Por que Madonna ainda é a mulher mais importante do pop?

Por: SentiLecto

Faz 36 anos, quando ela surgiu, ninguém deu muita bola para Madonna. Nem mesmo sua gravadora: a cantora não aparece na capa de seu primeiro single, “Everybody”. Um início curioso para uma carreira em que a imagem seria tão importante quanto a música.

Caso alguém tenha, em uma fotografia, a cantora, compositora, atriz, diretora e mãe de seis filhos segurava um cartaz declarando “A Rainha”, escrevendo “ esquecido!” junto à hashtag #birthday.

Na quarta-feira 25 de julho Ninguém desejava ser tachado de homofóbico. Nem mesmo quem dizia claramente sua intolerância aos homossexuais. Os preconceituosos tentavam se disfarçar utilizando frases como “não consentia com a prática do homossexualismo ”, ou a já clássica “ tenho até amigos gays”.

Dois anos depois, mesmo com dois álbuns explodidos no planeta completo, Madonna ainda não era levada a sério. A revista “Veja” publicou naquela época uma matéria comparando-a com Cyndi Lauper, uma habilidade que teria vindo para ficar. Madonna, ao contrário, só teria mais uns meses de celebridade e olhe lá.

Cyndi Lauper ainda está por aí, gravando discos esporádicos e trabalhando como atriz de teatro. Jamais mais repetiu o êxito da década de 1980. Madonna, por outro lado, aumentou a ponto de ser a única mulher a entrar para o panteão dos gigantes do pop e do rock. Um clube rarefeito que combina vendagens, longevidade e influência cultural, e onde estão nomes como Elvis Presley, David Bowie, Michael Jackson e os Beatles.

Nesta quinta , Madonna completa 60 anos. Ela não é a primeira estrela do pop moderno a atingir tal marca ainda em atividade. Faz 9 anos, a lendária Tina Turner chegou a os 60, e comemorou a proeza com uma turnê global. Mas Tina não arremessa um álbum de inéditas desde 1999, e vive hoje semi-reclusa em sua casa na Suíça. Por mais glórias que tenha acumulado em sua longa carreira, não tem o protagonismo de Madonna.

Na sua vez, utilizando a hashtag #MadonnaAt60 nas redes sociais, fãs jovens e velhos –e até mesmo alguns famosos– mandaram mensagens de parabéns à estrela, conhecida por se reinventar repetidamente durante sua carreira de 35 anos

Mas por que Madonna é tão importante? Sua música é boa, mas não é revolucionária. Ela não abriu novos horizontes sonoros, como seu conterrâneo Prince . Mas Madonna sempre esteve entre as primeiras a aderir às inovações. E, com seu faro comercial, trouxe para o “mainstream” o que estava rolando nas margens da cultura, como a dança vogue dos gays de Nova York ou as experimentações eletrônicas do underground londrino.

O que modificou Madonna em um ícone foi sua atitude. Ela sempre se colocou como uma mulher no controle de sua própria narrativa. Sem o menor pudor de ser ambiciosa, nem de sentir prazer com o sexo. Mudou de aparência incontáveis vezes, mas jamais mudou sua mensagem. Desde os primórdios, esta continua a mesma: “eu sou tão fabulosa quanto desejo ser, e você pode ser também”.

Décadas depois, Lady Gaga reformulou a proposta, dizendo a seus seguidores que eles não precisavam mais ser fabulosos para serem amados. Faz 7 anos, mas a carreira de Gaga desandou, quando, inconscientemente ou não, ela atravessou uma linha com a musiquinha ” Born This Way “, um quase-plágio de um hit de Madonna de 1989, ” Express Yourself “. Desde então, suas vendas caíram e sua imagem desbotou; se a vê não é mais vista como uma ameaça a o reinado de Madge.

Quem é, então? No momento, Madonna tem somente uma adversária à sua altura: Beyoncé, que aaumentouo discurso de empoderamento da colega redirecionando-o para as mulheres negras. Mas a própria Bey já declarou que aprendeu bastante com Madonna – inclusive, a utilizar a mídia em vantagem própria.

Tony Goes tem 56 anos. Faz 7 meses, nasceu em o Rio, mas vive em São Paulo desde pequeno. Já escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. E atualiza diariamente o blog que leva seu nome: tonygoes.blogspot.com

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Por que Madonna ainda é a mulher mais importante do pop?
>>>>>Fãs homenageiam Madonna com fotos e músicas para marcar 60 anos – August 16, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Madonna 0 0 PERSON 15 Madonna: 9, Ela (referent: Madonna): 1, (tacit) ele/ela (referent: Madonna ao_contrário e): 2, (tacit) ele/ela (referent: Madonna): 2, Madonna ao_contrário e: 1
2 eu 200 0 NONE 9 (tacit) eu: 7, eu: 2
3 Ninguém 0 0 PERSON 4 Ninguém: 2, ela (referent: Ninguém): 1, (tacit) ele/ela (referent: Ninguém): 1
4 Tony Goes 0 0 PERSON 4 Tony_Goes tem 56 anos: 1, (tacit) ele/ela (referent: Tony_Goes tem 56 anos): 3
5 Tina Turner 140 0 PERSON 3 A lendária Tina_Turner: 1, Tina: 1, (tacit) ele/ela (referent: A lendária Tina_Turner): 1
6 talento 180 0 NONE 2 um talento: 2
7 música 80 0 NONE 2 Sua música: 1, música: 1
8 Beyoncé 0 0 PERSON 2 Beyoncé: 2
9 Cyndi Lauper 0 0 PERSON 2 Cyndi_Lauper: 2
10 um começo curioso para uma carreira 0 0 NONE 2 Um começo curioso para uma carreira: 2