Análise: Entrave pode pôr “pá de cal” no Cariocão

Por: SentiLecto

O impasse entre Flamengo e Globo pode, em o fim de as contas, ser um bom argumento para ambos Campeonato Carioca for livrado de um incômodo chamado . A permanecer essa queda de braço dos dois lados, o destino para o Estadual do Rio de Janeiro é diminuir de protagonismo até minguar.

Além de não desejar mudar a norma de divisão de receita só para o Flamengo, a Globo teme que, ao ceder para o clube, haja um motim de outras equipes por todo o país. Os direitos sobre o PPV dos Estaduais jamais entraram em debate pelo lado dos clubes, que em geral têm optado por fazer uma negociação separada com a emissora dependendo do poder de barganha que têm .

Na sexta-feira 27 de dezembro sim, talvez sejam os bons ventos que sempre sopravam nesta época do ano, mas a resolução da Globo de dar prioridade ao que realmente importava no Paulistão não deixava de ser uma boa notícia no médio prazo.

Os argumentos utilizados pelos dois lados para justificar o impasse na negociação dos direitos de mídia são válidos. Já que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro não é competente o suficiente para ser quem negocia a competição com a mídia, o Flamengo assume para si o papel de olhar apenas para o seu negócio. E, aí, faz todo sentido desejar mais da TV do que os outros times do campeonato.

Do outro lado, a Globo também apela para a divisão mais igualitária de receita, argumentando que um Estadual mais justo no orçamento traz, de certa maneira, maior equilíbrio técnico, o que amplia a imprevisibilidade do resultado e, com isso, aumenta o interesse pelo torneio.

O problema é que, na prática, essa discussão já nasce completamente viciado. Em termos de arrecadação, o Flamengo não precisa do Estadual do jeito que é hoje. E, para a Globo, é melhor negócio deixar de gastar centenas de milhões de reais com os Estaduais no início do ano para investir em um Campeonato Brasileiro mais fortalecido.

Na sua vez, na visão do Flamengo, a receita de PPV da Globo entre os meses de janeiro e abril é fruto da existência dos Estaduais. Como a emissora detém os direitos sobre a maioria dos torneios, ela negocia o pacote de assinatura do Premiere anualmente para os clubes, mesmo tendo somente o Estadual como atrativo no começo do ano.

Foi essa queda de braço com o Athletico-PR no Campeonato Paranaense que fez a emissora desistir da competição. E, a julgar pelo rumo que as negociações têm tomado no Rio, deve encarnar o mesmo fim para o Campeonato Carioca. Se a Globo desejar, porém, com uma grande diferença: ela tem força para mexer no Brasileirão e sepultar de vez os Estaduais dentro do calendário já apertado. E, aí, outras companhias de mídia, como o DAZN, que resgatou neste ano o Paranaense, vão ter obstáculo para travar essa mudança.

No mundo bem dirigido do futebol, os clubes compreendem que precisam negociar em bloco os direitos de mídia. E sabem que é preciso ter uma divisão mais justa de receita para melhorar o produto como um todo e ganhar mais dinheiro no fim das contas.

Fonte: maquinadoesporte-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Análise: Entrave pode pôr “pá de cal” no Cariocão
>>>>>Verba do pay-per-view trava Flamengo no Estadual – January 21, 2020 (maquinadoesporte-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Globo 0 0 ORGANIZATION 6 Globo: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Globo): 1, a Globo: 4
2 E aí outras empresas de mídia como o DAZN 0 80 ORGANIZATION 5 E aí outras empresas de mídia como o DAZN: 2, (tacit) eles/elas (referent: E aí outras empresas de mídia como o DAZN): 3
3 Estadual 75 0 ORGANIZATION 3 o Estadual: 1, um Estadual mais justo: 1, o Estadual de o jeito: 1
4 Flamengo 0 0 ORGANIZATION 3 o Flamengo: 2, Flamengo: 1
5 clubes 0 0 NONE 3 os clubes: 3
6 a decisão de a globo de dar prioridade a o 220 80 NONE 2 a decisão de a Globo de dar prioridade a o: 2
7 direitos 160 25 NONE 2 os direitos: 1, Os direitos: 1
8 ventos 160 0 NONE 2 os bons ventos: 2
9 Campeonato Paranaense 0 0 ORGANIZATION 2 o Campeonato_Paranaense: 2
10 barganha 0 0 NONE 2 barganha: 2