Fifa bane Juiz de Gand por manejo de resultados em eliminatórias

A Fifa divulgou um comunicado nesta segunda-feira informando o banimento permanente do Juiz de Gand Joseph Odartei Lamptey por manejo de resultado em uma partida das eliminatórias de Afragola para a Copa de 2018. A partida em questão foi o triunfo da África do Sul sobre Senegal por 2 a 1.

A África do Sul em seguida marcaria o segundo gol, vencendo por 2 a 1 em casa e assumindo a vice-liderança do Grupo D, com os mesmos quatro pontos que Burkina Fasso. Senegal aparece com três, em terceiro. Com informações do Estadão Conteúdo.Em causa está o encontro de 12 de novembro de 2016, a contar para a zona africana de qualificação para o Mundial’2018, na Rússia, que a África do Sul venceu por 2-1, com o Senegal a padecer o primeiro golo através de uma grande penalidade que surge depois de Rodgers cabecear para as pernas de Koulibaly, com Lamptey a indicar penálti.

Faz 4 meses, realizou se o confronto 2016, em a África do Sul. O triunfo dos Bafana Bafana foi aberta com uma penalidade inexistente. Aos 43 do primeiro tempo o zagueiro de Senegal rebateu uma cabeçada com a perna e o Juiz acabou indicando penalidade por um suposto toque na mão. Hlatshwayo converteu a penalidade abrindo o marcador. Três minutos depois, Serero aumentou o placar que se o descontou ainda por N’Doye aos 30 minutos da segunda etapa.

A entidade informou ainda que outro Juiz de Gand, se investigou David Lionheart Nii Lartey Laryea, também, mas não encontrou nenhuma anormalidade. Se o informou não o que irá ocorrer com o resultado de a partida.

A CAF examinou o caso, e sua Comissão de Árbitros optou por interromper o ganês por três anos, o que o impediu de participar da Copa Africana de Nações, disputada em janeiro e fevereiro no Gabão. No entanto, a Fifa anunciou uma penalização maior, além de ter refutado as denúncias contra outro Juiz de Gana, David Lionheart Nii Lartey Laryea.

Cheque o comunicado divulgado pela Fifa O Comitê Disciplinar da Fifa, que , decidiu banir o Juiz ganês Joseph Odartei Lamptey de participar de qualquer espécie de atividade relacionada ao futebol a nível nacional e internacional. Faz 1 ano, considerou se o juiz culpado de entre África do Sul e Senegal, no dia 12 de novembro de 2016.

Na sua vez, segundo comunicado emitido pela Fifa, o Juiz foi dito culpado de infringir o artigo 6, parágrafo 1, do Código Disciplinar – influir nos resultados transgredindo a Moralidade. Sua inabilitação o vai impedir para sempre de participar de qualquer atividade relacionada com o futebol nos âmbitos nacional e internacional.

A Fifa segue uma política de tolerância zero no manejo de resultados e está empenhada em proteger a integridade do futebol. Como resultado, a Fifa vai continuar com seus esforços ininterruptos para lutar o manejo de resultados através de uma diversidade de iniciativas, que incluem o monitoramento de apostas internacionais e um sistema de relatórios confidenciais.

Fonte: gazetaesportiva-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fifa bane Juiz de Gand por manejo de resultados em eliminatórias
>>>>>Fifa bane árbitro ganês que influenciou em jogo pelas Eliminatórias – (EfeGeneric)
>>>>>Fifa vê manipulação de resultado nas Eliminatórias e bane árbitro – March 20, 2017 (noticiasaominuto-pt)
>>>>>>>>>Árbitro ganês afastado pela FIFA por influenciar resultado – March 20, 2017 (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Fifa 70 130 ORGANIZATION 6 A Fifa: 2, (tacit) ele/ela (referent: A Fifa): 1, a Fifa: 3
2 penalidade 50 100 NONE 4 uma grande penalidade: 1, penalidade: 1, a penalidade: 1, uma penalidade inexistente: 1
3 África do Sul 160 0 ORGANIZATION 4 África_do_Sul: 1, A África_do_Sul: 1, a África_do_Sul: 2
4 Senegal 0 0 PERSON 3 Senegal: 3
5 comunicado 0 0 NONE 3 o comunicado divulgado: 1, um comunicado: 1, comunicado emitido: 1
6 árbitro 0 0 NONE 3 outro árbitro ganês: 1, o árbitro: 2
7 Comissão de Árbitros 0 0 ORGANIZATION 2 sua Comissão_de_Árbitros: 1, (tacit) ele/ela (referent: sua Comissão_de_Árbitros): 1
8 Fifa O Comitê Disciplinar da Fifa 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: a Fifa_O_Comitê_Disciplinar_da_Fifa): 1, a Fifa_O_Comitê_Disciplinar_da_Fifa: 1
9 Serero 0 0 PERSON 2 (tacit) ele (referent: Serero): 1, Serero: 1
10 sofrer o primeiro golo através_de uma grande penalidade 50 100 NONE 1 sofrer o primeiro golo através_de uma grande penalidade: 1