Cuarón, “Roma” e o desafio de fazer história no Oscar

Por: SentiLecto

Após chamar a atenção de todos os cinéfilos ao longo da temporada, “Roma”, que também pode render o primeiro Oscar de melhor filme para uma plataforma digital, neste caso a Netflix, o que seria um sinal claro dos novos tempos no cinema, encara o desafio final na cerimônia do Oscar, na qual, entre outros recordes, pode se tornar o primeiro filme em espanhol a ganhar a estatueta de melhor filme. Tudo que cerca o aclamado longa-metragem do diretor mexicano Alfonso Cuarón, que lidera as indicações ao Oscar marcando presença em dez categorias , assinala para o incomum.

Final de YouTube post de BBC News Brasil

Com foto em preto e branco, gravado com uma câmera 65 milímetros e um som que busca todas as chances do sistema Dolby Atmos, este relato pessoal sobre a infância de Cuarón e a sua relação com a baby-sitter Libo já fez história ao ser o primeiro filme em língua espanhola a concorrer à principal categoria do eacontecimento

O caso leve o Oscar de melhor filme estrangeiro, longa-metragem ainda vai consagrar o México , prêmio que o cinema mexicano ainda não tem embora já tenha chegado forte à disputa com “Amores Brutos” e “O Labirinto do Fauno” .Outro enorme desafio de “Roma” é ser a primeira obra a receber o Oscar de melhor filme e também a estatueta de melhor filme estrangeiro.

Concorrendo em quatro categorias por “Roma” , Cuaróon se equiparou ao recorde de indicações para uma só pessoa por um mesmo filme.

Warren Beatty com “O Céu Pode Esperar” e “Reds” ; os irmãos Coen com “Onde os Fracos Não Têm Vez” ; e o compositor Alan Menken com “A Bela e a Fera” completam o seleto clube de quatro indicações por um só longa-metragem.

O diretor também tentará estender o excepcional momento do México no prêmio de melhor direção do Oscar. Somente Damien Chazelle, com “La La Land: Cantando Estações”, em 2017, suspendeu o domínio mexicano nos últimos anos nesta categoria.

Faz 5 anos, Cuarón ganhou, com ” Gravidade “; Faz 4 anos, Alejandro González Iñárritu levou a melhor e 2016, com ” Birdman ” e ” O Regresso “; Faz 1 ano, e Guillermo del Toro venceu, com ” A Forma da Água “.

Uma das missões mais difíceis para “Roma” vai ser na categoria de melhor atriz, na qual Glenn Close chega como preferida. Sem experiência anterior com atuação, Yalitza Aparicio, que brilhou como Cleo no filme de Cuarón, pode se tornar a primeira artista a ganhar o Oscar de melhor atriz por um papel em língua espanhola.

Os adeptos dessa visão não admitem que Yalitza possa competir com protagonistas experientes. A apresentadora de TV Elsa Burgos demonstrou sua indignação pelo Facebook.

Em caso de triunfo, Aparicio também se unirá a atrizes como Barbra Streisand e Julie Andrews , que levaram o Oscar com o seu primeiro papel no cinema.

Outra mulher que já entrou para a história do Oscar graças a “Roma” é Gabriela Rodríguez, a primeira produtora de Latinoamérica a concorrer ao prêmio de melhor filme.

Independente do que ocorra em Los Angeles, “Roma” já pode ser considerado um filme bem-sucedido após conquistar o Leão de Ouro no Festival de Veneza, dois prêmios no Globo de Ouro , o Goya de melhor filme ibero-americano e quatro Bafta .

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: VERY POSITIVE

Countries: United States, Mexico, Italy

Cities: Rome, Mexico, Los Angeles

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cuarón, “Roma” e o desafio de fazer história no Oscar
>>>>>’Roma’, da Netflix: por que atores mexicanos estão atacando Yalitza Aparicio, indicada ao Oscar de Melhor Atriz – February 20, 2019 (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 80 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
2 Yalitza Aparicio 140 70 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Yalitza): 1, Yalitza: 1, Yalitza_Aparicio: 2
3 Oscar 100 0 ORGANIZATION 4 o Oscar: 3, o Oscar de melhor filme estrangeiro: 1
4 Roma 0 0 PLACE 4 Roma: 4
5 Alejandro González Iñárritu 80 50 PERSON 3 Alejandro_González_Iñárritu: 1, (tacit) ele/ela (referent: Alejandro_González_Iñárritu): 2
6 Alfonso Cuarón 0 0 PERSON 3 Cuarón: 1, Alfonso_Cuarón: 2
7 cinema 0 0 NONE 3 o cinema mexicano: 1, o cinema: 2
8 filme 80 0 NONE 2 um filme bem-sucedido: 1, filme: 1
9 o México 48 0 PLACE 2 o México: 2
10 longa-metragem 12 0 NONE 2 longa-metragem: 2