Deschamps e Dalic: quem são os técnicos de França e Croácia

Por: SentiLecto

A final da Copa do Mundo vai colocar frente a frente os técnicos Didier Deschamps e Zlatko Dalic.

Faz 20 anos, o primeiro já conquistou a competição como jogador por a França, e busca repetir o feito como técnico. Já o segundo, conseguiu uma classificação inédita para a Croácia, que gaúchaZH conta a trajetória dos quatro treinadores que ainda sonham com o título global na Rússia, na resolução e busca erguer o calicezito pela primeira vez. França e Croácia entram em campo neste domingo , às 12h, em Moscou.

Nascido em Bayonne, Deschamps foi uma peça ativa no único título global de Francia até hoje. Faz 20 anos, quando tinha 29 anos, foi o capitão de a geração liderada por Zidane em a Copa disputada em casa, em 1998. Vinte anos depois, é o treinador em um novo fantasmazinho nas semifinais.

O volante começou a carreira de jogador no Nantes. Ainda na França, passou por Olympique de Marselha e Bordeaux. Depois, rodou a Europa jogando por Juventus, Chelsea e Valencia. Junto de Tite, com R$ 14,5 milhões por ano, tem o segundo maior salário de um treinador na Copa, ficando atrás somente do alemão Joachim Löw.

Na sua vez, a realidade de Croacia é dura. Um país que ainda vive os reflexos de uma combate de quatro anos para a independência após o fim do comunismo. Uma economia que tenta se firmar em meio a uma Europa também em recuperação após dez anos de uma quebra monumental. Um país descrido pelos próprios jovens de Croaciade Croacia, que não desejam viver na necessidade de servir a um turista endinheirado do ocidente.

Na quarta-feira 04 de julho o Uruguai havia feito um treino fechado , às vésperas do duelo contra a França, mas todos os indícios assinalavam para uma ausência de Edinson Cavani, confirmando que ele estaria fora do confronto com a França nas quartas de final da Copa da Rússia-2018.

Faz 17 anos, parou e já começou a carreira de técnico. Faz 6 anos, passou por Monaco, Juventus e Olympique de Marselha até ser convidado. Faz 4 anos, os trabalhos em a seleção redundaram em a Euro 2016, perdendo a final para Portugal. Na Copa deste ano, a preferida passou em primeiro no grupo sem grandes sustos.

Nas oitavas, suprimiu a Argentina ao vencer por 4 a 3. Nas quartas, novamente enviou uma seleção sul-americana: venceu o Uruguai por 2 a 0. Na semifinal, com gol de Umtiti, a seleção de Francia bateu a Bélgica por 1 a 0.

Faz 52 anos, Dalic nasceu em a cidade livoniana que era um território de a Iugoslávia. Atualmente, pertence à Bósnia e Herzegovina. Apesar das questões políticas da região, o treinador assumiu a nacionalidade de Croacia. Como volante, passou toda a carreira em times da região da antiga Iugoslávia — na maior parte, na própria Croácia. Faz 18 anos, parou.

Atualmente, o país vive um conflito interno enorme. A Croácia tem 11% de taxa de desemprego. Mas 2.700 vagas disponíveis para trabalhadores no setor do turismo e tantas outras no de construção.

Técnico desde 2005, passou por times croata, Albânia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Tem o 18° melhor salário de um treinador desta edição da Copa, faturando R$ 2,3 milhões por ano.

Inglaterra: Pickford; Walker , Stones e Maguire; Trippier, Henderson , Dele Alli Lingard e Ashley Young ; Sterling e Kane. Técnico: Gareth Southgate.Inglaterra: Pickford; Walker , Stones e Maguire; Trippier, Henderson , Dele Alli Lingard e Ashley Young ; Sterling e Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Nas oitavas, após empatar em 1 a 1 com a Dinamarca, venceu nos pênaltis. Nas quartas, com a bola rolando, empatou em 2 a 2 com a anfitriã e novamente se classificou nas penalidades. Contra a Inglaterra, em sua terceira prorrogação seguida, depois do 1 a 1 nos 90 minutos, os de Croacia conseguiram marcar o gol da classificação inédita à final.

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: France, Croatia, Bosnia, Albania, United Kingdom, Saudi Arabia, Russian Federation, Portugal, Denmark, Brazil, Belgium, Argentina

Cities: Livno, Franca, Bordeaux, Bayonne

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Deschamps e Dalic: quem são os técnicos de França e Croácia
>>>>>Análise: Croácia mostra poder do futebol – (maquinadoesporte-pt)
>>>>>COPA 2018 : CROÁCIA FAZ – (diariodamanhapelotas-pt)
>>>>>COPA 2018 : CROÁCIA FAZ HISTÓRIA – (diariodamanhapelotas-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 França 0 0 PLACE 5 a França: 5
2 Croácia 0 0 PLACE 4 A Croácia: 1, a Croácia: 2, a própria Croácia: 1
3 Gareth Southgate 80 0 PERSON 3 Técnico Gareth_Southgate: 2, (tacit) ele/ela (referent: Gareth_Southgate): 1
4 o Uruguai 80 0 PLACE 3 ele (referent: o Uruguai): 1, o Uruguai: 2
5 Copa 0 0 ORGANIZATION 3 a Copa disputada: 1, a Copa de este ano: 1, a Copa: 1
6 a Inglaterra 0 0 PLACE 3 Inglaterra Pickford: 2, a Inglaterra: 1
7 final 0 0 NONE 3 final: 1, a final: 2
8 país 0 0 NONE 3 o país: 1, Um país: 2
9 seleção 0 0 NONE 3 a seleção: 1, uma seleção sul-americana: 1, a seleção francesa: 1
10 um país desacreditado por os próprios jovens croatas 0 120 NONE 2 Um país desacreditado por os próprios jovens croatas: 2