RodrigoJanotsabatina.jpg

Às vésperas do fim do mandato de Janot, Cármen Lúcia criticou a atuação do chefe da PGR

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Rodrigo Janot sabatina

Quando o Supremo recusou, relação de aparências Rodrigo Janot teve um triunfo diante das câmeras, na quarta-feira por unanimidade, o pedido de Michel Temer para declará-lo suspeito. No mesmo dia, porém, recebeu um recado duríssimo. Presidente do STF, Cármen Lúcia, que declarou a ele que o tribunal considerava a atuação de Janot desastrada, advertiu que o mal-estar era grande e que a corte havia cansado de sobressaltos, chamou o subprocurador-geral, Nicolao Dino, para uma conversa reservada.

Rodrigo Janot Monteiro de Barros Orb é um jurista de Brasil.

Cármen Lúcia Antunes Rocha é uma jurista, professora e juíza brasileira, atual presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça .

A origem A Dino, Cármen Lúcia explicitou que havia forte rejeição no Supremo à fmaneiracomo Janot aexibiuao país o áudio que implodiu a delação de Joesley Batista. Ela se referia ao fato de o procurador-geral ter declarado que o diálogo insinuava o envolvimento de um membro da corte em ilicitudes.

Sem diminuiria No dia anterior, terça , a presidente do STF esteve com Raquel Dodge, sucessora de Janot no comando da PGR. Declarou a ela que era preciso recolocar a atuação das instituições em um “platô republicano”.

Por todos A ausência de Gilmar Mendes na sessão em que a suspeição de Janot foi debatida está vinculada a esses movimentos. Cármen Lúcia pediu a ele que não comparecesse. Desejava evitar mais um episódio de forte embate.

Concessão Aos colegas que estavam aborrecidos com o procurador-geral, a presidente garantiu que a questão de ordem que pode inutilizar provas da delação da J&F não seria votada naquele dia.

Errou a mão O PT declara que Janot tirou o entusiasmo da esquerda em relação à nova dacusaçãoao aassinalaro partido como fio condutor de uma organização criminosa até 2016. Vai votar contra o presidente, mas não vai fazer uma defesa enérgica da peça da PGR.

Tem jogo O PP puxa a fila de insatisfeitos que utilizarão a nova acusação para cobrar mudanças no governo. Dirigentes da sigla têm conversado com a oposição e declarado que, se o Planalto der o triunfo como certa, pode quebrar a cara.

Sempre eles O PSDB está na gênese da crise na base e dá sinais de que vai viver novo dilema. A liderança da sigla na Câmara, comandada por Ricardo Tripoli , da ala anti-governo, prepara parecer em que assinala a nova denúncia como “cinco vezes mais grave” do que a prévia.

Separados no… Após a polêmica provocada pelo encontro de Janot com o advogado Pierpaolo Bottini em um boteco brasileiro, o ex-ministro da Justiça EugêniGerson da Silva que é bastante parecido com o procurador-geral. Gerson da Silva é ouvidor-geral da Defensoria Pública do Paraná. Gerson da Silva é ouvidor-geral da Defensoria Pública do Paraná.

… nascimento A legenda “não é só Pierpaolo que se reúne com Janot no bar!” assustou amigos de Aragão, que é desafeto de Janot.

Faltou seta Janot deduziu seu mandato sem encaminhar o caso de Geraldo Alckmin , mencionado em delações da Odebrecht, ao STJ. Ele foi o único governador alvejado pela cooperação cujo caso se o encaminhou não em a corte.

Sensível “Laurita, se você não tem coragem e estrutura para defender os membros da Casa , não os exponha”, declarou Noronha, que é mencionado na reportagem. “Não ofenda mais aqueles que já vêm sendo injustamente agredidos.”

Na quarta-feira 30 de agosto o ministro Felix Fischer, do STJ , havia determinado o arquivamento das menções relativas ao governador do Maranhão, Flávio Dino , feitas na delação da Odebrecht.

Força do exemplo Em uma disputa com Doria pelo posto de presidenciável, Alckmin decidiu desmarcar compromissos políticos que satisfaria em Minas, na terça , durante a tarde. Conservará a viagem, mas só vai chegar ao Estado, para um encontro com empresários, após o horário comercial.

Força do exemplo 2 O prefeito tem sido criticado por deixar a capital em dias úteis para fazer viagens pelo país e também para o exterior.

Falece pela boca Ciro Gomes deverá prestar esclarecimentos a um juiz no Rio, dia 28 de novembro, sobre ataques que fez no jornalismo ao prefeito de São Paulo, João Doria . O cearense chamou o tucano de “farsante” e “lobista”.

Ele vai continuar satisfazendo a Constituição e o batalhão da Câmara com a mesma isenção, apesar de moscas azuis rondarem Rodrigo Maia.

DO DEPUTADO PAUDERNEY AVELINO , ao alegar que o presidente da Câmara não vai ceder a pressões na condução da acusação contra Michel Temer.

Em conversas reservadas, ministros realçam que sustar a prerrogativa do Ministério Público de oferecer uma acusação até que resolvam-se questões preliminares equivaleria a uma “cautelar universal de imunidade” concedida a investigados.Em reação, Janot declarou na terça que “tantos são os fatos e tão escancaradamente comprovados, que a estratégia de defesa não pode ser outra senão tentar desconstituir, descrer a figura das pessoas encarregadas da guerrazinha à corrupção”.

CONTRAPONTO

Escutado treinado

Em sessão na semana passada, Tasso Jereissati leu ata com o nome do mencionado para chefiar a Procuradoria Federal Especializada do Cade , Walter de Agra. Tasso Jereissati é o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Em causa própria Logo após a delegação que analisará o projeto que regulamenta o telhado do funcionalismo ser instalada, representantes de entidades ligadas a juízes e procuradores começaram a bater nas salinhas dos parlamentares.

— Walter Viagra? — questionou Otto Alencar , que pediu ao tucano que repetisse o nome.

— Ah! Se fosse, seria uma indicação turbinada!

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, Uruguay

Cities: Sao Paulo, Minas, Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Às vésperas do fim do mandato de Janot, Cármen Lúcia criticou a atuação do chefe da PGR
>>>>>Resultado de julgamento do STF sobre Janot e Temer pode influenciar outras ações da Lava Jato – September 13, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Janot pede prisão de Joesley, Ricardo Saud e ex-procurador – September 09, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Janot diz em despacho que Miller pode ter oferecido facilidades à J&F – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>’Quero os nomes’, diz Marco Aurélio após Janot indicar suspeita em delação – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Janot solicita que escritório de advocacia explique demissão de Miller e da advogada que o contratou – September 05, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Veja na íntegra do despacho de Janot sobre a delação da JBS – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Para advogado de Temer, revelação de Janot deveria adiar nova denúncia – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Temer reúne aliados no Jaburu em meio à expectativa de prisão de Joesley – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Para Barroso, nova denúncia contra Temer mostra sistema político ruim – September 08, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Temer diz que recebeu com ‘serenidade’ investigação de delação – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Temer ganha desconto generoso em fatura para barrar nova denúncia – (FolhaGeneric)
>>>>>Supremo julga nesta quarta pedido de suspeição contra Janot – (FolhaGeneric)
>>>>>STF decide hoje se Janot pode denunciar Temer: entenda o que está em jogo – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Rodrigo Janot 105 70 PERSON 10 (tacit) ele (referent: flecha Janot): 1, Janot_Monteiro_de_Barros_Orb: 1, Ele (referent: flecha Janot): 1, Rodrigo_Janot: 1, flecha Janot: 1, Janot: 4, Rodrigo_Maia: 1
2 Cármen Lúcia 0 30 PERSON 5 Cármen_Lúcia: 3, (tacit) ele/ela (referent: Cármen_Lúcia): 1, Ela (referent: Cármen_Lúcia): 1
3 Pierpaolo 0 50 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Pierpaolo): 1, Pierpaolo: 2, o advogado Pierpaolo_Bottini: 1
4 a mão O_PT 0 90 OTHER 3 a mão O_PT: 1, (tacit) ele/ela (referent: a mão O_PT): 2
5 acusação 0 50 NONE 3 a nova denúncia: 2, a nova acusação: 1
6 Sensível 35 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Sensível Laurita se você): 2, Sensível Laurita se você: 1
7 O_PSDB 0 0 OTHER 3 O_PSDB: 1, (tacit) ele/ela (referent: O_PSDB): 2
8 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
9 aqueles 0 160 NONE 2 aqueles: 2
10 a fila de insatisfeitos 0 150 NONE 2 a fila de insatisfeitos: 2