FelipeMassa2006Brazilwinner.jpg

Hamilton é pole para a corrida que pode sagrá-lo campeão da temporada

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Felipe Massa 2006 Brazil winner

Lewis Hamilton largará da pole no Grande Prêmio dos Estados Unidos neste domingo . A corrida pode sagrá-lo campeão da temporada 2017 da Fórmula 1.

Neste sábado, o piloto britânico da Mercedes foi o mais rápido do classificatório para a prova, disputado em Austin. Felipe Massa, que contou com penalização dada a Max Verstappen para ganhar uma posição, concluiu o treino na 11ª colocação, sem conseguir vaga para o Q3 , mas Assim, o brasileiro sairá em décimo.

Felipe Massa é um automobilista de Brasil, vice-campeão global de Fórmula 1 em 2008 pela Ferrari.

Hamilton largará ao lado de Sebastian Vettel, da Ferrari, que na última volta conseguiu se colocar entre a Mercedes do inglês e a de Valtteri Bottas, que concluiu em terceiro. O piloto alemão é quem pode evitar que o pole se sagre campeão na corrida deste domingo.

Para garantir o título nos Estados Unidos, Hamilton precisa fazer 16 pontos a mais do que Vettel. Se o britânico vencer e o alemão não chegar além da sexta colocação, isso ocorresse, ou não chegar além da oitava posição, se o líder chegar em segundo e o vice-líder.

CLASSIFICATÓRIO

A classificação iniciou já com quatro pilotos sabendo que perderiam posições no grid: utilizando a nova atualização do motor Renault, Max Verstappen perdeu 15 posições, Nico Hulkenberg 20 e o estreante Brendon Hartley 25. Já Stoffel Vandoorne trocou de cotação em sua McLaren e perdeu cinco posições.

Stoffel Vandoorne é um automobilista de Belgicade Belgica que atualmente é piloto da equipe McLaren na Fórmula 1.

Depois de cair praticamente de pára-quedas no grid, depois de cinco anos longe dos carros de fórmula, Hartley não passou do Q1 com a Toro Rosso. O substituto de Carlos Sainz, que faz neste final de semana sua estreia na Renault, fez o antepenúltimo tempo, sendo mais veloz somente que Pascal Wehrlein, da Sauber, e Kevin Magnussenm da Haas.

20: Fernando Alonso – sem tempoO clima volúvel do Texas atrapalhou a vida dos pilotos na primeira metade do treino livre desta sexta-feira. Iniciando os trabalhos com pneus intermediários, específicos para pista molhada, as equipes ainda assim viram suas máquinas rodarem em algumas ocasiões. Daniel Ricciardo, na saída da curva 9, acabou perdendo o controle do carro, bem como Esteban Ocon, indiano, e Sean Gelael, da Toro Rosso. Somente na segunda metade da sessão os pilotos puderam se conduzi aos pugilismos e voltarem ao traçado com pneus para pista seca, momento em que completaram o circuito bastante mais velozes.A sessão livre ficou marcada por problemas nos carros das equipes não tão significativas. Grosjean, da Haas, cometeu um erro, ficou preso na brita e não pôde melhorar seu tempo. Kvyat, da Toro Rosso, padeceu com problemas técnicos no carro e concluiu o treino na última posição.Com isso, depois da triunfo no Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, há duas semanas, o britânico alcançou a marca de 306, contra 247 do vice-líder da temporada, que não conseguiu deduzi a prova por causa de um problema na vela, de acordo com informação divulgada pela Ferrari.

Faz 14 dias, Lewis Hamilton havia vencido dsua 61ª corrida em a carreira, em Suzuka, em o Grande Prêmio do Japão, em o domingo 08 de outubro. Confirmando a retomada da Mercedes neste fim de semana após oscilações que haviam prejudicado sua campanha, o piloto britânico havia sido impecável no sinuoso traçado para garantir seu oitavo vitória da temporada e abrir nada mais, nada menos que 59 pontos de benefício para Vettel, principal concorrente na briga pelo título global.

A primeira parte da classificação quase teve um acidente entre Romain Grosjean e Lance Stroll. O canadense da Williams vinha lento na linha ideal e o francês vinha em uma volta rápida. Vendo o carro lento, tentou sair para a direita, mesma rota selecionada por Stroll. O incidente está sendo investigado pelos comissários e o companheiro de Felipe Massa, acusando problemas de motor via rádio, também foi suprimido no Q1, junto de Marcus Ericsson.

Na segunda parte do treino, a Mercedes começou a mostrar sua força, utilizando sua configuração mais potente do motor e sendo a primeira equipe a entrar na casa dos 1min33, enquanto a luta pelas últimas posições no Q3 ficava entre Massa, Sainz e as McLaren. O brasileiro levou a pior, ficando fora da última parcial ao lado de Daniel Kvyat, Stoffel Vandoorne, Romain Grosjean e Nico Hulkenberg.

Na parte final, parecia que a Mereces garantiria facilmente uma dobradinha na primeira fila com mais de meio segundo de benefício para os carros da Ferrari. No entanto, em sua última volta, Vettel conseguiu se colocar entre Hamilton e Bottas, garantido a segunda colocação.

[1] – Castigado com cinco posições no grid por troca de motor

[2] – Castigado com 15 posições no grid por troca de motor

[4] – Castigado com 25 posições no grid por troca de motor

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States

Cities: Austin

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Hamilton é pole para a corrida que pode sagrá-lo campeão da temporada
>>>>>Hamilton faz melhor tempo no primeiro treino livre em Austin – October 20, 2017 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>Hamilton desembarca em Austin com chance de erguer troféu da F-1 pela 4ª vez – October 19, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Confiante, Raikkonen acredita em “volta por cima” da Ferrari no fim da temporada – October 17, 2017 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>GP dos EUA terá iniciativas de conscientização ao câncer de mama – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>Hamilton minimiza possibilidade de título nos EUA e prevê Ferrari forte – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>Hamilton volta a fazer tempo mais rápido do circuito no último treino – (gazetaesportiva-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 110 NONE 7 (tacit) eu: 7
2 o grid 0 0 PLACE 5 o grid: 5
3 posições 0 0 NONE 5 cinco posições: 2, 15 posições: 1, 25 posições: 1, posições: 1
4 Ferrari 60 0 ORGANIZATION 4 a Ferrari: 4
5 Lance Stroll 0 0 PERSON 4 (tacit) ele (referent: Stroll): 1, Lance_Stroll: 1, (tacit) ele/ela (referent: Stroll): 1, Stroll: 1
6 Felipe Massa 0 90 PERSON 3 Felipe_Massa: 3
7 volta 80 0 NONE 3 sua última volta: 1, a última volta: 1, uma volta rápida: 1
8 Stoffel Vandoorne 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Stoffel_Vandoorne): 1, Stoffel_Vandoorne: 2
9 automobilista 0 0 NONE 3 um automobilista brasileiro: 1, um automobilista belga: 2
10 troca de motor 0 0 NONE 3 troca de motor: 3