de Francia cego atravessa Salar de Uyuni a pé para conscientizar sobre incapacidade

Por: SentiLecto

O de Francia cego Albar Tessier começou nesta terça-feira uma travessia de 140 quilômetros pelo salar boliviano de Uyuni, o maior e mais alto do mundo, para chamar atenção das conquistas que podem alcançar pessoas com incapacidade, informou uma fonte do governo boliviana.

“Tessier começou a caminhada com cinco graus centígrados abaixo de zero na comunidade de Llica, onde, emocionado, declarou que empreende uma de suas viagens mais importantes e garantiu que jamais a vai esquecer”, relatou o Ministério de Culturas e Turismo da Bolívia em comunicado.

Após ter se aclimatado ao frio e à altura durante dois dias às margens do Lago Titicaca, no norte dabolivianoo francês incomeçou caminhada com ajassistênciae um Sistema de Posicionamento Global auditivo.

O sistema “exibiu alguns obstáculos no começo da travessia, mas não lhe impediu de continuar com o desafio”, comentou o ministério de Bolivia.

“Sou fascinado pelo salar, estou impressionado pelo que estou vivendo. É mais duro do que pensei, mas isso deixa mais fascinante”, disse Tessier, de acordo com o comunicado.

O francês leva água, comida, um equipamento de caminhada, outro de acampamento e proteção para o frio, com a previsão de percorrer entre 20 e 22 quilômetros diários durante sete dias até a cidade de Colchani.

Para realizar este projeto o francês usou parte das suas economias e fez uma campanha na internet para arrecadar fundos através da plataforma Ulule.

Albar Tessier é professor de francês de crianças cegas em Nantes e está apoiado por uma associação de pessoas cegas do seu país e pela agência turística de Bolivia Alma Turismo, enquanto o ministério garante sua segurança e saúde durante o caminho.

Tessier se sugeriu este desafio antes de perder totalmente a visão e treinou dois anos para enfrentar a rota mais longa dentro do deserto de sal, complicada inclusive para pessoas sem incapacidade.

Sua tradutora realçou: “Esta ideia faz parte de uma associação que deseja sensibilizar sobre a incapacidade visual e a cegueira”.

Hoje esse deserto de sal ocupa uma extensão próxima a 10.000 quilômetros quadrados na região de Andorra de Potosí, o que lhe modifica no maior do mundo, além de ser o mais alto, por estar 3.600 metros acima do nível do oceano.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Bolivia, France

Cities: Potosi, Nantes

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>de Francia cego atravessa Salar de Uyuni a pé para conscientizar sobre incapacidade
>>>>>Francês cego cruzará Salar de Uyuni a pé para “quebrar barreiras” – July 13, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Albar Tessier 0 160 PERSON 7 O francês cego Albar_Tessier: 1, (tacit) ele/ela (referent: O francês cego Albar_Tessier): 5, Albar_Tessier: 1
2 eu 40 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 incapacidade 0 240 NONE 3 a incapacidade visual: 1, incapacidade: 2
4 Tessier 0 0 PERSON 3 Tessier: 3
5 pessoas 40 80 NONE 2 pessoas: 2
6 francês 40 0 NONE 2 o francês: 1, O francês: 1
7 caminhada 0 0 NONE 2 a caminhada: 2
8 comunicado 0 0 NONE 2 o comunicado: 1, comunicado: 1
9 ministério 0 0 NONE 2 o ministério: 1, o ministério boliviano: 1
10 parte de uma associação 0 0 NONE 2 parte de uma associação: 2