Croácia na final da Copa: os combates de Vrsaljko, Modric e Rakitic

Por: SentiLecto

A final da Copa do Mundo entre França e Croácia tem bastante mais do que o envolvimento de duas seleções em um jogo de futebol. Carrega, do lado francês, forte influência da colonização do continente de Afragola. Do lado de Croacia, marcas históricas da dissolução da Iugoslávia nos anos 1990.

Desportistas , , formam as seleções que se enfrentam 20 anos depois de a semifinal em a Copa do Mundo de 1998 com fortes identidades culturais e habilidades esportivas disseminadas por a Europa.

O lateral-direito não viveu toda a combate político que redundou na independência croata diante da Iugoslávia em 1991. Nasceu no ano seguinte na cidade de Rijeka, já no território de Croacia.

Ele começou a jogar no Zadar, mas foi ainda na base para o Dínamo Zagreb, clube da capital de Croaciade Croacia em que virou profissional. Também passou por um fase de empréstimo no Lokomotiva. Ficou três anos na Itália, com passagens por Genoa e Sassuolo. O Atlético de Madrid Em 2016 , contratou ele. Assim como boa parte de sua seleção, virou um jogador constante em um grande centro do futebol europeu. Modric, que nasceu em Zadar em 1985, ainda na Iugoslávia, já é um jogador experiente. Stipe é aeromecânico. Stipe é seu pai. Sua família virou refugiada durante a Guerra da Independência Croata. Eles tiveram a casa derrubada e moraram em um hotel por sete anos. O clima caótico foi culpada pela entrada do pai de Modric no exército de Croacia e na morte do seu avô por forças sérvias.

O pequeno Luka via no futebol um escape durante a infância. Jogou no time da sua cidade e foi para o Dínamo Zagreb ainda na base, exatamente no mesmo percurso da formação de Vrsaljko. Faz 15 anos, virou profissional. Se o emprestou em o começo de a carreira, a Zrinjski e Inter Zapresic, ambos croatas.

Faz 10 anos, quando se o vendeu para o Tottenham, a primeira chance em um grande centro surgiu. Foram quatro anos de destaque no futebol de Inglaterra. Faz 6 anos, foi para o Real Madrid por 34 milhões de euros, em 2012.

No tribunal, Modric explicou ter assinado um acordo com Mamic em 2004, prometendo metade dos lucros de sua transferência que receberia no futuro. Quando já estava jogando para o Tottenham, mas Faz 3 anos, declarou que se assinou esse anexo retroativamente, em 2015.

Na sábado 30 de junho Vinte anos depois de alcançar as semifinais na Copa do Mundo da França, a Croácia tem uma grande chance para tentar repetir a história, mas para progredir no Mundial de 2018 a equipe precisava superar a Dinamarca nas oitavas de final, domingo em Nizhni Nóvgorod .

No Real, exerce o mesmo papel que faz na seleção de Croacia: o cérebro do meio-campo. Quando o Real foi campeão ao vencer o Grêmio na resolução, a classe rendeu o prêmio de melhor jogador do Mundial de Clubes do ano passado.

O combate também gerou forte influência na vida da família Rakitic. O pai de Ivan nasceu na cidade de Sikirevci — hoje, território croata. O lado materno da família é originário de Zepce, na atual Bósnia e Herzegovina. Na época, ambos os territórios pertenciam à Iugoslávia. Calculando os fortes efeitos do combate que viria, a família decidiu se mudar para a Suíça no fim dos anos 1980. Por isso, Ivan Rakitic nasceu e aumentou na cidade de Rheinfelden, na Suíça. Jamais morou de fato na Croácia, apesar de jogar pela seleção local.

A resolução por defender a Croácia não foi tão simples. Ele chegou a jogar pelas seleções sub-17, sub-19 e sub-21 da Suíça. Quando recebeu uma ligação de Slaven Bilic, só aceitou jogar pelo país do pai em 2007 — na época, técnico da seleção principal da Croácia. Faz 10 anos, entrou em campo por a Croácia e, assim, não poderia mais mudar de ideia. A resolução deu resultado. Aos 30 anos, vai ter a chance de jogar uma final de Copa do Mundo.

Por enquanto está satisfazendo as previsões e quarta-feira enfrenta outro desafio, contra a Inglaterra, com a possibilidade de reverter a opinião dos torcedores que lhe deram as costas. E aguardando a resolução do tribunal, que pode condená-lo a 5 anos de prisão por seu falsodepoimentoo.O zagueiro do Barcelona fez o único gol do jogo em cobrança de escanteio, aos seis minutos do segundo tempo, e recolocou os Bleus na resolução da competição após 12 anos.Mensagens de clubes, torcedores e jogadores croatas exaltam o sentimento de alegria de todos desde a noite de quarta-feira.

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Croatia, Switzerland, Italy, Brazil, Bosnia

Cities: Zadar, Rijeka, Rheinfelden, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Croácia na final da Copa: os combates de Vrsaljko, Modric e Rakitic
>>>>>Modric, mágico e polêmico na Croácia – (clicrbs-pt)
>>>>>França vence Bélgica (1-0) e está na final da Copa do Mundo da Rússia-2018 – July 10, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>França e Bélgica fazem o confronto entre seleções favoritas ao título da Copa – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Tottenham é o clube com mais jogadores nas semifinais da Copa na Rússia – July 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Suécia x Inglaterra: cinco motivos para não perder a partida de jeito nenhum – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>França vence Uruguai (2-0) e avança às semifinais da Copa do Mundo – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Lloris exalta companheiros de seleção francesa após vitória sobre o Uruguai – July 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Griezmann reitera admiração pelo Uruguai – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Griezmann é eleito o melhor em campo na vitória da França sobre o Uruguai – July 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>”Parece que estão se divertindo”, diz Fifa sobre brincadeira da Seleção – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ao longo da história, Copa do Mundo já foi vencida seis vezes por seleções mandantes – July 04, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Decisão do possível adversário do Brasil (ou do México): o que ver na TV nesta segunda-feira – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>”Tem mais cortes de cabelo na Copa que gols”, diz argentino “Olé” sobre Neymar – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Com mais seis faltas sofridas, Neymar dispara como o mais caçado da Copa – July 02, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>COPA 2018 : Semifinal 100% europeia – July 09, 2018 (diariodamanhapelotas-pt)
>>>>>>>>>>>>>Inglaterra vence Suécia e volta à semifinal da Copa após 28 anos – July 07, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Harry Kane segue os passos de Gary Lineker – July 06, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Nos pênaltis, Inglaterra vence a Colômbia e enfrenta a Suécia nas quartas de final – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Muito além de Neymar: confira as piores (ou melhores) tentativas de simular faltas – July 05, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>”É cedo para pensar em sermos campeões, mas aceitamos o desafio”, diz Kane – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Inglaterra vence a Suécia e aguarda o seu adversário na semifinal da Copa – July 07, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Duelo pelas quartas de final opõe Inglaterra “caseira” e Suécia “estrangeira” – July 06, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Croácia vence a Rússia nos pênaltis e encara Inglaterra na semifinal da Copa – July 07, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Sonhando alto, Rússia e Croácia duelam por vaga entre os quatro – (clicrbs-pt)
>>>>>Em Moscou, seleção da Croácia continua comemoração por vaga na final da Copa – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Modric 160 0 PERSON 4 Modric: 3, (tacit) ele/ela (referent: Modric): 1
2 a Croácia 85 0 PLACE 4 a Croácia: 3, Croácia: 1
3 Iugoslávia 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: a Iugoslávia): 1, Iugoslávia: 1, a Iugoslávia: 2
4 a Suíça 0 0 PLACE 4 (tacit) ele/ela (referent: a Suíça): 1, a Suíça: 3
5 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
6 oportunidade 155 0 NONE 3 uma grande oportunidade: 1, A primeira oportunidade: 1, a oportunidade: 1
7 seleções 0 0 NONE 3 As seleções: 2, as seleções: 1
8 jogador 160 0 NONE 2 um jogador experiente: 1, um jogador constante: 1
9 lado 80 0 NONE 2 o lado croata: 1, o lado francês forte: 1
10 Real 70 0 ORGANIZATION 2 o Real: 2