JosephS.jpg

‘Fifagate’ regressa com Valcke e Al-Khelaifi no olho do furacão

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Joseph S. Blater FIFA President autograph

A denúncia de corrupção realizada pela justiça suíça, nesta quinta-feira, contra a de Francia Jerome Valcke, ex-secretário-geral da FIFA, e Nasser Al-Khelaifi, diretor da sociedade BeIn Media e presidente do PSG, é o episódio mais recente da inacreditável saga do “Fifagate”:

Uma operação em hotéis de opulência de Zurique conclui com sete dirigentes de futebol detidos, a pedido de autoridades dos Estados Unidos. Ao todo, o Departamento de Justiça acusou 14 pessoas de subornos e delegações até 150 milhões de dólares desde 1990, nove com posições na Fifa e cinco empresários do futebol.

Realizaram-se operações de busca e apreensão em cooperação com as autoridades hábeis de a ” França, Grécia, Itália e Espanha, concomitantemente e em diferentes lugares “, adicionou o MPC.

Na quinta-feira 05 de outubro agora é oficial: Argentina, Uruguai e Paraguai lançaram uma candidatura tripla para serem os países-sede da Copa do Mundo de 2030. O anúncio havia sido feito em uma reunião realizada na Casa Rosada, sede do governo de Argentina.

Foi o ponto de partida de um dos maiores escândalos da história do futebol.

Michel François Platini é o ex-presidente da UEFA e antigo jogador de futebol que atuava como meio-campista, tendo carreira de destaque enquanto jogador durante os anos 1980, principalmente na Juventus e na seleção Francesa, onde ganhou a Eurocopa de 1984.

Michel Platini pede para Joseph Blatter abdicar um novo mandato. Michel Platini é presidente da Uefa. Joseph Blatter é presidente da Fifa desde 1998. O suíço de 79 anos nega.

Faz 19 anos, durante o 51º Congresso Ordinário da FIFA, em Paris, foi eleito sucessor de o brasileiro João Havelange, tornando se o oitavo presidente de a história de a entidade, em 8 de junho de 1998.

Blatter é reeleito presidente da Fifa até 2019.

2 de junho

29 de julho

Platini anuncia candidatura à presidência da Fifa. Se o destitui jerome Valcke, que a justiça suíça anuncia abertura de procedimento penal contra Blatter por ” suspeita de administração desleal e abuso de confiança “, de suas funções como secretário geral de a Fifa, acusado de envolvimento no caso de revenda de ingressos em o mercado negro.

Faz 7 meses, um inquérito foi aberta por ” suspeitas de corrupção, fraude, administração desleal e adulteração de documentos “, disse o MPC, alegando que uma operação ” organizada ” realizaram uma operação organizada em este processo.Faz 7 meses, foi aberta um inquérito de este ano por suspeita de ” corrupção privada administração desleal Corrupção privada é fraude., e adulteração de documentos” por parte de autoridades de diversas países. O processo penal conta com a cooperação de culpadas francesa, Grécia, Espanha e Itália, onde as buscas e apreensões tem sido “realizadas de maneira simultânea”.A ação é um desdobramento do inquérito do Ministério Público da Suíça, divulgada hoje, por supostos crimes de corrupção, fraude e administração desleal, que também tem como alvo o ex-secretário-geral da Fifa, além de mais “um homem de negócios ativos na área de direitos desportivos”, que não teve o nome revelado.

O ex-mandatário é suspeito de “pagamento desleal” de 1,8 milhões de euros à Michel Platini em fevereiro de 2011. Ambos declaram que o valor foi pago por um trabalho de assessoria deduzido quase uma década antes.

Delegação de Moralidade da Fifa decide interromper Blatter, Platini e Valcke por 90 dias.

3 de dezembro

O paraguaio Juan Ángel Napout e o hondurenho Alfredo Hawit, vice-presidentes da Fifa e presidentes da Conmebol e Concacaf, respectivamente, foram detidos em Zurique por pedido da justiça dos EUA. Se acusaram os dois de ” aceitar subornos de vários milhões “.

21 de dezembro

Blatter e Platini são suspensos pela justiça interna da Fifa, de toda atividade relacionada com o futebol, pelo fase de oito anos.

7 de janeiro

Platini retira candidatura à presidência da Fifa: “retiro-me para me dedicar na minha defesa”, ddeclarouao jornal edesportivofde FranciaL’Équipe.

13 de janeiro

Demite-se Valcke de a Fifa

16 de fevereiro

Fifa interrompe Valcke por 12 anos de qualquer atividade relacionada com o futebol.

24 de fevereiro

Câmara de Apelação da Fifa diminui penas de Planiti e Blatter de 8 para 6 anos de suspensão.

26 de fevereiro

Gianni Infantino, antigo número 2 de Platini na Uefa, é eleito presidente da Fifa.

Se investiga a Federação Francesa de Futebol 9 de março Após pedido de a justiça suíça, em Paris e documentos ” relacionados com pagamento suspeitos ” Blatter a Platini de 1,8 milhões de euros efetuados eles confiscou.

O Tribunal Arbitral do Esporte diminui suspensão de Platini de seis para quatro anos.

O secretario geral interino da Fifa, se destitui o de Alemania Markus Kattner, depois de “inquérito interno mostrar infrações em suas responsabilidades financeiras ligadas às suas funções”.

3 de junho

Fifa revela que Blatter, Valcke e Kattner dividiram 80 milhões de dólares “em esforço condicionado de enriquecimento pessoal” através de contratos e compensações nos últimos cinco anos. A entidade menciona que deu as informações à justiça suíça e iria compartilhar com a justiça ade America

5 de julho a justiça interna de a Fifa diminui de 12 para 10 anos Pena de Valcke.

5 de dezembro

TAS conserva suspensão de seis anos para toda atividade de Joseph Blatter ligada ao futebol.

6 de julho

O Tribunal Federal Suíço confirma suspensão de toda atividade ligada ao futebol durante quatro anos.

12 de outubro : a justiça suíça acusa Valcke e Nasser Al-Khelaifi de corrupção em o processo de atribuição a os direitos de comunicação de várias Copas do Mundo.

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, France

Cities: Paris

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Fifagate’ regressa com Valcke e Al-Khelaifi no olho do furacão
>>>>>Justiça suíça abre processo penal contra Valcke e Al-Khelaifi – October 12, 2017 (clicrbs-pt)
>>>>>Dono do PSG e ex-secretário da Fifa são investigados pela Justiça suiça – October 12, 2017 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>Emissora dirigida por presidente do PSG é alvo de operação de buscas – October 12, 2017 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Michel François Platini 50 30 PERSON 6 (tacit) ele (referent: Platini): 1, Michel_François_Platini: 1, Michel_Platini (apposition: presidente de a Uefa): 1, Platini: 3
2 eu 50 0 NONE 6 (tacit) eu: 4, me: 2
3 justiça 200 0 NONE 4 a justiça suíça: 3, a justiça americana: 1
4 Joseph Blatter 80 0 PERSON 4 Blatter_a_Platini: 1, Joseph_Blatter (apposition: presidente de a Fifa): 1, Blatter: 2
5 Fifa 0 0 PERSON 4 Fifa: 2, (tacit) ele/ela (referent: Fifa): 2
6 futebol 0 0 NONE 4 o futebol: 4
7 Jerome Valcke 0 50 PERSON 3 Jerome_Valcke por: 1, Valcke: 2
8 Fifa 0 0 ORGANIZATION 3 a Fifa: 3
9 gestão 0 120 NONE 2 gestão desleal: 2
10 operação 0 25 NONE 2 uma operação coordenada: 1, Uma operação: 1