Com finais na Europa, Premier League reforça domínio financeiro

Por: SentiLecto

Liverpool, Tottenham, que ao ler os nomes destes quatro clubes, qualquer um enviaria à Premier League, certo, Chelsea e Arsenal. ? Pois é. Na atual temporada, no entanto, pode-se aumentar o leque e declarar que, ao mencionar estes quatro times ingleses, o fã de futebol refere-se também às duas principais competições europeias de clubes.

Em 1 mês, Liverpool e Tottenham vão fazer a final de a Liga dos Campeões da Uefa ° de junho. Já Chelsea e Arsenal vão disputar o título da Liga Europa três dias antes.

Na marca da cal, os Diabos Vermelhos venceram por 6 a 5. Depois de Cristiano Ronaldo desperdiçar sua cobrança para o United, o zagueiro e capitão John Terry pôde dar o título para o Chelsea, mas escorregou e acertou a trave. Se decidiu o título a favor de Van der Sar em a cobrança de Anelka.De todas as partidas, 170 foram válidas pelas competições locais e se disputou o clássico somente duas vezes em o contexto europeu.

Na quarta-feira 01 de maio o Arsenal, que dificilmente conseguiria se classificar à Liga dos Campeões pela Premier League, e encaravao jogo de ida das semifinais da Liga Europa contra o Valencia, nesta quinta-feira, como a última possibilidade de conseguir disputar a maior competição continental na próxima temporada.

Pela primeira vez na história, quatro clubes de um mesmo país decidem o título das principais competições da Europa. O feito inédito também auxilia a explicar, dentro de campo, o êxito que a Premier League tem fora das quatro linhas.

Na última edição do Deloitte Football Money League, estudo sobre as finanças do futebol feito pela consultoria Deloitte, dos 24 clubes de maior receita do futebol global, 12 são ingleses. Exatamente metade. E entre eles estão até alguns de pouca expressão no cenário europeu, como Everton, Leicester, Southampton e Crystal Palace.

São nada menos que seis ingleses: Manchester United , Manchester City , Liverpool , Chelsea , Arsenal e Tottenham , justamente o tão falado “Big Six” do futebol de Inglaterra, se a lista for restrita ao Top 10. Apesar da liderança dos espanhóis Real Madrid e Barcelona, o predomínio britânico é evidente. Enquanto United e City caíram somente nas quartas de final da Liga dos Campeões, quatro deles estão nas finais continentais.

Faz 1 mês, por outro lado, Josep Guardiola foi eleito em esta o melhor treinador de o mês de abril em o Campeonato Inglês, a segunda vez que recebe o prêmio em esta temporada e a sétima em a carreira. Josep Guardiola é o técnico do Manchester City.

Fotografia: Reprodução

As receitas englobam direitos de TV, patrocínios e venda de ingressos. O valor chega a mais de € 4,25 bilhões, se forem adicionadas as dos 12 ingleses presentes entre os 24 da lista. Para se ter uma ideia, o país que fica mais perto é a Espanha, que tem três equipes da LaLiga na lista: Real Madrid , Barcelona e Atlético de Madrid . O valor dos três espanhóis adicionados alcança pouco mais de € 1,74 bilhão, quase duas vezes e meia a menos que os ingleses do ranking.

É emblemático o feito ocorrer 30 anos após a calamidade de Hillsborough, que matou 96 torcedores livonianos pisoteados por conta da superlotação do estádio que abrigava a semifinal inglesa. O evento foi um divisor de águas para o futebol de Inglaterra.

A partir daquele ano, a Inglaterra adotou severas medidas de aprimoramento de segurança em estádios e penalização a maus torcedores. Pouco a pouco, a Premier League foi se modificando num novo jeito de consumir futebol nas arquibancadas.

Faz 16 anos, quando por o bilionário de Rusia Roman Abramovich, o segundo salto ocorreu, se adquiriu o Chelsea depois. Os clubes começaram a receber investimentos privados e uma nova onda de crescimento ocorreu na liga de Inglaterra.

Isso se traduziu na ampliação significativa de receita com direitos de mídia da Premier League e numa divisão cada vez mais igualitária de recursos entre os clubes, visando o fortalecimento das equipes e a ampliação de competitividade dentro da liga.

O ano de 2019, porém, acaba com essa tese ao colocar, pela primeira vez, quatro times de um mesmo país nas resoluções das competições europeias. A Premier League é, atualmente, o melhor campeonato nacional de futebol do mundo. E a mudanças das finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa numa mini Premier League é a consagração disso.

Guardiola, que já havia sido eleito em fevereiro, está a um passo de governar o City ao título da Premier League. A equipe manchega chega à 38ª e última rodada com 95 pontos, um a mais que o Liverpool, vice-líder e único concorrente.

Fonte: maquinadoesporte-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United Kingdom, Spain

Cities: Liverpool, Leicester, Madrid, Barcelona

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Com finais na Europa, Premier League reforça domínio financeiro
>>>>>Guardiola é eleito o melhor técnico do Campeonato Inglês em abril – May 07, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Guardiola coloca Liverpool de Klopp entre seus dois melhores adversários – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>Liga dos Campeões terá primeira final inglesa desde 2008 – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>Relembre o retrospecto entre Liverpool e Tottenham, finalistas da Champions – May 08, 2019 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>Implacável fora, Ajax recebe Tottenham em vantagem nas semis da Champions – May 07, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Antes de decisão na Champions, Ajax conquista a Copa da Holanda – May 05, 2019 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>Neres comemora título e projeta duelo da Liga dos Campeões – May 06, 2019 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>Após título da Copa da Holanda, De Jong trata Champions com cautela – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>Liverpool faz 4-0 no Barcelona e vai à final da Champions – May 07, 2019 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Liverpool e Barça têm desfalques para jogo de volta da Liga dos Campeões – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>Klopp confirma ausências de Salah e Firmino contra o Barcelona – May 06, 2019 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>Milagre acontece, Liverpool goleia o Barça e vai à final da Liga dos Campeões – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>Ajax tenta segurar o Tottenham para assegurar vaga na final da Champions – (gazetaesportiva-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Premier League 0 0 ORGANIZATION 4 A Premier_League: 1, a Premier_League: 3
2 clubes 0 0 NONE 3 os clubes: 1, os 24 clubes: 1, Os clubes: 1
3 país 0 0 NONE 3 país: 1, o país: 2
4 Arsenal 0 150 ORGANIZATION 2 o Arsenal: 2
5 Liverpool 80 0 PLACE 2 (tacit) ele/ela (referent: Liverpool Tottenham que a o ler os nomes de estes quatro clubes qualquer um): 1, Liverpool Tottenham que a o ler os nomes de estes quatro clubes qualquer um: 1
6 Chelsea 0 0 ORGANIZATION 2 o Chelsea: 2
7 Chelsea e Arsenal 0 0 ORGANIZATION 2 Chelsea e Arsenal: 2
8 Guardiola 0 0 PERSON 2 Guardiola sido: 2
9 Real_Madrid e Barcelona 0 0 PERSON 2 Real_Madrid e Barcelona: 1, eles (referent: Real_Madrid e Barcelona): 1
10 a Espanha 0 0 PLACE 2 a Espanha: 2