Astronauta japonês cresce 9 cm em três semanas na Estação Espacial – e está inquietado

Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

Um astronauta japonês que está vivendo na Estação Espacial Internacional disse ter crescido 9 centímetros desde que chegou ao espaço – há somente três semanas.

Norishige Kanai relatou no Twitter que está inquietado com a chance de não caber mais na nave espacial de Rusia Soyuz, que deve trazê-lo de volta à Terra em junho.

Em média, os astronautas aumentam entre dois e cinco centímetros quando chegam ao espaço.

Isso acontece por causa da ausência da gravidade terrestre. Nessa situação, o pilar vertebral se expande – o crescimento se dá especificamente nos discos de cartilagem que ficam entre os ossos do pilar. O crescimento de Kanai, porém, foi bem superior à média.

Por outro lado, esse tecido cartilaginoso é bastante flexível e suscetível de padecer mudanças, a diferença dos ossos, que permanecem impassíveis em condições de imponderabilidade.

Faz 1 mês, haviam seguido o russo Anton Shkaplerov, o japonês Norishige Kanai e o norte-americano Scott Tingle com mais de duas toneladas de mantimentos e equipamento, em o domingo 17 de dezembro a bordo, e onde não faltavam presentes de natal para os astronautas que já se encontravam na plataforma que orbitava a 400 quilômetro da terra.

“Bom dia a todos. Tenho um grande anúncio para fazer hoje. Tivemos os nossos corpos medidos após chegarmos ao espaço, e uau! Eu aumentei 9 centímetros!”, escreveu ele na rede social.

“Aumentei como uma planta nestas três semanas. Não ocorria nada assim desde o ensino médio. Estou um pouco preocupado quanto a se vou caber no assento da Soyuz quando chegar a hora de voltar.”

A Soyuz realmente tem limitação de tamanho nos assentos, que são moldados para a altura original de cada astronauta. Uma ampliação excessiva de altura do tripulante pode se tornar um problema.

O crescimento dos astronautas costuma ser provisória: eles podem voltar à altura normal depois de rregressarà Terra.

A EEI, um projeto de mais de US$ 150 bilhões no qual participam 16 nações, atualmente está integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil quilômetros por hora a uma distância de 400 quilômetros da Terra.

“Nove centímetros é bastante, mas é possível, já que cada corpo humano é diferente”, diz à BBC Libby Jackson, da Agência Espacial do Reino Unido.

Esta é a primeira vez de Kanai no espaço. Antes de estrear como astronauta, ele era médico da Marinha japonesa.

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Astronauta japonês cresce 9 cm em três semanas na Estação Espacial – e está inquietado
>>>>>Astronauta japonês Norishige Kanai cresce nove centímetros no espaço – January 09, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 espaço 0 0 NONE 4 o espaço: 4
2 us 60 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: US): 3
3 eu 50 0 NONE 3 (tacit) eu: 2, Eu: 1
4 astronautas 0 0 NONE 3 os astronautas: 3
5 centímetros 0 0 NONE 3 Nove centímetros: 1, centímetros: 1, 9 centímetros: 1
6 o Twitter 0 120 PLACE 2 o Twitter: 2
7 astronauta 0 0 NONE 2 Um astronauta japonês: 2
8 média 0 0 NONE 2 a média: 1, média: 1
9 nós 0 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
10 o russo Anton_Shkaplerov o japonês Norishige_Kanai e o norte-americano Scott_Tingle 0 0 PERSON 2 o russo Anton_Shkaplerov o japonês Norishige_Kanai e o norte-americano Scott_Tingle: 1, (tacit) eles/elas (referent: o russo Anton_Shkaplerov o japonês Norishige_Kanai e o norte-americano Scott_Tingle): 1