Série A do Brasileiro vira campeonato dos bancos

Por: SentiLecto

No próximo dia 14 de abril, quando a bola rolar para o Campeonato Brasileiro da Série A, o torcedor terá de se acostumar a ver um torneio paralelo na camisa dos clubes. O que envolve os bancos que patrocinam as equipes.

A Chapecoense é o único clube que, atualmente, não tem nenhuma companhia do segmento como patrocinadora. Outros dois clubes também não têm uma marca fixa do setor na camisa: Corinthians e Vasco. Ambos, porém, fecharam acordos pontuais nesta semana para estamparem as marcas de Agibank e Help. Quando concluem os campeonatos estaduais, os negócios são válidos até o próximo domingo .

Atualmente, a plataforma digital já conta com mais de 600 mil clientes, tem atuação em mais de 500 pontos físicos de atendimento, estando presente em mais de 400 municípios de todos os estados brasileiros.

Na sexta-feira 23 de março enquanto enaltecíamo o fato de que finalmente as marcas estavam forçando os clubes a se profissionalizarem na administração de seus negócios, tínhamo que ver que essa própria profissionalização podia levar a forçar a criação de um abismo financeiro entre os times de maior torcida em relação aos menores.

O predomínio do segmento no patrocínio aos times é uma tendência nos últimos anos, mas jamais houve tamanha soberania das companhias financeiras no patrocínio de camisa no futebol.

Desde 2012, quando a Caixa começou a investir no futebol, que os bancos foram modificados em a solução para os clubes em meio a uma economia de Brasil em retração e a uma nova espécie de conduta de as marcas em o patrocínio em as equipes.O banco estatal continua a ser a tábua de salvação da maioria. Nada menos que 12 dos 20 clubes vão estar com a marca da Caixa estampada na camisa. O número só não é maior porque Chapecoense, Corinthians e Vasco não aceitaram os valores sugeridos pelo banco em renovações contratuais recentes.

Por outro lado, o Corinthians estreou no último sábado , no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista diante do Palmeiras, o patrocínio pontual do banco digital Agibank. O acordo também vai valer para as mangas da camisa alvinegra no segundo jogo da final, marcado para o próximo domingo .

Outros três bancos vão estar na camisa dos times: Banrisul , Crefisa e Banco Inter . Além deles, a Valle Express é a principal patrocinadora do Fluminense. A Valle Express é companhia de meio de pagamento. Os dois times que ainda não contam com um patrocinador principal são Corinthians e Vasco.

Fotografia: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Desde 2013, quando a Caixa começou um processo grande de entrada no futebol, que os bancos passaram a se interessar mais pelo segmento. Após a estatal, outras marcas chegaram, como a Crefisa e, mais recentemente, o Banco Inter, no São Paulo. Agora, os concorrentes desses bancos menores começaram a se mexer. A Agibank, que rivaliza com o Inter, e a Help, com a Crefisa, são as novidades mais recentes do patrocínio nesse segmento.

Só para se ter uma ideia, há dez anos, somente três bancos estavam na camisa de quatro times no Brasileirão. O Banrisul, na dupla Grenal; o Bonsucesso, no Cruzeiro; e o BMG, no Coritiba.

Fonte: maquinadoesporte-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Série A do Brasileiro vira campeonato dos bancos
>>>>>Corinthians fecha aporte pontual com concorrente de parceiro do São Paulo – April 02, 2018 (maquinadoesporte-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 bancos 0 0 NONE 5 Outros três bancos: 1, três bancos: 1, os bancos: 3
2 clubes 0 0 NONE 4 os 20 clubes: 1, os clubes: 2, Outros dois clubes: 1
3 times 100 0 ORGANIZATION 3 Os dois times: 2, os times: 1
4 Agibank 0 0 ORGANIZATION 3 Agibank: 1, A Agibank: 2
5 nós 40 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
6 patrocínio 30 0 NONE 2 o patrocínio: 2
7 Caixa 0 0 ORGANIZATION 2 a Caixa: 2
8 Corinthians e Vasco 0 0 PERSON 2 Corinthians e Vasco: 2
9 Crefisa 0 0 ORGANIZATION 2 a Crefisa: 2
10 banco 0 0 NONE 2 O banco estatal: 1, o banco: 1