Comissão Europeia confirma que 5 países da UE vão receber migrantes do Aquarius

Por: SentiLecto

O comissário europeu de Imigração, Dimitris Avramopoulos, comemorou nesta terça-feira que Malta tenha autorizado a atracação do navio Aquarius e que outros cinco países da União Europeia – Espanha, França, Alemanha, Portugal e Luxemburgo – tenham aceitado sediar os migrantes que estão a bordo.

“Comemoro a resolução das autoridades de Malta de autorizar a atracação do Aquarius. Isso foi possível graças ao apoio de França, Espanha, Alemanha, Portugal e Luxemburgo, que concordaram em se responsabilizar cada um de uma parte dos migrantes a bordo”, declarou à Agência Efe Avramopoulos.

O comissário agradeceu a esses Estados membros da UE “por sua solidariedade e por compartilharem a responsabilidade” após “intensos” contatos nos últimos dias “facilitados e organizados” pela Comissão Europeia .

Avramopoulos adicionou que a CE se comprometeu a continuar com esse trabalho de “coordenação” até que seja possível “estabelecer acordos mais estáveis”.

A reação do principal culpado comunitário em matéria de imigração chega depois de a Espanha ter aceitado receber 60 dos 141 imigrantes do navio Aquarius, que desde a última sexta-feira espera um porto seguro onde atracar, segundo um acordo internacional firmado pelo Governo espanhol e outros cinco países, informaram à Efe fontes do Executivo.

Por outro lado, o governo de Portugal anunciou que está disposto a a receber 30 dos 244 do Aquarius e de outros barquinhos que estão retidas em Malta.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Luxembourg, Portugal, Malta, Brazil

Cities: Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Comissão Europeia confirma que 5 países da UE vão receber migrantes do Aquarius
>>>>>Portugal disponível para receber 30 migrantes do Aquarius e de outras embarcações retidas em Malta – August 14, 2018 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Dimitris Avramopoulos 150 0 PERSON 2 Avramopoulos: 1, Dimitris_Avramopoulos (apposition: O comissário europeu de Imigração): 1
2 eu 60 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
3 Malta 0 0 PLACE 2 Malta: 2
4 CE 0 40 ORGANIZATION 1 a CE: 1
5 a reação de o principal responsável comunitário 150 0 NONE 1 A reação de o principal responsável comunitário: 1
6 estabelecer acordos mais estáveis 90 0 NONE 1 estabelecer acordos mais estáveis: 1
7 sua solidariedade 80 0 NONE 1 sua solidariedade: 1
8 um porto seguro 80 0 NONE 1 um porto seguro: 1
9 o comissário 60 0 NONE 1 O comissário: 1
10 a responsabilidade 40 0 NONE 1 a responsabilidade: 1