Templo do esporte de Rusia, palco da final vai ter somente o 10º maior público da história da Copa

Por: SentiLecto

A final entre Croácia e França vai ser no Estádio Lujniki, em Moscou. É o maior usado nesta Copa do Mundo com habilidade para receber 80 mil torcedores. O estádio vai ter somente o 10º maior público da história das finais, se estiver completamente lotado no próximo domingo às 12h .

“É inacreditável o que a seleção croata pode fazer. Atuar, brigar e jamais se render”, disse o capitão, o meio-campo do Real Madrid Luka Modric.Mensagens de clubes, torcedores e jogadores croatas exaltam o sentimento de alegria de todos desde a noite de quarta-feira.Semifinalistas revertem tendência e conservam mais posse de bola na CopaO grupo ficou preso no dia 23 de junho e se o encontrou em 2 de julho, após nove dias de busca intensa. Os 12 jovens, com idades entre 11 e 16 anos, e quando uma abrupta borrasca começou a inundar o local, o técnico, de 26, entraram na caverna após um treino de futebol local e interditou a saída.

Na terça-feira 03 de julho com o triunfo de 2 a 0 sobre o México , o Brasil havia garantido vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. E o próximo jogo era , as 15 horas contra a Bélgica que havia ganhado de virada do Japão por 3×2.

O Maracanã lidera a lista e dificilmente vai ter o recorde batido, ou até mesmo equiparado algum dia. Faz 68 anos, em a final de a primeira Copa do Mundo em o Brasil, 173.850 espectadores assistiram em a Seleção Brasileira perder para o Uruguai por 2 a 1, em 1950. Quando brilharam as estrelas de Pelé e Maradona, somente outras duas vezes, o público da final teve mais de 100 mil pessoas nas arquibancadas: nas duas resoluções disputadas no Azteca, na Cidade do México, em 1970 e 1986 respectivamente.

Hoje o estádio Lujniki não é o maior do planeta, mas um dia já foi o maior da Rússia, ou melhor, da União Soviética. Recebia públicos superiores a 100 mil espectadores com certa frequência, se o inaugurou em 1956 e em a época. Na época, o local foi batizado de Estádio Central Lenin, em homenagem ao líder revolucionário comunista, e se o construiu em tempo recorde : 450 dias.

O primeiro grande acontecimento no Lujniki foi a cerimônia de abertura do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que foi realizado em julho de 1957. Mas, Faz 38 anos, o apogeu de o antigo estádio ocorreu. O local foi palco da cerimônia de fechamento dos jogos olímpicos de Moscou.  O momento mais marcante aconteceu  quando uma coreografia simulou a queda de uma lágrima do olho do mascote olímpico, o ursinho Misha.

O estádio também tem uma trágica lembrança. Faz 36 anos, diversas pessoas faleceram após um alvoroço durante a partida entre Spartak Moscou e Haarlem, de a Holanda válida por a Copa UEFA, em outubro de 1982.  Foi a maior calamidade em um estádio na União Soviética e ficou ainda mais manchada pelas tentativas do governo em esconder o que realmente ocorreu. Até hoje não se sabe o número real de feridos ou mortos.

Após o fim da Guerra Fria e a dissolução da União Soviética, o estádio passou a se chamar oficialmente Lujniki. O espaço se tornou também o maior espaço para shows de Moscou. Michael Jackson, Madonna, Metallica e Red Hot Chili Peppers já lotaram as dependências do local.

Em 2008, Lujniki também é viu Cristiano Ronaldo erguer pela primeira vez o calicezito da Liga dos Campeões. O Manchester United venceu o Chelsea nos pênaltis e o astro de Portugal conquistou o título aos 23 anos, fato que aconteceria novamente em outras quatro chances. Se reformou o espaço foi recentemente reformado para a Copa do Mundo, que contado por memes. Custou o equivalente a R$ 1,6 bilhão e até o momento recebeu cinco jogos, sendo dois empates e três triunfos .

Leia ainda

Atacante de 2022 pode ainda estar no Sub-17 do Brasil

Torcedor tatua “Inglaterra campeã 2018″

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Netherlands, Brazil, United Kingdom, Russian Federation, Mexico, Croatia

Cities: Mexico, Haarlem, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Templo do esporte de Rusia, palco da final vai ter somente o 10º maior público da história da Copa
>>>>>Em Moscou, seleção da Croácia continua comemoração por vaga na final da Copa – (EfeGeneric)
>>>>>Argentina deixa a Rússia devendo US$ 121 mil em multas para a Fifa – (clicrbs-pt)
>>>>>Por razões médicas, tailandeses resgatados não poderão ir à final da Copa – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 estádio 25 90 NONE 4 O estádio: 1, o estádio: 2, um estádio: 1
2 espaço 0 0 NONE 3 O espaço: 2, o maior espaço: 1
3 Manchester United 140 0 ORGANIZATION 2 O Manchester_United: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Manchester_United): 1
4 E o próximo jogo era as 15 horas contra a Bélgica 0 0 PLACE 2 E o próximo jogo era as 15 horas contra a Bélgica: 2
5 Estudantes 0 0 ORGANIZATION 2 os Estudantes: 2
6 Lujniki 0 0 PERSON 2 o estádio Lujniki: 1, Lujniki: 1
7 União Soviética 0 0 ORGANIZATION 2 a União_Soviética: 2
8 a Copa_do_Mundo 0 0 PLACE 2 a Copa_do_Mundo: 1, esta Copa_do_Mundo: 1
9 espectadores 0 0 NONE 2 173.850 espectadores: 1, 100_mil espectadores: 1
10 fato 0 0 NONE 2 fato: 2