecer a catedral declarou: “Jamais será a mesma”.

Construída ao longo de um século com começo a o redor de 1160 , os historiadores consideram Notre Dame como um de os melhores exemplares de a arquitetura gótica francesa.

Notre Dame sobreviveu ao saque durante um motim de huguenotes no século 16, à pilhagem durante a Revolução Francesa nos anos 1790 e à oedescuidoarcial até a publicação do romance “O Corcunda de Notre Dame”, em 1831, que trouxe renovado interesse pela catedral e levou a uma grande obra de restauro incomeçadam 1844.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: France

Cities: Paris

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Cidade das Luzes’ mergulha em sombria afliçãozinha com incêndio em Notre Dame
>>>>>Incêndio atinge Catedral de Notre-Dame, em Paris – April 15, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Famosos lamentam incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris – April 15, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Famosos lamentam incêndio e mostram suas fotos na Catedral de Notre-Dame, em Paris – April 15, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 chamas 0 0 NONE 4 as chamas: 2, as chamas laranjas: 2
2 incêndio 40 50 NONE 3 um imenso incêndio: 1, o incêndio: 2
3 Notre Dame 0 0 PERSON 3 Notre_Dame: 2, (tacit) ele/ela (referent: Notre_Dame): 1
4 Paris 0 0 PLACE 3 Paris: 3
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 mundo 0 140 NONE 2 todo um mundo: 2
7 Wagner Santisteban 0 80 PERSON 2 Wagner_Santisteban: 1, ela (referent: Wagner_Santisteban): 1
8 cidade 30 0 NONE 2 a cidade: 2
9 Antonia Morais 0 0 PERSON 2 Antonia_Morais: 2
10 Corcunda de Notre Dame 0 0 ORGANIZATION 2 O Corcunda_de_Notre_Dame: 2