Delegado considera entrar no ‘BBB 19′ para interrogatório sobre intolerância religiosa

Por: SentiLecto

Faz 1 mês, preliminarmente por intolerância religiosa, o delegado de a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro, Gilbert Stivanello, alegou que considera entrar em a casa para interrogatório, depois de receber imagens com falas de participantes de o BBB 19 investigados.

— Após ver as imagens com cuidado, se eu tiver alguma dúvida se uma determinada fala se a proferiu em tom de opinião ou deboche, posso requerer o interrogatório. Uma coisa é falar que tem medo de determinada religião, que é uma opinião pessoal, outra é debochar — cogita o delegado.

Noitificada, a TV Globo enviou os vídeos solicitados para serem analisados, como adiantou com exclusividade o EXTRA, no início da tarde de quinta-feira . À noite, durante o programa ao vivo, Tiago Leifert confirmou a informação.

— O programa ainda vai tardar a concluir, e a delegacia não pode ficar dois meses parada em função da programação. Se a emissora puder nos receber, ótimo. Do contrário, a pessoa tem que atender a justiça e isso poderia provocar a expulsão — antecipa Gilbert Stivanello, que não informou o nome do único investigado, apesar de Paula e Maycon serem os confiandos que mais falam criticamente sobre religiões de matriz africana.

Na sua vez, esta não é a primeira polêmica que Maycon se envolve no programa. Ao relembrar uma história de infância, o vendedor de queijos declarou que já amarrou bombinhas no rabo de um gato, assim como já colocou fita adesiva para que o animal caminhasse em círculo. Famosos se revoltaram e consideraram o feito como uma agressão a animais.

Na sábado 02 de fevereiro uma das figuras mais marcantes do “Big Brother Brasil 19”, Paula não passava despercebida nem se desejar. Seja por seu silêncio observador ou por suas declarações, ela sempre era tema na casa. Nas redes sociais não era diferente. Quando o tom da voz de Finlandia não era motivo de chacota, as opiniões polêmicas e questionáveis faziam a web tremer. Essa semana, ela havia estado entre os temas mais comentados no Twitter, com a hashtag #PaulaRacista. Mas e aí, Paula era ingênua ou se fazia de sonsa para declarar o que pensava?

O inquérito preliminar na Decradi iniciou após Paula e Maycon a criticar religiões de matriz africana, que Rodrigo e Gabriela se identificam. Além do procedimento de Polinesia Francesa, o vereador e ex-secretário estadual de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes , informou a distrital reforçando a necessidade da investigação para investigar o caso.

— Se a Decradi não tomar providências, faremos uma representação direta ao Ministério Público — adianta o vereador, reconhecido militante pela tolerância religiosa.

O vereador faz uma ponderação e alega que, assim como os participantes do “BBB 19″, muitas pessoas não se dão conta da gravidade do que estão falando. Mas, de qualquer forma, evidencia ele, é preciso esses atos tenham consequências legais.

“Oi pessoal, aqui é a mãe do Maycon. Eu estou pedindo, gente, encarecidamente. As pessoas que estão caluniando meu filho, por favor, ele não fez nada disso. Ele é menino humilde, bom. Compreendam isso”, declarou Rozana.

— Pode ser uma simples observação, mas que perpetua o preconceito. É importante reforçar o papel institucional da Decradi, mas acompanharemos o caso. Se começar a denunciar, as pessoas vão praticar menos crimes como esse.

Para o professor de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pastor presbiteriano, Alexandre Marques, as observações podem ser considerados discriminatórios.

— Qual a significação de Jesus numa fala dessas? Sem dúvida não é o Jesus bíblico. Não é necessário instituir concorrência e bastante menos instituir demonizações para enaltecer Jesus — alega o professor e religioso ao O GLOBO, que adiciona: — São frases racistas. Duvido que tivessem feito essa relação, se eles fossem brancos, de olho claro e adeptos do budismo, que também invoca antepassados.

Rodrigo França, segundo parentes, é budista, mas foi instituído em uma família começada no candomblé, e costuma explicar a religião de matriz de Afragola a outros participantes. Para o babalaô Ivanir do Santos, essa espécie de episódio não pode ser deixado de lado.

— O fato de estarem participando de um reality show não os isenta de responder por falas racistas. Cabe ao Ministério Público abrir uma ação civil de maneira imediata. Tem uma particularidade no Brasil de as pessoas acharem que racismo é brincadeira. Mas não é. É injúria — critica ele, também em entrevista ao O GLOBO.

Para Sonia Maria Giscomini, professora de Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do RJ, o preconceito com religiões de matriz de Afragola é histórico:

Procurada, a TV Globo ainda não se demonstrou.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Delegado considera entrar no ‘BBB 19′ para interrogatório sobre intolerância religiosa
>>>>>Mãe de Maycon, do ‘BBB 19′, o defende de acusações de intolerância religiosa: ‘Não é preconceituoso’ – February 12, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>’BBB 19′: Maycon é acusado de intolerância religiosa ao falar de Gabriela e Rodrigo – February 11, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>’BBB 19′: Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância abriu inquérito para apurar racismo no reality – February 11, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>BBB 19: ‘Tenho medo do Rodrigo, ele fala de Oxum. Nosso Deus é maior’, diz Paula – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>BBB 19: ‘O que eu não gosto é gay escandaloso’, diz Diego a Paula e Hari – February 09, 2019 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’BBB 19′: Danrley e Elana disputam liderança da casa com Diego e Maycon – February 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’BBB 19′: Diego chama Rízia para conversa, e ela diz: ‘Não gosto de fofoca’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’BBB 19′: Placa de gesso cede na casa, mas reparo já foi feito – February 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’BBB 19′: Prova de resistência exige equilíbrio e concentração – February 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’BBB 19′: namorada de Diego sofre com repercussão do programa: ‘Optei por me afastar’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>’BBB 19′: Globo se posiciona sobre caso de investigação de intolerância religiosa – February 12, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>’Hariany não compactua com valores de Paula’, diz madrinha de goiana – February 10, 2019 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>BBB 19: Hana deve ser eliminada do programa nesta noite, aponta enquete – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mais do que matriarcado, BBB19 está virando o ‘Paula & Hari Show’ – February 08, 2019 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’BBB 19′: Preta Gil, Luisa Mell e Clau declaram torcida para Hana – February 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’BBB 19′: Hana é eliminada com 47,98% em disputa acirrada com Hariany – February 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’BBB 19′: ‘Sombra de racista’, ‘falsihana’ e ‘planta’, veja os motivos citados para eliminarem Hariany, Hana e Rízia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>BBB 19: Carolina é a líder da semana; Alan manda Hariany para o seu terceiro paredão – February 01, 2019 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 5 eu: 1, (tacit) eu: 3, Eu: 1
2 Paula 0 0 PERSON 4 ela (referent: Paula): 1, Paula: 3
3 era 0 0 NONE 3 era assunto: 1, era: 1, era diferente: 1
4 preconceito 0 140 NONE 2 o preconceito: 2
5 vereador 100 0 NONE 2 O vereador: 1, o vereador: 1
6 nós 80 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
7 Alexandre Marques 0 0 PERSON 2 Alexandre_Marques: 1, (tacit) ele/ela (referent: Alexandre_Marques): 1
8 Decradi 0 0 ORGANIZATION 2 a Decradi: 2
9 Delegacia de Crimes Raciais 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ela (referent: a Delegacia_de_Crimes_Raciais): 1, (tacit) ele/ela (referent: a Delegacia_de_Crimes_Raciais): 1
10 França 0 0 PLACE 2 (tacit) ele/ela (referent: França): 1, França: 1