Tottenham faz 3 no Borussia e fica bastante perto das quartas da Champions

Por: SentiLecto

O Tottenham está virtualmente classificado para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Em esta quarta-feira , o Borussia Dortmund dominou os Spurs em o primeiro tempo, mas amassaram os alemães na etapa final e venceram por 3 a 0 em Wembley.

Jogador esquece passaporte em casa e atrasa voo do Borussia para a InglaterraDe fato, atuar na lateral esquerda não é novidade para Vertonghen. Ele chegou a atuar na posição pelo Tottenham, mas exerce a função regularmente na seleção belga. Nas últimas duas Copas do Mundo, Vertonghen foi o titular da lateral esquerda de Belgica. Em 2018, a dupla de zaga titular era Kompany e Alderweireld. Faz 5 anos, já Kompany atuava ao lado de Van Buyten, hoje aposentado.

Na terça-feira 15 de janeiro o Tottenham havia confirmado que o atacante Harry Kane havia padecido uma lesão de ligamentos no tornozelo esquerdo e seria desfalque para o técnico Mauricio Pochettino até março.

Com Lucas, Erikson, Son, Sancho e Gotze em campo, o astro da partida foi no mínimo improvável. Deu assistência para o primeiro gol, marcado por Son, se o improvisou jan Vertonghen em a lateral-esquerda, anotou o segundo como verdadeiro centroavante e mostrou a segurança típica de um defensor. Jan Vertonghen é zagueiro de Belgica.

Em Londres, Sancho se tornou o sétimo inglês a enfrentar uma equipe britânica pela Liga dos Campeões sem estar em um clube do país. Somente Reiss Nelson Owen Hargreaves and Steve McManaman haviam tido o feito. Reiss Nelson é ashley Cole. E o jovem justificou o foco das atenções em seu futebol.

Desde que Mauricio Pochettino assumiu o comando da equipe em 2014, os Spurs subiram o platô. Antes clube mediano inglês, o time se tornou um dos melhores atualmente, e vem fazendo desde então, campanhas históricas no Campeonato Inglês, brigando até por título.

Com um bom começo de Sancho, os aurinegros não sentiram tanto a falta de Marco Reus, fora por problemas médicos, no primeiro tempo. O maior problema na equipe de Lucin Favre, que , esteve na referência do ataque, com Gotze improvisado, , porém relacionou-se Paco Alcácer, outra alternativa para a função, também não .

Mesmo assim, os visitantes assustaram o Tottenham nos primeiros 45 minutos. O chute de Lucas Moura, logo no começo da etapa inicial, foi a única chance do Tottenham. Ao final do primeiro tempo, somente o Dortmund havia acertado conclusões: 4 a 0.

Mas depois do pausa, o clichê apareceu em Wembley: quem não faz, toma. Logo no minuto inicial, os ingleses pressionaram a saída de bola, Lucas tocou para Vertonghen na esquerda e o belga atravessou na área. Zagadou falhou feio na cobertura e Heing-Min Son apareceu livre na área para bater de primeira, belo, e mandar para as redes. Foi o 11º gol em 12 jogos do de Sullana pelo Tottenham em partidas da Liga dos Campeões.

A impressão era de que o Borussia não voltou dos vestiários e o time de garotos dos alemães não conseguia mais corresponder. Na frente do placar, o Tottenham passou a dominar completamente o adversário, e teve possibilidades de aumentar com Vertonghen e Eriksen, que esteve longe do nível de atuação que pode exibi.

O Tottenham já parecia contente em levar o benefício mínimo para o jogo de volta na Alemanha, mas nos minutos finais, a pressão de Londres se modificou em gols. Com 37 jogados, Aurier atravesso da direita e Vertonghen apareceu na área, como verdadeiro centroavante, para mandar a bola para o fundo das redes.

No primeiro período, o Borussia Dortmund concluiu na liderança em uma chave que tinha Atlético de Madrid, Brugge e Monaco. O Tottenham foi o segundo de um grupo com Barcelona , Inter de Milão e PSV. Os aurinegros lideram o Campeonato Alemão. No Inglês, os Spurs são os terceiros, cinco pontos atrás dos líderes City e Liverpool.

Outro fator é a escolha. Afinal, faturar a Bundesliga pode significar bastante para o Dortmund. Apostar em um campeonato eliminatório, em que o imponderável muitas vezes prevalece, parece não ser das melhores alternativas, mesmo com o clube não dizendo nada sobre qual competição priorizar.

Fonte: gazetaesportiva-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United Kingdom, Spain, Monaco, Germany

Cities: London, Liverpool, Dortmund, Barcelona

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Tottenham faz 3 no Borussia e fica bastante perto das quartas da Champions
>>>>>Tottenham e Borussia Dortmund prometem duelo mais equilibrado da Liga – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>Pochettino crê em vitória sobre o Borussia e confirma desfalque na lateral – February 12, 2019 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>Jogador esquece passaporte e atrasa vôo do Borussia Dortmund a Londres – February 12, 2019 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>Borussia Dortmund empata em casa e Bayern se aproxima – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Tottenham bate o Leicester em Wembley pelo Campeonato Inglês – (gazetaesportiva-pt)
>>>>>Vertonghen se coloca à disposição para atuar na lateral esquerda – February 12, 2019 (gazetaesportiva-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Tottenham 70 0 ORGANIZATION 10 O Tottenham: 3, o Tottenham: 5, (tacit) ele/ela (referent: o Tottenham): 2
2 Jan Vertonghen 0 0 PERSON 8 Vertonghen: 4, Ele (referent: Vertonghen): 1, Jan_Vertonghen (apposition: zagueiro belga): 1, (tacit) ele/ela (referent: Jan_Vertonghen): 2
3 Dortmund 0 0 ORGANIZATION 4 o Dortmund: 2, (tacit) ele/ela (referent: o Dortmund): 2
4 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
5 Lucas Moura 0 0 PERSON 3 Lucas_Moura: 1, Lucas: 2
6 Spurs 0 0 ORGANIZATION 3 os Spurs: 2, Os Spurs: 1
7 área 0 0 NONE 3 a área: 3
8 Zagadou 150 70 PERSON 2 Zagadou: 1, (tacit) ele/ela (referent: Zagadou): 1
9 impressão 0 30 NONE 2 A impressão era: 2
10 aurinegros 105 0 NONE 2 Os aurinegros: 1, os aurinegros: 1