Depois do vexame em 2014, Espanha ainda não mostrou do que é capaz na Copa do Mundo

Por: SentiLecto

A Espanha desembarcou na Rússia como uma das grandes preferidas ao título da Copa do Mundo. A dois dias da estreia na competição, no entanto, uma bomba explodiu no vestiário da equipe: o anúncio do acerto do técnico Julen Lopetegui com o Real Madrid para a próxima temporada aborreceu a federação de Espanha, e se demitiu o comandante. O ex-zagueiro Fernando Hierro, que diretor-geral da seleção, assumiu a posição, , então

Mais do que brigar pelo título, a missão de Hierro inclui devolver o orgulho do futebol nacional. Após o bicampeonato da Eurocopa, em 2008 e 2012, e Faz 8 anos, o inédito título global conquistado em a África do Sul o time chegou com moral a o Brasil para a Copa de 2014, mas acabou suprimido logo no período de grupos – com direito a uma histórica derrota por 5 a 1 para a Holanda, na estreia. Dois anos depois, amargou ainda uma precoce eliminação para a Itália nas oitavas de final da Euro.

No clássico contra Portugal, o começo bem que recordou o de quatro anos atrás. Com somente um minuto de jogo, Cristiano Ronaldo pedalou dentro da grande área e padeceu o pênalti que redundou no primeiro gol de Portugal. Durante o restante do jogo, o que se viu foi uma Espanha dominante no meio-campo e chegando quando desejava à área adversária, mas padecendo para se recompor no campo defensivo. Poderia ter vencido, é verdade, mas saiu com um empate em 3 a 3 graças à noite iluminada de Cristiano Ronaldo, que fez três gols.

Nesta quarta-feira , enfrentando o Irã, a equipe teve a possibilidade de assumir a liderança do Grupo B, mas acabou freada pelo forte sistema defensivo montado pelo português Carlos Queiroz. Além do magro 1 a 0, o time de Hierro mostrou fragilidades defensivas nas raras vezes em que os iranianos se aventuraram para além da linha divisória do meio-campo – foram ao menos duas possibilidades claras desperdiçadas e um gol invalidado.

Na sua vez, “Temos uma defesa bastante boa. Qualquer um que for a campo vai jogar bem. As tarefas defensivas são funções de todos na equipe e também dependem do trabalho dos atacantes e dos meias. A chave é encontrar o equilíbrio, saber onde pressionar e onde defender. Em nível individual, temos os melhores defensores do mundo, e isso te permite ter uma certa garantia”, analisou.”Além de sonharmos a longo prazo, sonhamos a curto, e isso é a final de amanhã . Vamo pensar em coisas maiores mais adiante”, disse, se merecermos .

Na quarta-feira 13 de junho Fernando Hierro assumiria a posição de técnico da seleção da país durante a Copa do Mundo da Rússia-2018, após a demissão de Julen Lopetegui, havia anunciado a entidade. Fernando Hierro é o atual diretor geral desportivo da Real Federação Espanhola de Futebol .

Na próxima segunda-feira , a Espanha precisa de somente um empate contra o já suprimido Marrocos para garantir a vaga no próximo período. Se progredir na segunda colocação, já que neste momento tem a mesma campanha portuense, corre o risco de enfrentar a Rússia em uma incerta oitavas e, depois, a França nas quartas de final.

Por outro lado, arma ofensiva e poderosa, as cobranças de falta são um desafio para as defesas no Mundial de Rusia. De fato, todos os gols padecidos por equipes de Afragola até esta segunda-feira vieram de bola parada: 1 no Egito, 1 no Marrocos, 2 na Nigéria e 2 na Tunísia.Por mais curioso que possa parecer, a equipe que pode garantir a classificação de período nesta quarta-feira é o Irã, única equipe do Grupo B com três pontos. Não vença o Marrocos, os asiáticos ficam com a vaga antecipada, caso vença a Espanha e Portugal. Mas claro, essa não é a tendência. Os espanhóis são os favoritos para o jogo. Apesar do empate , a Fúria jogou bem e para muitos teve a melhor atuação entre as preferidas ao título na primeira rodada, mesmo dois dias após uma mudança abrupta de técnico. Para assumir a liderança, a seleção precisa repetir o jogo envolvente e as triangulações que fez contra Portugal, já que o Irã mostrou que tem uma defesa sólida — inclusive com ótima atuação do goleiro  Beiranvand — e deve deixar poucos espaços para a Espanha.

A seleção de Espanha vai precisar algo melhor do que vem mostrando na Copa do Mundo de 2018, se desejar voltar a figurar entre as principais potências no futebol global e se livrar do trauma deixado pelas duas últimas grandes competições que disputou. O triunfo contra o Irã foi importante, mas não estimula para o futuro.

Leia Mais

Nos últimos 13 jogos de Copa do Mundo, Brasil só venceu times que iniciam com a letra C

Brasil x Costa Rica: veja o histórico do confronto entre as duas seleções

Papai de Dinamarca, limpeza japonesa e mais: cheque 6 curiosidades da Copa 2018

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil, Russian Federation, Portugal, Netherlands, Italy

Cities: Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Depois do vexame em 2014, Espanha ainda não mostrou do que é capaz na Copa do Mundo
>>>>>Iniesta destaca ambição da Espanha: “Voltar a conquistar a Copa” – (EfeGeneric)
>>>>>Bola parada, perigo de gol na Copa do Mundo da Rússia – June 19, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Vídeo: A Copa dos craques – (maquinadoesporte-pt)
>>>>>>>>>Jogadores dinamarqueses pagaram avião privado para lateral conhecer a filha – June 18, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Filho de lenda: Quem é o goleiro dinamarquês que conquistou Luciana Gimenez – June 17, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>37% dos gols na Copa foram marcados por atletas que disputam a liga espanhola – (clicrbs-pt)
>>>>>Copa do Mundo nesta quarta: CR7 em busca da artilharia e Uruguai próximo da classificação – (clicrbs-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 260 0 NONE 6 (tacit) nós: 6
2 eu 0 40 NONE 5 (tacit) eu: 5
3 equipe 0 0 NONE 4 a equipe: 4
4 a Espanha 80 0 PLACE 3 a Espanha: 1, uma Espanha dominante: 1, A Espanha: 1
5 Cristiano Ronaldo 0 0 PERSON 3 Cristiano_Ronaldo: 3
6 Fernando Hierro 0 0 PERSON 3 Fernando_Hierro (apposition: o atual diretor geral esportivo de a Real_Federação_Espanhola_de_Futebol): 1, O ex-zagueiro Fernando_Hierro: 2
7 Irã 0 0 ORGANIZATION 3 o Irã: 3
8 empate 0 0 NONE 3 um empate: 2, empate: 1
9 o Marrocos 0 0 PLACE 3 o Marrocos: 2, eliminado Marrocos: 1
10 pênalti 0 150 ORGANIZATION 2 o pênalti: 2