Rússia assombra própria torcida e goleia Arábia Saudita na abertura da Copa

Por: SentiLecto

Alvo de pessimismo da própria torcida e do jornalismo, a seleção da Rússia abriu a Copa do Mundo da qual é anfitriã com uma admirável goleada por 5 a 0 sobre a Arábia Saudita, no Estádio Luzhniki, em Moscou, e concluiu um jejum de sete jogos sem triunfos.

Acesse e cheque mais notícias da Copa na página especial Vai, BrasilO duelo entre russos e sauditas começa a disputa no grupo A, que também contra com o duelo entre Uruguai e Egito na sexta-feira, mesmo dia do encontro ibérico entra Espanha e Portugal, um dos principais jogos do período de grupos.

Os proprietários da casa equipararam, dessa maneira, o resultado mais elástico aplicado em uma abertura de Mundial. Faz 64 anos, a seleção de Brasil passou por o México pelo mesmo placar, em 1954. Aquele jogo, realizado em Genebra, na Suíça, foi um dos quatro que ocorreram concomitantemente para marcar o começo do torneio – algo que também aconteceu em edições anteriores.

Se marcou O primeiro gol de a Copa disputada em a Rússia logo a os 12 minutos de o primeiro tempo, pelo meia Iury Gazinsky, de 28 anos. O jogador do Krasnodar eternizou, assim, seu nome na história dos Mundiais. Pouco antes do pausa, aos 43, o também meia Denis Cheryshev aumentou.

O autor do belo segundo gol dos russos havia iniciado o jogo no banco de reservas e entrou em campo aos 24 minutos da etapa inicial, graças a uma lesão muscular padecida pelo meia Alan Dzagoev, um dos nomes mais badalados do elenco dos anfitriões.

Na etapa adicional, aos 26, o atacante Artem Dzyuba, outro suplente, que entrou no lugar de Fedor Smolov por alternativa do técnico Stanislav Cherchesov, anotou o terceiro.

Já nos acréscimos do segundo tempo, Cheryshev voltou a balançar as redes e fez o quarto da Rússia. Poucos instantes depois, o meia Aleksandr Golovin deu números finais ao duelo, em bonita cobrança de falta. Faz 8 meses, quando bateu a Coreia do Sul por 4 a 2 em amistoso, a Rússia, que veio para a abertura de a Copa com mudança importante com relação a seu último amistoso antes de o torneio, um empate com a Turquia a 1, não vencia um compromisso oficial desde 7 de outubro de o ano passado. A incômoda sequência provocou críticas entre torcedores e analistas. A resposta foi a criação de uma campanha, promovida por famas locais, chamada “O Bigode da Esperança”, em referência ao treinador.

Amanhã, Egito e Uruguai concluirão a primeira rodada do grupo A, no Estádio Central, na cidade de Ecaterimburgo. Depois disso, os russos voltarão a campo nesta terça-feira, contra os egípcios, em São Petersburgo, e os sauditas vão duelarão no dia seguinte com os uruguaios, em Rostov. O técnico Stanislav Cherchesov abriu mão da linha de três zagueiros, o que encarnou a presença do lateral-direito de Brasil Mário Fernandes entre os titulares.

Na Arábia Saudita, a principal surpresa foi a alternativa do técnico argentino Juan Antonio Pizzi de barrar o atacante Al Muwallad, atacante mais técnico do elenco, optando por Al Sahlawi, que vem sendo criticado por cruzar jejum de nove jogos sem marcar com a camisa da seleção.

Empurrados pela torcida e diante da fragilidade do oponente, os russos foram para cima. Na primeira conclusão certa, aos 12, após encruzilhada da esquerda de Golovin, Gazinsky subiu nas costas da zaga e testou para o fundo das redes, marcando o primeiro gol do Mundial.

Em jogo válido pelo grupo A do Mundial, Gazinsky aproveitou encruzilhada de Golovin pela esquerda e cabeceou para o fundo da rede do goleiro Al Muaiouf.

Ignorando o mau período que vinha cruzando e empolgados pela pressão do público e o placar favorável, quando Mário Fernandes recebeu na direita, os anfitriões chegaram mais uma vez aos 15 e só rolou para trás, encontrando Dzagoev, que bateu frear. A bola, por bastante pouco, não escondeu Al Muaiouf, que se esticou e fez grande defesa.

Os sauditas não se intimidaram e partiram para o ataque, em busca de deixar tudo igual. Aos 20, depois de soneca de Kutepov, Al Sahlawi se antecipou para testar, mas acabou bloqueado pelo zagueiro, que se recuperou e auxiliou a fazer a conclusão sair à direita.

Pouco depois do susto, a Rússia padeceu um duro golpe, quando, em contra-ataque, o meia Dzagoev, um dos astros do elenco, sentiu o músculo posterior da coxa esquerda e, desolado, precisou ser trocado, dando lugar a Cheryshev.

Na metade final do primeiro tempo, a tônica do jogo foi a Arábia Saudita mostrando mais técnica com a bola nos pés, mas com muito obstáculo para instituir, enquanto os russos erravam bastante a partir da intermediária ofensiva.

Aos 43, em contra-ataque fulminante dos proprietários da casa, a bola veio da esquerda para Smolov, que, da entrada da área, rolou para Cheryshev dar uma bonita finta em dois defensores, com toquinho de leve, e fuzilar Al Muaiouf, estudando as redes dos Falcões Verdes.

No segundo tempo, as duas seleções iniciaram em ritmo mais lento, aparentando terem poucas ambições. Aos 11, quando Al Dawsari acertou encruzilhada da direita, a Arábia Saudita chegou bem e achou Al Sahlawi em ótima posição. O camisa 10, no entanto, furou na frente de Akinfeev, e a bola saiu pela linha de fundo.

Quando Golovin atravessou da esquerda, os russos só conseguiram uma chegada mais efetiva ao ataque aos 19 , Cheryshev se antecipou ao zagueiro, mas acabou cabeceando sem força, nas mãos de Al Muaiouf. Quatro minutos depois, Zobnin arrancou, invadiu a área e bateu para boa defesa do goleiro.

Aos 25, o técnico Stanislav Cherchesov colocou Dzyuba no lugar de Smolov. Logo no minuto seguinte, o atacante mexeu mais uma vez no placar, ao testar para as redes, sozinho, após bonita bola erguida por Golovin da direita.

Na reta final, os russos até tentaram pressionar, em busca do quarto gol, fundamental na prometida briga com Uruguai e Egito por duas das vagas da chave nas oitavas de final. Com a torcida mais contida do que no começo da partida, o obstáculo para incendiar o jogo era nítida.

Nos acréscimos, em nova assistência de Golovin, Cheryshev recebeu, se livrou da marcação e bateu com categoria para fazer o quarto. O camisa 17, depois de dar show como garçom, foi responsável por dar números finais ao duelo, em bonita cobrança de falta que deu esperanças à torcida rde Rusiade um destino melhor que o esperado para a seleção da casa no torneio.

Estádio Luzhniki, em Moscou .

O de Rusia Iury Gazinsky foi nesta quinta-feira o autor do primeiro gol da Copa do Mundo, aos 11 minutos do primeiro tempo da partida de abertura, contra a Arábia Saudita, no estádio Luzhniki, em Moscou.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Russian Federation, Turkey, Saudi Arabia, Mexico

Cities: Rostov, Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rússia assombra própria torcida e goleia Arábia Saudita na abertura da Copa
>>>>>Iury Gazinsky marca 1º gol da Copa de 2018 – June 14, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Copa 2018: abertura tem Ronaldo Nazário, bate-bola com mascote, 80 mil torcedores e discurso de Putin – June 14, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Robbie Williams diz que pediram para não cantar ‘Party Like a Russian’ na abertura da Copa – June 13, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cerimônia de abertura da Copa terá Ronaldo e show de Robbie Williams – June 11, 2018 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pelé cancela visita à Rússia e é dúvida para cerimônia de abertura da Copa – June 11, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Seleção francesa desembarca na Rússia com favoritismo na bagagem – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Argentina desembarca em Moscou para a disputa da Copa do Mundo – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Copa do Mundo 2018: Ronaldo será estrela na abertura – June 11, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Após a Copa do Mundo, Messi pode se aposentar da seleção Argentina – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>SC do Mundo: os diferentes países da Copa presentes no território catarinense – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Casillas vai levar taça ao gramado na cerimônia de abertura da Copa do Mundo – June 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Cerimônia de abertura da Copa será reduzida e discreta – June 13, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Copa da Rússia-2018, entre favoritos e falta de entusiasmo – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Copa do Mundo 2018: entre favoritos e falta de entusiasmo – (clicrbs-pt)
>>>>>O que esperar do jogo de abertura da Copa entre Rússia e Arábia Saudita – June 11, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Copa do Mundo 2018: como é a casa da Seleção na Rússia – June 11, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Em busca do hexa, Brasil chega à Rússia para a Copa do Mundo – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>Cinco jogadores da Seleção Brasileira que se destacaram na preparação para a Copa 2018 – June 11, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Estreia do Brasil na Copa tem ingressos praticamente esgotados – June 09, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>CBF quer Tite até a Copa de 2022 – June 07, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasil chega à Copa só atrás da Alemanha no ranking da Fifa – June 07, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Carlos Alberto Parreira: de treinador a líder da equipe que vai escolher os melhores da Copa – June 06, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasileiros ganham folga e trocam o campo pela praia – June 11, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Demonstrações homoafetivas e bandeiras estrangeiras: o que o Itamaraty recomenda evitar na Copa da Rússia – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Adversária do Brasil na Copa, Suíça vence Japão em amistoso – (clicrbs-pt)
>>>>>Rússia e Arábia Saudita inauguram Copa do Mundo-2018 – June 13, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Copa do Mundo 2018: algumas curiosidades sobre os jogadores do Mundial – June 11, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Jornal inglês crava time titular da Inglaterra na Copa do Mundo – June 08, 2018 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Amigos no clube, adversários na Copa do Mundo – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Para Putin, Copa do Mundo prova que Rússia não pode ser contida pelo Ocidente – June 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Salah tem o nome confirmado na Copa do Mundo – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Alemanha divulga a lista definitiva para a Rússia, e Sané fica fora da relação – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Messi: “Argentina sempre é candidata ao título da Copa” – June 04, 2018 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>Escolha da sede de 2026 marca a véspera do início da Copa do Mundo – (clicrbs-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Denis Cheryshev 0 0 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: meia Denis_Cheryshev): 1, Cheryshev: 5, meia Denis_Cheryshev: 1, (tacit) ele/ela (referent: Cheryshev): 1
2 Al Sahlawi 0 145 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Al_Sahlawi): 2, Al_Sahlawi: 4
3 russos 30 92 NONE 5 os russos: 3, Os russos: 1, russos: 1
4 Golovin 50 0 PERSON 5 Golovin: 1, (tacit) ele/ela (referent: Golovin): 4
5 a Arábia_Saudita 0 0 PLACE 5 a Arábia_Saudita: 5
6 A Rússia 0 0 PLACE 4 a Rússia: 2, A Rússia: 2
7 bola 0 0 NONE 4 A bola: 1, a bola: 3
8 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
9 jogo 50 0 NONE 3 jogo válido: 1, o jogo: 1, Aquele jogo: 1
10 duelo 0 0 NONE 3 duelo: 1, o duelo: 2