DonaldandIvanaTrump.jpg

Astronomia: Trump cancela missão de pouso em Europa, a lua-oceano de Júpiter

Foto: Wikipedia – Donald and Ivana Trump

Em proposta de verba da Nasa, Trump corta estudos da Terra e cancela pouso em Europa.

Sem providenciar documentos em suporte, a gestão progrediu os números pouco antes da emissão do programa de Rachel Madow, no qual a apresentadora do canal norte-americano MSNBC tinha prometido, através do Twitter, divulgar os dados fiscais de Trump relativos ao ano em questão.

Na sexta-feira 10 de março se detectar astronaves e detritos espaciais na órbita da Terra era difícil, encontrar esses objetos orbitando a Lua era um desafio ainda maior. Mas uma nova tecnologia de radar desenvolvida pela Nasa se havia mostrado capaz de encontrar pequenos objetos girando ao redor do nosso satélite, conseguindo localizar uma sonda de India que não fazia contato com a Terra desde 2009.

Donald John Trump é um empresário, personalidade televisiva e político estadunidense, sendo atualmente o 45.

A Casa Branca divulgou no fim da semana passada sua proposta de verba para a Nasa em 2018. E, diante das promessas de cortes violentos de gastos feitas por Donald Trump, que ao todo, o topetudo deseja dar à Nasa US$ 19,1 bilhões, até que foi suave: uma rdiminuiçãode asomente0,8% com relação ao nível de 2017.

Aí tem aquele pessoal que declara : nossa, para que gastar tanto dinheiro no espaço com tantos problemas aqui na Terra? Então, breaking news! A Terra também é um planeta, e seus problemas podem ser estudados do espaço. Ou melhor, poderiam. Trump acha má ideia gastar dinheiro em nosso próprio planeta.

O presidente de America passou a faca no setor de geociências, com um corte de US$ 102 milhões. Três satélites de comentário da Terra que estavam sendo planejados foram cancelados, assim como a despesa com instrumentos que já estão no espaço, a bordo do satélite DSCOVR, focado em estudos da mudança climática .

Na sua vez, madow obteve parte da declaração de impostos do presidente através do jornalista independente David Cay Johnston, que declara ter recebido a informação “junto com o correio”, em casa.

LUA, MARTE E ISS

Nos planos de exploração espacial, tudo nos eixos. A Nasa vai seguir desenvolvendo seu foguetão SLS e a cápsula Orion, para viagens tripuladas à Lua e, futuramente, a Marte. Trump também pretende seguir financiando o plano de transporte comercial à Estação Espacial Internacional. O único corte foi aquela ideia meio maluca de capturar um asteroide e colocá-lo em órbita lunar para ser visitado.

EUROPA SIM, MAS SEM POUSO

O setor de missões interplanetárias se saiu bem, e a verba calcula recursos para o desenvolvimento de uma missão orbitadora destinada a Europa, a lua-oceano de Júpiter, assim como o próximo jipe marciano, com lançamento marcado para 2020. Trump só não nomeou grana para o desenvolvimento de um módulo de pouso europano, algo que só estava caminhando até agora por pressões do Congresso — que, aliás, ainda terá o poder de restituir esse e outros projetos, conforme discutir e emendar a proposta orçamentária do presidente.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Astronomia: Trump cancela missão de pouso em Europa, a lua-oceano de Júpiter
>>>>>Casa Branca vê-se “obrigada” a revelar impostos pagos por Trump – March 15, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Casa Branca diz que Trump não sabia de relações de Flynn com Estado turco – (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Nasa 75 80 ORGANIZATION 7 A Nasa: 1, a Nasa: 3, (tacit) ele/ela (referent: a Nasa): 3
2 Donald Trump 0 0 PERSON 5 Donald_John_Trump: 1, Trump: 3, Donald_Trump: 1
3 eu 0 80 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 a Terra 0 0 PLACE 3 A Terra: 1, a Terra: 2
5 problemas 0 160 NONE 2 tantos problemas: 1, seus problemas: 1
6 ideia 0 80 NONE 2 má ideia: 1, aquela ideia meio: 1
7 David Cay Johnston 0 0 PERSON 2 David_Cay_Johnston: 2
8 Europa 0 0 PLACE 2 Europa: 2
9 Lua 0 0 ORGANIZATION 2 a Lua: 2
10 espaço 0 0 NONE 2 o espaço: 2