Copa do Mundo: o que está em jogo na última rodada do período de grupos

Por: SentiLecto

De segunda até quinta-feira, os começos e os finais de tarde serão empolgantes na Copa 2018. Nestes horários, vão estar se definindo os classificados que faltam para as oitavas de final do mundial. Das 32 seleções que começaram a disputa no dia 14 de junho, seis já estão no segundo período. 18 seguem na briga por vaga. Outras oito somente satisfarão tabela e nos dias seguintes aos jogos já vão estar embarcando de volta pra casa para tentar regressar no Catar, em 2022. Cheque grupo por grupo, quem está na disputa:

Classificados: Rússia, Uruguai, França, Croácia, Bélgica e Inglaterra.Eliminados: Arábia Saudita, Egito, Marrocos, Peru, Costa Rica, Tunísia, Panamá e Polônia.

Foi o primeiro grupo a ser definido após duas rodadas. Rússia e Uruguai venceram as duas partidas que disputaram e mandaram Egito e Arábia Saudita, que nesta segunda, russos e uruguaios definem em confronto direto quem fica em primeiro e quem fica em segundo, mais cedo para a casa. Os anfitriões jogam pelo empate por terem melhor saldo de gols.

Classificados: Rússia e Uruguai.Eliminados: Arábia Saudita e Egito.Última rodada – 25/6 às 11hSamara – Rússia x UruguaiVolgogrado – Egito x Arábia Saudita

Na sua vez, após nove jogos, os cinco técnicos de Argentina na Copa da Rússia ainda não venceram

Na terça-feira 29 de maio a seleção de Mexico havia tido a posse de bola na maior parte do tempo, mas não havia conseguido vencer o amistoso contra País de Gales, de segunda-feira, na Califórnia, nos Estados Unidos, com o jogo concluindo empatado em 0 a 0.

Três times brigam por duas vagas. Para chegar às oitavas, a Espanha precisa de vtriunfosimples sobre o já esuprimidoMarrocos. Portugal e Irã fazem o outro jogo do grupo e os portugueses só precisam de um empate. Portugueses e iranianos se classificariam com um empate, caso Marrocos vença a Espanha por dois gols de diferença.

Classificados: nenhum.Eliminados: Marrocos.Na briga: Espanha, Portugal e Irã.Última rodada – 25/6 às 15hSaransk – Portugal x IrãKaliningrado – Espanha x Marrocos

Confirmando o favoritismo, a França venceu as duas primeiras partidas e se garantiu entre os 16 melhores da Copa. Do lado oposto, o Peru perdeu as duas e chega a última rodada sem possibilidade de se classificar. Dinamarca e Austrália brigam pela segunda vaga. Aos dinamarqueses, basta um empate diante da França. Já os australianos precisam vencer o Peru e torcer por um novo triunfo francês diante da Dinamarca.

Classificados: França.Eliminados: Peru.Na briga: Dinamarca e Austrália.Última rodada – 26/6 às 11hMoscou – Dinamarca x FrançaSochi – Austrália x Peru

A admirável Croácia encantou o mundo nas duas primeiras rodadas. Venceu fácil a Nigéria e se garantiu nas oitavas goleando a Argentina. Os “hermanos” ainda brigam pela segunda vaga, em desvantagem contra nigerianos e islandeses. A equipe de Messi deve vencer a Nigéria e torcer por tropeço da Islândia diante da Croácia. Desde que os argentinos não façam mais saldo, os islandeses se classificam com triunfo que ela. Desde que a Islândia não tire uma diferença de dois gols de saldo, e a Nigéria joga por um empate contra a Argentina. Garantem vaga independentemente do outro jogo, se os nigerianos vencerem.

Ahmed Musa foi o nome dos africanos, marcando os dois gols do triunfo aos 4 e 30 minutos da segunda etapa. O meia Gylfi Sigurdsson ainda teve possibilidade de recolocar os islandeses no jogo, mas desperdiçou pênalti indicado pelo assistente de vídeo .Para garantir a vaga àoppróximofperíodo basta um empate para a Seleção Brasileira contra Sérvia, na próxima quarta-feira , na Arena Spartak, às 15h. Um triunfo pode render o primeiro lugar do grupo, mas essa posição dependerá do resultado do confronto entre Suíça e Costa Rica, que se enfrentam no mesmo horário, em Nizhny Novgorod.

Classificados: Croácia.Suprimidos: nenhum.Na briga: Nigéria, Islândia e Argentina.Última rodada – 26/6 às 15hSão Petersburgo – Argentina x Nigéria.Rostov – Islândia x Croácia.

Pela abertura do Grupo D,  com um gol contra de Etebo e um de pênalti de Modric, a Croácia venceu a Nigéria por 2 a 0. No segundo jogo, sem grandes obstáculos e com uma assistência do goleiro de Argentina Caballero, venceu a Argentina por 3 a 0 e se garantiu nas oitavas de final.

O triunfo da Suíça sobre a Sérvia embolou o grupo brasileirosuprimida. O Brasil é classificado com um empate diante dos sérvios. E a Suíça também só precisa de um empate diante dos costarriquenhos para passar de período. A missão mais difícil fica com a Sérvia que precisa de triunfo simples diante dos brasileiros.

Classificados: nenhum.Eliminados: Costa Rica.Na briga: Brasil, Suíça e Sérvia.Última rodada – 27/6 às 15hMoscou – Brasil x SérviaNizhny Novgorod – Suíça x Costa Rica

O gol de Kroos, da Alemanha, nos acréscimos contra a Suécia evitou a classificação antecipada do México. Tudo vai se definir na última rodada e até a Coréia do Sul tem possibilidades de se classificar. Os mexicanos se classificam com um empate diante da Suécia. Mas se a Alemanha não ganhar dos sul-coreanos, passam até com a derrota. Já os suecos precisam vencer o México por dois gols de diferença e não depender de outro critérios que não seja o saldo de gols. Os alemães se garantem, sem depender do outro jogo, se vencerem por dois gols de diferença. Vão torcer para novo triunfo do México, se empatarem. A Coréia do Sul tem a situação mais complicada. Tem que vencer a Alemanha por dois gols de diferença e torcer para que o México vença a Suécia. O grupo está tão embolado que com triunfo simples de Suécia e Alemanha, teríamos um triplo empate na primeira colocação, com todos os times iguais em pontos, saldo e gols marcados. A definição aconteceria no número de cartões amarelos e vermelhos recebidos nos jogos.

Classificados: nenhum.Suprimidos: nenhum.Na briga: México, Suécia, Alemanha e Coréia do Sul.Última rodada – 27/6 às 11hKazan – Alemanha x Coréia do Sul.Ecaterimburgo – México x Suécia.

Preferidas que confirmaram em campo. Bélgica e Inglaterra repetiram Rússia e Uruguai no Grupo A e após duas rodadas já estão classificadas. Na quinta-feira, as duas seleções são enfrentadas somente para definir quem passa em primeiro e quem passa em segundo no Grupo G. Tunísia e Panamá estão suprimidos.

Classificados: Bélgica e Inglaterra.Eliminados: Tunísia e Panamá.Última rodada – 28/6 às 15hKaliningrado – Inglaterra x Bélgica.Saransk – Panamá x Tunísia

A cabeça-de-chave foi assombrada. Depois de duas rodadas, a Polônia já está suprimida, sendo a primeira equipe europeia desclassificada da Copa até aqui. Senegal, Japão e Colômbia brigam por duas vagas. Os japoneses se classificam com um empate diante dos poloneses. Até perdendo o Japão segue adiante, caso Senegal vença a Colômbia. Os senegaleses também se garantem nas oitavas com um empate mas caso a Polônia vença o Japão, podem passar com derrota. Aos colombianos, vai ser preciso vencer para não depender de resultados paralelos. Para passar com um empate, a Colômbia deverá torcer por triunfo polonesa sobre o Japão. Com derrota, os sul-americanos voltam pra casa.

Classificados: nenhum.Eliminados: Polônia.Última rodada – 28/6 às 11hVolgogrado – Japão x Polônia.Samara – Senegal x Colômbia.

 Nesta Copa, a FIFA instituiu o critério Fair Play, onde são atribuídos pontos perdidos por cartão recebido. Amarelo um ponto perdido; segundo amarelo e vermelho, três pontos perdidos; vermelho direto quatro pontos perdidos; e vermelho direto com o jogador já tendo um amarelo, são cinco pontos perdidos.

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Russian Federation, United Kingdom, Portugal, Brazil, Tunisia, Saudi Arabia, Panama, Mexico, Australia, Peru, Iceland, Denmark, Croatia, Colombia, Belgium, Argentina

Cities: Panama, Mexico, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Copa do Mundo: o que está em jogo na última rodada do período de grupos
>>>>>Classificados: veja quais seleções avançarão às oitavas na Copa do Mundo – June 22, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Grupo A: Uruguai e Rússia nas oitavas, Egito e Arábia Saudita eliminados – June 20, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Rússia bota um pé nas oitavas com vitória sobre Egito – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Rússia vence Egito de Salah, bate recordes e fica perto da classificação – June 19, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Egito aposta em Salah contra Rússia para tentar se manter com chance – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Egito confirma Salah como titular contra a Rússia – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Federação do Egito confirma que Salah estará pronto para o jogo contra a Rússia – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Uruguai vence Arábia Saudita e se garante nas oitavas ao lado da Rússia – June 20, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Primeira rodada da Copa tem sete jogos com três ou mais gols e Rússia goleadora – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Copa do Mundo nesta quarta: CR7 em busca da artilharia e Uruguai próximo da classificação – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Em sete jogos, os cinco técnicos argentinos na Copa do Mundo 2018 ainda não venceram – June 21, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Argentina sob pressão contra Croácia; França quer vaga antecipada – June 20, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>França mira vitória contra o Peru para encaminhar vaga para as oitavas – June 20, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Griezmann, Umtiti e Lemar treinam em separado a três dias de enfrentar Peru – June 18, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Seleção peruana faz último treino antes de viagem para Ecaterimburgo – June 19, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Peruanos Tapia e Carrillo treinam à parte na véspera do jogo contra a França – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Argentina faz último treino e deve ter mudanças contra Croácia – June 20, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Argentina joga sua vida contra a Croácia – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Sampaoli diz que Messi não pode ser responsabilizado por fracasso argentino – June 20, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Dybala muda discurso e diz que pode atuar com Messi pela Argentina – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Maradona critica Agüero e diz que atacante não aguenta jogar 90 minutos – June 19, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Messi perde pênalti, e Argentina empata com a Islândia na estreia da Copa – June 16, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Após nove jogos, os cinco técnicos argentinos na Copa da Rússia ainda não venceram – June 22, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Com gol de CR7, Portugal vence e elimina Marrocos da Copa da Rússia – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Imprensa argentina destaca drama da seleção na Copa da Rússia – (clicrbs-pt)
>>>>>Nigéria vence Islândia (2-0) e mantém Argentina viva na Copa do Mundo – June 22, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Croácia vence Argentina (3-0) e garante vaga nas oitavas de final – (clicrbs-pt)
>>>>>Do que o Brasil precisa para se classificar na Copa – (clicrbs-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 empate 0 0 NONE 12 um empate: 10, um triplo empate: 1, o empate: 1
2 eu 80 0 NONE 7 (tacit) eu: 7
3 briga 0 240 NONE 6 a briga: 6
4 A surpreendente Croácia 325 0 PLACE 5 A surpreendente Croácia: 1, Classificados Croácia: 1, (tacit) ele/ela (referent: A surpreendente Croácia): 3
5 grupo 75 0 NONE 5 o primeiro grupo: 1, grupo: 3, O grupo: 1
6 vitória 300 5 NONE 4 Uma vitória: 1, vitória simples: 2, vitória: 1
7 gols 75 0 ORGANIZATION 4 os dois gols de a vitória: 1, dois gols de diferença: 3
8 Alemanha 0 0 PLACE 4 a Alemanha: 3, Alemanha: 1
9 classificados nenhum 0 0 NONE 4 Classificados nenhum: 4
10 Eliminados 0 0 PERSON 4 Eliminados Marrocos: 1, Eliminados Polônia: 1, Eliminados Peru: 1, Eliminados Costa_Rica: 1