Griezmann, o ‘Principito’ vira rei com primeiro grande título da carreira

Por: SentiLecto

Ele finalmente conseguiu: Antoine Griezmann, que bateu na trave tantas vezes, levantou com força um troféu de peso ao conquistar nesta quarta-feira a Liga Europa, com direito a dois gols no triunfo sobre o Olympique de Marselha .

Com o técnico argentino Diego Simeone assistindo ao jogo do camarote, por conta de suspensão de quatro jogos padecida no jogo de ida da semifinal contra o Arsenal, o time da capital conseguiu voltar a festejar um triunfo na final.A preocupação é com um possível encontro entre torcedores na área central da cidade, um local considerado mais difícil de ser controlado pelas forças de segurança do que os arredores do estádio, que fica em uma área mais aberta, na região de Décines-Charpieu.

No domingo 06 de maio o Lyon havia derrotado por 3 a 0 o Troyes e se havia conservado na vice-liderança do Campeonato Francês, pelava 36ª rodada, enquanto o lanterninha Metz havia tido o rebaixamento matematicamente decretado.

Um dos atacantes mais cobiçados do mundo e já ponderado no Barcelona para a próxima temporada, Griezmann colecionava vice-campeonatos , tendo em sua sala de troféus pessoal somente dois títulos de menor protagonismo no cenário do futebol, a Eurocopa Sub-19 de 2010 com a França e a Supercopa da Espanha de 2014 com o Atlético.

A estes, o francês pode finalmente adicionar uma Liga Europa, que, poderá, caso deixe o clube ao fim da temporada se um presente de despedida para os torcedores do Atlético, no qual atua desde 2014.

Em cada uma das três Ligas Europas conquistadas pelo Atlético, sempre houve um atacante protagonista nas finais: o uruguaio Diego Forlán anotou dois gols na vitória sobre o Fulham em 2010, enquanto o colombiano Radamel Falcao balançou as redes duas vezes no triunfo sobre o Athletic Bilbao em 2012. Griezmann se une assim por méritos próprios ao panteão de nomes da história ‘colchonera’.

Para isso, não precisou estar bastante ativo em campo, mas sim simplesmente estar no lugar certo nas horas decisivas, mostrando o instinto matador do artilheiro.

Por outro lado, nos últimos dias, a condição de Payet evoluiu e, na terça-feira, o próprio jogador alegou estar “bem melhor” e otimista para a final.

Aos 21 minutos, recebeu ótimo passe de Gabi Fernández, após saída de bola desastrosa da zaga do Marselha, e tirou do goleiro Mandanda para tirar o zero do placar, abrindo o percurso para o título do Atlético.

No começo do segundo tempo, o tiro de piedade. Griezmann voltou a ficar cara a cara com o goleiro de Francia, desta vez após ótimo passe de Koke, quando o Marselha tentava buscar o empate, e aumentou o placar com um toquinho sutil.

Os dois gols foram suficientes para que fosse eleito melhor jogador da partida pela Uefa.

Payet era dúvida para esta partida devido a um incômodo muscular, o que estimulou sua ausência do duelo pelo Campeonato Francês contra o Guingamp , na última sexta-feira.

– Em casa em Lyon –

Em entrevista ao site da Uefa publicada na terça-feira, Griezmann declarou acreditar que jogar em Lyon, palco da final da Liga Europa, poderia ser um talismã pessoal.

Nascido em Mâcon, a 80 quilômetros da Lyon, foi lá que assistiu aos primeiros jogos de futebol em sua juventude, quando seu ídolo era o atacante brasileiro Sonny Anderson.

Quando ainda vestia a camisa da Real Sociedad, já como desportista, Griezmann contou que emocionou a família ao conseguir marcar um gol de bicicleta contra o Lyon , pelo período prévio da Liga dos campeões em 2013.

A Real Sociedad venceu naquele dia por 2 a 0 no estádio Gerland, ex-casa do Lyon, trocado pelo Parc OL, construído para ser uma das sedes da Eurocopa-2016.

No torneio europeu, no qual Griezmann foi uma das estrelas, o atacante francês foi o herói de sua seleção nas oitavas de final, disputada justamente em Lyon, anotando os dois gols da virada franceses sobre a Irlanda .

Griezmann advertiu. Assim como já havia feito seu companheiro de seleção, o meia Dimitri Payet, camisa 10 do Marselha que precisou ser trocado ainda no primeiro tempo por lesão.

Se o chama com a atuação em Lyon, o ‘ Principito ‘, como é amavelmente chamado em a Espanha, virou rei, deixando para trás as lembranças de o pênalti perdido em a final de a Liga dos Campeões de 2016, perdido para a o Real Madrid, e a derrota para Portugal na final da Euro.

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Portugal, Ireland, Brazil

Cities: Macon, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Griezmann, o ‘Principito’ vira rei com primeiro grande título da carreira
>>>>>Payet substituído em lágrimas na final da Liga Europa – (clicrbs-pt)
>>>>>Atlético de Madrid, do catarinense Filipe Luís, é campeão da Liga Europa – May 16, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Atlético de Madrid encara Olympique de Marselha em busca do tri da Liga Europa – May 16, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Lyon prepara forte esquema de segurança para final da Liga Europa – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Luiz Gustavo assume papel indispensável no Olympique de Marselha – May 15, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Clubes franceses nunca ganharam a Liga Europa – May 15, 2018 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Atlético de Madrid encara Olympique de Marselha em busca do tri da Liga Europa – May 15, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Atlético de Madrid supera Getafe antes da final da Liga Europa – May 12, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Emissora britânica transmitirá final da Liga dos Campeões no YouTube – May 16, 2018 (maquinadoesporte-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Antoine Griezmann 160 0 PERSON 10 Griezmann: 7, (tacit) ele/ela (referent: Griezmann): 1, Antoine_Griezmann: 2
2 Lyon 0 0 ORGANIZATION 5 Lyon: 4, o Lyon: 1
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 o Marselha 0 0 PLACE 3 o Marselha: 2, (tacit) ele (referent: o Marselha): 1
5 francês 155 80 NONE 2 o atacante francês: 1, o francês: 1
6 ótimo 100 0 PERSON 2 ótimo: 2
7 os dois gols de a virada de a França 20 0 OTHER 2 Os dois gols: 1, os dois gols de a virada de a França: 1
8 Mâcon 0 0 PLACE 2 Mâcon: 1, (tacit) ele/ela (referent: Mâcon): 1
9 Uefa 0 0 ORGANIZATION 2 a Uefa: 1, a Uefa publicada: 1
10 cara 0 0 NONE 2 cara: 2