Se multa de Brasil após gesto antidesportivo em a Copa Davis

Por: SentiLecto

Durante a primeira partida do confronto entre Brasil e Japão pela Copa Davis, um gesto de Guilherme Clezar ganhou grande repercussão. O tenista nacional teve uma atitude antidesportiva e muitos acusaram ele de cometer um ato de racismo contra um juiz de linha de a partida. O tenista nacional é número 244 do ranking. Este foi mais um erro de uma série de atitudes equivocadas do time de Brasil.

Com os resultados, o Brasil se vê obrigado a conseguir os três triunfos, nos três confrontos restantes para progredir. O primeiro destes duelos ocorre já nesta sexta-feira, quando os favoritos Bruno Soares e Marcelo Melo entram em quadra para encarar os inexperientes Ben McLachlan e Yasutaka Uchiyama.Abrindo a disputa entre os países, Guilherme Clezar, número 244 do mundo, e Yuichi Sugita, 42º, realizaram um confronto marcado pelo alto número de erros não forçados. Chamado as pressas para trocar Thomaz Bellucci, o tenista gaúcho provou bastante esforço, porém não foi páreo para o top-50 do mundo e acabou derrotado em 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/5 e 7/6 .A partida de duplas entre os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares e os japoneses Ben McLachlan e Yasutaka Uchiyama tinha começo marcado para as 23 horas desta sexta. Contudo, como a quadra é externa e sem cobertura, a forte chuva que caiu em Osaka impediu que o confronto fosse realizado.O jogador, de 24, negou qualquer intenção racista em seu gesto, realizado durante uma partida, na qual Yuichi Sugita derrotou ele.

Após ter perdido os dois primeiros sets, Clezar conseguiu levar a terceira parcial para o tie-break. No segundo ponto do desempate, o tenista nacional requereu o desafio eletrônico para uma bola cantada fora pelo juiz de linha. Se a comprovou após a assistência de a tecnologia, que a bola de o brasileiro havia sido boa.

O juiz acabou voltando o ponto, mas não bastou para conter a contrariedade de Guilherme. O tenista puxou seus olhos com os dedos, em clara referência a uma qualidade física do povo de Japon. Se viu a atitude não foi bem vista por parte do cenário de o tênis, e acusou-se o brasileiro por muitos de racismo.

Na manhã deste sábado, a organização da Copa Davis se pronunciou e, após analisar as imagens, decidiu multar Clezar em aproximadamente R$ 4.665,00 por comportamento antidesportivo.

Através de uma rede social, Guilherme se pronunciou e pediu desculpas, mas ratificou que o acontecido não passou de um mal compreendido. A Confederação Brasileira de Tênis também se manisfestou e, assim como o tenista, exaltou que o gesto teve uma “interpretação equivocada”.

Uma publicação compartilhada por Guilherme Clezar em Set 15, 2017 às 5:36 PDT

Fonte: gazetaesportiva-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Se multa de Brasil após gesto antidesportivo em a Copa Davis
>>>>>Japão abre 2 a 0 e deixa Brasil em situação complicada na Copa Davis – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>Chuva adia jogo de duplas de Brasil x Japão na Copa Davis – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>Tenista brasileiro se desculpa por gesto considerado racista na Copa Davis – (clicrbs-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 tenista 40 0 NONE 5 O tenista nacional (apposition: número): 1, O tenista: 1, o tenista nacional: 1, o tenista: 1, o tenista gaúcho: 1
2 Guilherme Clezar 0 60 PERSON 3 Guilherme_Clezar: 1, Clezar: 1, Guilherme: 1
3 o brasileiro 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: o brasileiro): 3
4 gesto 20 70 NONE 2 o gesto: 1, seu gesto: 1
5 confronto 0 70 NONE 2 um confronto marcado: 1, o confronto: 1
6 chuva 160 0 NONE 2 a forte chuva: 2
7 Yuichi Sugita 40 0 PERSON 2 Yuichi_Sugita: 2
8 Brasil 0 0 PLACE 2 o Brasil: 1, Brasil: 1
9 atitude 0 0 NONE 2 uma atitude antidesportiva: 1, A atitude: 1
10 mundo 0 0 NONE 2 o mundo: 2