Mundo do tênis presta lamenta morte de Maria Esther Bueno

Por: SentiLecto

Maior tenista de Brasil da história, faleceu nesta sexta-feira Maria Esther Bueno, vítima de um câncer na região da boca. Com 78 anos, a ex-tenista havia sido internada no último mês de maio no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, em estado grave e acabou não resistindo.

Com tantos títulos e conquistas históricas, se tornou a primeira e, até momento, única brasileira a ser incluída no Hall da Fama do tênis. Os feitos no início da carreira fizeram com que ganhasse o prêmio “Atleta Feminino do Ano”, homenagearia que ainda sustenta como única tenista brasileira a conseguir.Em contato exclusivo com a Gazeta Esportiva, André Sá lamentou a morte da ex-jogadora:  “Maria Esther foi nossa rainha do tênis durante muitos anos. A tenista conquistou o mundo numa época onde tudo era mais difícil, viagens, treinamentos, material, etc… Mesmo assim, ela conquistou títulos e mais títulos provando o tamanho do seu habilidade. Realmente a comunidade tenística sentirá bastante sua falta. Um dia bastante triste para o tênis de Brasil e global”, declarou o tenista.

Assim que a notícia da morte de Maria Esther começou a ser divulgada, diversas federações internacionais de tênis, tais como a WTA, e atletas de todo o mundo passaram a se manifestar por meio das redes sociais, lamentando a morte da brasileira.

A ex-tenista norte-americana Billie Jean King declarou que a companheira foi uma referência para diversos jogadores. Billie Jean King é parceira de Maria Esther no título de Wimbledon de 1965.

“Sempre gostava de ver Maria em Wimbledon e em outros torneios de Slam. Ela foi a primeira grande estrela da América do Sul e é bastante reverenciada lá. Foi uma grande influência na minha carreira e muitos jogadores da minha geração se espelhavam nela. Faz 53 anos, tive o privilégio. Ela era bastante elegante na quadra, no jeito como se vestia e jogava. Tinha fãs em todo mundo e vai fazer falta”, disse, em sua conta no Twitter.

Na sua vez, – Só tinha uma raquete, depois consegui duas O prêmio de Wimbledon era 15 libras em Voucher. Era totalmente amador, não podia ter prêmio em dinheiro. Através do esporte, consegui muitas coisas que o dinheiro não compra – contou em 2015 em entrevista concedida ao canal do Youtube Esporte Ponto Final.

— Billie Jean King 9 de junho de 2018

A também norte-americana Tracy Austin, ex-número um do mundo e duas vezes campeã do US Open, também se demonstrou.

“Bastante triste de saber da morte da graciosa e atlética Maria Bueno. A elegante campeã certamente vai fazer falta na família do tênis. #RIPMaria”,declaroue, também por meio do Twitter.

Sempre sorridente em suas fantasmazinhos na TV, continuou jogando tênis até o ano passado, quando a saúde debilitada a forçou a se afastar.

Cheque toda a repercussão internacional da morte de Maria Esther Bueno:

Fonte: gazetaesportiva-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Mundo do tênis presta lamenta morte de Maria Esther Bueno
>>>>>Maria Esther Bueno, lenda do tênis mundial, morre aos 78 anos – (clicrbs-pt)
>>>>>Maria Esther Bueno continua internada em estado grave – June 08, 2018 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>Maria Esther Bueno está internada em São Paulo em estado grave – June 05, 2018 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>Esportistas e Temer lamentam morte de Maria Esther Bueno – (gazetaesportiva-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 80 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
2 Billie Jean King 130 0 PERSON 4 Billie_Jean_King: 1, Ela (referent: Billie_Jean_King): 1, Billie_Jean_King (apposition: parceira de Maria_Esther): 1, (tacit) ele/ela (referent: Billie_Jean_King): 1
3 falta 0 150 NONE 3 sua falta: 1, falta: 2
4 Maria Bueno 130 0 PERSON 3 Maria_Esther: 1, Maria_Esther_Bueno: 1, atlética Maria_Bueno: 1
5 era 0 50 NONE 2 era mais difícil: 1, era: 1
6 vocês 60 0 NONE 2 (tacit) vocês: 2
7 dinheiro 0 0 NONE 2 dinheiro: 1, o dinheiro: 1
8 ex-tenista 0 0 NONE 2 a ex-tenista: 1, A ex-tenista norte-americana: 1
9 mundo 0 0 NONE 2 todo mundo: 1, o mundo: 1
10 prêmio 0 0 NONE 2 o prêmio: 1, prêmio: 1