Friboijbs.jpg

BNDES defende que conselho assinale gerente interino para JBS

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Friboi jbs

Após a prisão de Wesley Batista, o BNDES que “Para o BNDES, contribuiria para o melhor interesse da empresa inclusive com a abertura de um processo seletivo para a escolha de um novo CEO em personalidade definitiva”, informou o banco por meio de nota, defendeu que o conselho de gestão da companhia assinale um gerente interino e abra um processo seletivo para a escolha de um novo executivo para ocupar a posição. O melhor interesse da empresa é o começo de uma renovação de seus quadros estatutários. O BNDES é diretor-presidente da JBS.

Conforme revelou a Folha, os nomes mais cotados para a posição são Gilberto Tomazoni, ex-Sadia e presidente da operação mundial da JBS, Tarek Farahat, ex-P&G e presidente do conselho de gestão da JBS, e Cledorvino Bellini, ex-presidente da Fiat.

A informação foi progredida pelos principais media de Brasil, que mencionam fontes ligadas aos agentes federais. As ações fazem parte da ​segunda​ período da Operação ​“​Tendão de Aquiles​“​, como explica a Agência Brasil.Wesley vai ficar preso em São Paulo.

Na segunda-feira 28 de agosto o conselho de gestão da JBS havia alegado que os pedidos do BNDES para a retirada do presidente-executivo da empresa, Wesley Batista, e contratação de auditoria externa para apuração dos fatos contados nas delações premiadas dos irmãos Batista seriam prejudiciais para a companhia.

Jbs S.a. é uma companhia de Brasil de Goiás, fundada em 1953.

Sócio-minoritário da JBS, com 21% de participação, o BNDES frear uma briga jurídica com a companhia para trocar o comando da JBS. Faz 12 dias, liminar interrompeu em o último momento uma assembleia de acionistas, requerida por o banco e marcada para o dia 1 de setembro, para tirar Wesley Batista de a posição, em o começo de o mês uma.

Joesley Batista acusou Temer de corrupção em sua delação premiada. Joesley está preso em Brasília após a Procuradoria-Geral da República afirmar que ele omitiu informações.Com menos chance de emplacar, surge também Gilberto Xandó, que estava no comando da Vigor Alimentos, vendida recentemente pelos Batista para a mexicana Lala.

Faz 8 dias, o BNDES recorreu em a segunda instância pedindo a execução imediata de a assembleia assim que expirasse o prazo de 15 dias estabelecido por a Justiça para que fosse instalada uma arbitragem privada entre os sócios, em o dia 5 de setembro.O prazo conclui no próximo sábado .

O caso está nas mãos do desembargador federal Peixoto Junior. Em sua defesa, a JBS afirmou que é inimaginável realizar uma assembleia no sábado, porque é necessário convidar formalmente os acionistas. Para tentar evitar a assembleia, a companhia também instalou uma arbitragem privada de conflitos.

Os dois lados vinham tentando negociar uma transição organizada do comando, mas a prisão de Wesley deu força ao BNDES e deve agilizar o processo. A JBS havia sugerido uma troca entre 90 e 180 dias, comandada pelo próprio executivo.

Entre os assessores da JBS, a orientação é ter serena para não prejudicar a empresa. A instabilidade no comando da companhia provoca insegurança entre os bancos credores, que renegociaram cerca de R$ 20 bilhões em dívida de curto prazo da empresa. A dívida líquida da JBS estava em R$ 50,4 bilhões no fim do segundo trimestre de 2017.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>BNDES defende que conselho assinale gerente interino para JBS
>>>>>Após prisão de Wesley Batista, JBS acelera busca por novo presidente – (FolhaGeneric)
>>>>>Polícia Federal prende o presidente da JBS Wesley Batista – September 13, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>PF prende Wesley Batista em São Paulo – September 13, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Joesley põe passaporte à disposição do STF e pede audiência com Fachin – September 09, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Planalto quer ação política para pressionar STF a liberar áudios – September 05, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Joesley Batista entrega novos áudios de seu gravador à PGR – August 31, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Novos áudios da JBS são parte de ‘guerra psicológica’, diz Gilmar – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Delação de Funaro volta ao Supremo após Procuradoria fazer ajustes – August 31, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>OAB pede para Fachin liberar áudios de Joesley – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Fachin homologa delação de Funaro, e PGR mantém plano de acusar Temer – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Prisão de delatores da JBS é a maior crise de credibilidade da Lava Jato – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>O silêncio do empresariado o torna cúmplice por omissão – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Janot e JBS já discutem revisão de acordo de delação premiada – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 BNDES 0 0 ORGANIZATION 6 o BNDES (apposition: diretor-presidente de a JBS): 1, o BNDES: 4, (tacit) ele/ela (referent: o BNDES): 1
2 Batista Joesley 0 115 PERSON 4 Joesley_Batista: 1, ele (referent: Joesley): 1, Joesley: 1, Batista: 1
3 Wesley 0 80 PERSON 4 Wesley_Batista: 3, Wesley: 1
4 JBS 0 50 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a JBS): 1, A JBS: 1, a JBS: 1
5 empresa 0 0 NONE 3 a empresa: 3
6 preso 0 160 NONE 2 preso: 2
7 media 150 0 NONE 2 os principais media brasileiros: 2
8 banco 0 0 NONE 2 o banco: 2
9 bancos 0 0 NONE 2 os bancos credores: 2
10 cargo 0 0 NONE 2 o cargo: 2