Abusos na ONU redundam de “cultura da impunidade”, declara ONG

Por: SentiLecto

Depois das revelações do jornal The Guardian sobre a prática generalizada do assédio e agressão sexual nas Nações Unidas, a euronews falou em exclusivo com o autor de um relatório da ONG Hear Their Cries que punha já em causa as missões da ONU, sobretudo no que toca a casos de pedofilia.

Esta já não é a primeira denúncia de cumplicidade da ONU com assédio e abusos sexual. Já nos últimos dois anos foram delatados casos na República Centro Africana e Haiti.As Nações Unidas estão a ser abaladas por um escândalo de assédio e abuso sexual. Atuais funcionários e ex-empregados assinalam a promoção de uma cultura de silêncio e impunidade perante relatos que vão desde o assédio verbal a queixas de violação.

Peter Gallo contou, via skype, que existe uma cultura de impunidade no seio da organização e muitas mulheres não denunciam os alegados abusos de que foram vítimas por medo de retaliações ou de não serem promovidas. É algo que ocorre nas missões no terreno, mas também nos corredores e salinhas em Nova Iorque ou Genebra: “É um problema que ocorre em todo o espetro da organização. Se é pior nas operações no terreno do que nas sedes? Penso que sim, mas não sabemos, porque não há provas concretas. A autorregulação não funciona e a razão principal para isso ocorrer é que não há supervisão e esse é o grande problema da ONU. Os casos não são investigados de forma a serem levados a tribunal”.

Embora este inquérito seja mais abrangente e fale também do que se passa nas salinhas, os casos de violência sexual em missões da ONU não são novidade. Faz 2 anos, o secretário-geral António Guterres admitiu haver mais de 300 vítimas, incluindo um grande número de crianças, e prometeu combater contra a situação.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Abusos na ONU redundam de “cultura da impunidade”, declara ONG
>>>>>ONU acusada de silêncio com casos de assédio e abuso sexual – (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Nações Unidas 50 170 ORGANIZATION 2 As Nações_Unidas: 1, as Nações_Unidas: 1
2 problema 0 160 NONE 2 um problema: 2
3 assédio 0 80 NONE 2 assédio: 1, o assédio verbal: 1
4 António Guterres 0 36 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: O secretário-geral António_Guterres): 1, O secretário-geral António_Guterres: 1
5 euronews 0 0 ORGANIZATION 2 a euronews: 1, (tacit) ele/ela (referent: a euronews): 1
6 relatos 0 0 NONE 2 relatos: 2
7 terreno 0 0 NONE 2 o terreno: 2
8 ser abaladas por um escândalo de assédio e abuso sexual 50 170 NONE 1 ser abaladas por um escândalo de assédio e abuso sexual: 1
9 queixas de violação 0 110 NONE 1 queixas de violação: 1
10 os casos de violência sexual 0 92 NONE 1 os casos de violência sexual: 1