Como é a arriscada operação de resgate de meninos presos em caverna na Tailândia

Por: SentiLecto

Equipes de emergência reiniciaram nesta segunda-feira a operação para salvar um grupo de meninos e seu treinador de futebol presos em um complexo de cavernas na Tailândia.

O anestesista, com experiência em emergências, tem mais de 30 anos de atuação na área de mergulho e já liderou resgates em cavernas, segundo o jornal Adelaide Advertiser.Os meninos estão recebendo suprimentos de comida e cuidados médicos, mas há apreensão com a previsão de chuvas fortes no domingo.

Na sábado 30 de junho Há uma semana, doze garotos de um time de futebol e seu técnico de 25 anos haviam chegado no começo da tarde à entrada da caverna Tham Luan Nang, na . Eles prenderam suas bicicletas ao gradil, pegaram suas mochilas e entraram no local para aparentemente buscar as profundezas de uma montanha no norte do país – e não foram mais vistos desde então.

Quando quatro deles deixaram, a operação teve começo no domingo o local e se os levou para uma clínica, segundo autoridades, “em boas condições de saúde”.

Suas identidades, porém, se as revelaram não .

Depois que fortes chuvas inundaram, o grupo está dentro da caverna desde o dia 23 de junho o local e bloquearam a saída.

Na sua vez, o pior trecho fica mais ou menos na metade do percurso de volta – eles passarão por um local chamado de “Bifurcação em T”, que é tão estreito não é possível levar os tanques de oxigênio nas costas.

Com novas chuvas e o risco de o nível da água voltar a subir, o resgate, que poderia tardar meses – até que as condições do caminho melhorassem – acabou sendo antecipado.

Mergulhadores encontraram os 12 meninos e o técnico em a semana passada. Eles estavam famintos, mas sem ferimentos graves.

No entanto, ele solicita muito talento dos mergulhadores. Os garotos devem saber o básico sobre mergulhar, além de conservarem-se tranquilos e não entrarem em pânico. Esta é uma das razões pelas quais eles serão separados.

A retirada deles pode durar entre dois e três dias, segundo as autoridades. A rota de saída tem 4 quilômetro de distância e vários trechos submersos.

Para sair do local – localizado a mais de 800 metros abaixo do solo – eles precisam caminhar nas pedras, andar na água, escalar e mergulhar – tudo na completa escuridão – com a ajudinha de cordas colocadas ao longo de todo o caminho para guiá-los.

A BBC mostra, neste vídeo, como ocorre o resgate.

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Thailand

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Como é a arriscada operação de resgate de meninos presos em caverna na Tailândia
>>>>>Temendo chuvas, equipe começa resgate de meninos presos em caverna na Tailândia – July 08, 2018 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Meninos presos em caverna na Tailândia: com chuvas fortes previstas, equipes de resgate correm contra o tempo – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Meninos presos em caverna na Tailândia: Resgate com mergulho ainda não é possível – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Como resgate de meninos presos em caverna uniu moradores e voluntários na Tailândia – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Recomeça resgate de meninos em caverna na Tailândia; o que sabe até agora – July 09, 2018 (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Há uma semana doze garotos de um time de futebol e seu técnico de 25 anos 0 0 PERSON 7 eles (referent: Há uma semana doze garotos de um time de futebol e seu técnico de 25 anos): 1, (tacit) eles/elas (referent: Há uma semana doze garotos de um time de futebol e seu técnico de 25 anos): 2, Há uma semana doze garotos de um time de futebol e seu técnico de 25 anos: 1, Eles (referent: Há uma semana doze garotos de um time de futebol e seu técnico de 25 anos): 1, (tacit) eles (referent: Há uma semana doze garotos de um time de futebol e seu técnico de 25 anos): 2
2 local 0 0 NONE 4 local: 4
3 resgate 0 3 NONE 2 o resgate: 2
4 chuvas 80 0 NONE 2 novas chuvas: 1, fortes chuvas: 1
5 autoridades 0 0 NONE 2 as autoridades: 1, autoridades: 1
6 operação 0 0 NONE 2 a operação: 1, A operação: 1
7 resgatar um grupo de meninos e seu treinador de futebol presos em um complexo de cavernas em a tailândia 0 130 NONE 1 resgatar um grupo de meninos e seu treinador de futebol presos em um complexo de cavernas em a Tailândia: 1
8 o pior trecho 0 90 NONE 1 o pior trecho: 1
9 os garotos 65 80 NONE 1 Os garotos: 1
10 4 km de distância e vários trechos submersos 0 80 NONE 1 4 km de distância e vários trechos submersos: 1