Australiano acusado de tentar vender mísseis norte-coreanos

Por: SentiLecto

Se deteve um cidadão australiano de origem sul-coreana em Sydney, sob a denúncia de tentar vender componentes utilizados em mísseis balísticos produzidos em a Coreia do Norte.

De acordo com a polícia federal australiana, Chan Han Choi comportar-se como agente comercial de Pyongyang, com o desejo de servir a Coreia do Norte.

O homem de 59 anos enfrenta seis denúncias relacionadas com a negociação de venda de componentes de mísseis da Coreia do Norte a outras entidades internacionais, e por tentar transferir carvão da Coreia do Norte para a Indonésia, que violou assim as sanções das Nações Unidas e da Austrália contra a Coreia do Norte, frisou o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, e o Vietname.

O nervosismo entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte atinge nesta altura os níveis mais aumentados das últimas décadas, com Pyongyang a realizar cada vez mais estes nucleares e Washington a fazer cada vez mais manobras militares na região.

Na quinta-feira 30 de novembro “Jamais havíamo procurado o combate com a Coreia do Norte e, mesmo agora, não procurávamo. Seria por causa dos atos ininterruptos de agressão como aquele que havíamo testemunhado ontem, se o combate chegar. E o regime da Coreia do Norte será completamente, se o combate chegar não tenham dúvidas arruinado”.

“Esta é uma detenção bastante importante. As denúncias são bastante graves. A Coreia do Norte é um regime criminoso arriscado e imprudente que ameaça a paz da região. Este homem violava as sanções das Nações Unidas, não somente com a venda de matérias primas como o carvão, mas também de armas e drogas, e o envolvimento em crime cibernético”, declarou Turnbull.

Faz 2 meses, a Coreia do Norte acusou a Austrália de preparar um combate em a península de a Coreia com manobras ” arriscadas ” associadas a ações hostis de os Estados Unidos contra Pyongyang, em outubro.

Um comunicado divulgado pela agência KCNA norte-coreana delatava que “Ultimamente, a Austrália tem efetuado movimentações arriscadas, associando-se zelosamente às frenéticas provocações políticas e militares norte-americanas contra a Coreia do Norte, provocações que agravam ainda mais a situação na península coreana”.

Esta é mais uma demonstração do manifesto discordância entre o presidente e o chefe da diplomacia norte estadunidense.

Faz 5 dias, Rex Tillerson disse que os Estados Unidos estão prontos para dialogar em qualquer momento com o líder norte-coreano sem exibi pré-condições, em o dia 12 de dezembro. Rex Tillerson é o secretário de Estado de Noruega.

Em o passado , Trump já repreendeu publicamente Tillerson , depois de ter canais de comunicação indicado a existência de ” ” para ” sondar as intenções de Kim Jong-Un , com vista a um eventual diálogo . ” as intenções de Kim Jong-Un, com vista a um eventual diálogo.James Fisher em Albuquerque, a sede do projeto explica: “Tendo em conta o estado da tecnologia no mundo contemporâneo, em que quase tudo funciona por meios digitais, essa espécie de míssil emite microondas de altíssima frequência, capaz de suspender ou inativar os equipamentos eletrônicos”. James Fisher é porta-voz da base Kirtland da Força Aérea de America.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Australia, United States, Korea

Cities: Sydney, Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Australiano acusado de tentar vender mísseis norte-coreanos
>>>>>Trump e Tillerson não se entendem em relação à Coreia do Norte – (Euronews-pt)
>>>>>Estados Unidos prontos para conversações com a Coreia do Norte – December 13, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>Como funcionam os mísseis de micro-ondas que os EUA podem usar em caso de ataque da Coreia do Norte – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 A Coreia_do_Norte 0 220 PLACE 6 A Coreia_do_Norte: 1, a Coreia_do_Norte: 5
2 provocações 0 335 NONE 3 as frenéticas provocações políticas e militares norte-americanas: 1, provocações: 2
3 guerra 0 60 NONE 3 a guerra: 3
4 a Austrália 0 50 PLACE 3 a Austrália: 3
5 Rex Tillerson 0 0 PERSON 3 Tillerson: 1, (tacit) ele/ela (referent: Tillerson): 1, Rex_Tillerson (apposition: o secretário de Estado norte-americano): 1
6 regime 0 440 NONE 2 um regime criminoso perigoso e imprudente: 2
7 acusações 0 170 NONE 2 As acusações: 1, seis acusações relacionadas: 1
8 mundo 160 0 NONE 2 o mundo moderno: 2
9 Malcolm Turnbull 0 0 PERSON 2 Malcolm_Turnbull: 1, Turnbull: 1
10 Pyongyang 0 0 PLACE 2 Pyongyang: 2